BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



 

Para além de nutritivas, a sua riqueza antioxidante ajuda a protegê-lo do cancro, do envelhecimento e dos problemas circulatórios.

Poucas frutas tão pequenas oferecem tantos benefícios. A abundância de nutrientes desta fruta, ideal como sobremesa ou merenda para pessoas de todas as idades, fazem dela um concentrado de energia e antioxidantes capaz de parar o processo de envelhecimento e as doenças degenerativas, melhorar a saúde arterial, o nível de colesterol e evitar a progressão do cancro.

As uvas amadurecem segundo as suas variedades e zonas de cultivo mas, normalmente, apanham-se nos meses de outono e princípio do inverno, sendo geralmente setembro considerado o mês das vindimas. Alimento purificador e rico em açúcares naturais, integra na sua composição poderosos desintoxicantes muito eficazes para o fígado, para os rins e para o aparelho digestivo. Possuem, no entanto, um elevado índice glicémico.

O que lhe fornecem

Os benefícios desta fruta devem-se aos nutrientes que proporcionam:

- Fibra, contida na pele e nas pevides, que combate a prisão de ventre e regula o trânsito intestinal

- Cerca de 80% de água por cada 100 g

- O potássio é o mineral mais abundante, seguido do magnésio e do cálcio

- Os seus antioxidantes, como os flavonoides e o resveratrol, atuam contra as doenças cardiovasculares e o cancro

- Ácido fólico e vitamina B6

Alguns nutrientes variam segundo se trate de uvas brancas ou pretas. Por exemplo, os açúcares (glucose e frutose) são mais abundantes nas uvas pretas e no que toca às calorias, as uvas brancas têm cerca de 72 kcal, enquanto que as pretas têm 77 kcal (valores por 100 g).

 

Quais os seus benefícios?
O ácido fólico contribui para produzir glóbulos vermelhos e anticorpos. Nas mulheres grávidas, ajuda ainda a prevenir a espinha bífida e outras alterações no sistema nervoso no bebé.

A vitamina B6 ajuda a manter a função normal do cérebro, atua no metabolismo das proteínas e reforça as defesas orgânicas.

O potássio é necessário para a transmissão do impulso nervoso e à atividade muscular.

O consumo de uvas ajuda também a restabelecer os níveis deste mineral no caso de utilização de diuréticos que o eliminem, ou em pessoas que o expulsam em grandes quantidades (devido ao vómito, por exemplo). São ideais para as crianças e idosos como suporte nutricional e também para adultos que necessitem de uma boa fonte de energia.



Cuidados a ter com a sua ingestão

As uvas provocam alterações no seu metabolismo. Devido à sua riqueza em açúcares, as pessoas com diabetes ou excesso de peso podem comê-las, mas controlando a sua quantidade, sem excessos. O nutricionista Miguel Rego lembra que «uma peça de fruta média (com 100 g) como a maçã, a pera ou a laranja é equivalente a 80 g de uvas, o que representa apenas 8 bagos de uvas».

Se padece de algum problema nos rins, tenha cuidado. Também não se recomenda a pacientes com cálculos renais. O seu conteúdo em ácido oxálico, juntamente com o cálcio, agrava o seu desenvolvimento. «Nestes casos, o seu consumo deve ser limitado a não mais que uma vez por semana e, em simultâneo, deve ser feita uma ingestão abundante de água, mais de 1,5 L por dia», aconselha o nutricionista.

Se tem o intestino sensível, também deve ter cuidado com a ingestão desta fruta. As uvas contêm fibra, que tem propriedades laxantes. Se abusar, poderá ter que ir mais vezes à casa de banho.



As propriedades das passas

Para obter passas (uvas secas), basta pendurar cachos de uvas frescas de cabeça para baixo. Algumas boas variedades de passas são a Sultana (sem pevides), a Málaga (grande e doce) e a de Corinto (pequena e muito aromática). Mas deve saber que o nível calórico das passas é quatro vezes maior que o das uvas frescas, devido à maior concentração de açúcar.

 

Fonte:

sapo

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




1 comentário

De zé povinho tuga a 19.03.2016 às 10:51

o pessoal tuga gosta pouco de uvas assim o diz o estudo cientifico que a criançada tuga nem sabe o que é fruta os fedelhos querem é oreos, soro leite de trampa achocolatada batata frita falsificada e ração do mcdrogas e os seus pais pratos de cozido à tuga com muitos enchidos de moléculas cancerígenas e um bom peixe dos aviários marítimos
o tuga de hoje em nada difere do tuga cavernus e siga a procissão, os futebois e os impostos dos impostores

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.