BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Cabo Verde estima controlar epidemia de Zika no país até final do mês.
A ministra da Saúde de Cabo Verde estimou hoje que até final do mês seja possível controlar a epidemia de Zika no país, adiantando que as autoridades estão já a trabalhar num plano de intervenção pós-epidemia.
A tendência de aparecimento de casos suspeitos de infeção por vírus Zika em Cabo Verde tem sido decrescente desde meados de novembro, altura em que foi atingido o pico da epidemia, com a notificação de 800 casos numa única semana.
Os dados mais recentes apontam a notificação entre 01 e 07 de fevereiro de 67 casos, sendo que, segundo as autoridades de saúde, na última semana foram vários os dias em que não houve notificação de casos na cidade da Praia, a zona mais afetada.
"Com a evolução, até ao fim do mês estaremos a resolver este problema. Esta última semana tivemos vários dias em que houve zero casos em Santiago, zero casos em São Filipe (Fogo). Depois, de vez em quando, há dois ou três, mas no Maio há mais de quatro semanas que não há nenhum caso. Depois de x dias sem aparecerem casos, consideramos que controlamos este surto, mas, tendo o vetor, temos que estar atentos e mantê-lo a níveis que não seja capaz de transmitir", disse Cristina Fontes Lima.
Sintomas
Os sintomas da Zika incluem febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da malária, e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada.
A Zika, também pode passar de uma pessoa para outra através da gravidez e existe a suspeita de que também passe pelo leite materno, pela saliva e durante a relação sexual sem preservativo.
Fontes:
sapo24
ciberrede
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.