BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Se tiver algum tipo de dor/inflamação no corpo, então é sensato manter-se distante em relação à batata (sobretudo inglesa, vulgo batata comum), à beringela, aos pimentos e tomates.
Imagem: vertigro.com
Porquê?
Devido ao facto de estes alimentos pertencerem à família das solanáceas,por conterem solanina. Estes alimentos, são conhecidos por agravarem a dor/inflamação. A Solanina é um veneno. Quimicamente é um glicoalcaloide tóxico, amargo (C45 H73 NO15), formado por um alcalóide (a solanina)que funciona como um mecanismo de defesa para a planta, e por um hidrato de carbono (carbohidrato). O problema é que esse alcalóide prejudica os seres humanos e esses 4 alimentos podem causar graves efeitos secundários.
Por conseguinte, é importante não consumi-los em excesso, pois o seu intestino e as suas articulações são os que mais sofrem com a solanina. A solanina reage desfavoravelmente com o cálcio presente nos seus ossos, o que os vai deixar mais fracos.
A solanina, prejudica todo o tracto gastrointestinal/estômago-intestinos.
Para além disso, quando a solanina é absorvida pela sua corrente sanguínea, ela danifica os seus glóbulos vermelhos, os quais são portadores de oxigénio.
Todas as pessoas, tendo algum tipo de inflamação no corpo é sensato evitar comer estes vegetais com solanina, senão ela vai agravar a inflamação no seu corpo.
Além de que esta substância tão tóxica não é solúvel na água, continuando lá mesmo após o cozimento desses vegetais.
Atenção!
Desses tubérculos, os que estiverem murchos, de cor esverdeada ou com pontos pretos, tendem a apresentar níveis mais elevados de solanina e de glicoalcalóides.
Os glicoalcalóides das solanáceas são produzidos em quase todas as partes das respectivas plantas, tais como as raízes, os tubérculos, os rebentos (brotos ou grelos), e as folhas, a partir do colesterol. O colesterol dá origem a um alcalóide denominado solanidine. Por acção da glicosiltransferase ocorre a glicolização da solanidine, formando o glicósido denominado solanina.
São conhecidos vários efeitos tóxicos graves ou mesmo gravíssimos no organismo humano, devidos ao consumo de solanáceas (devido ao conteúdo de solanina e de outros glicoalcalóides), tais como batatas, tomates, pimentos, etc.
O seu efeito tóxico ou venenoso faz-se sentir fundamentalmente em:
Além disso pode provocar diminuição da fertilidade ou mesmo infertilidade, retardação do crescimento intra-uterino ou mesmo a morte do feto.
Segundo estudos em animais, verificou-se que a solanina se acumula nos órgãos pela seguinte ordem:
Baço, Rins, Fígado, Pulmões, Coração, Cérebro e Sangue.
À luz dos estudos actuais supõe-se que nos seres humanos a solanidine se acumula em maior quantidade no Fígado.
Mesmo nas pessoas saudáveis, apenas 78% da solanina é eliminada pelas fezes e urina nas 24 horas após a ingestão, o que demonstra o perigo de acumulação do que não é eliminado diariamente, acrescido o perigo do consumo diário repetido de alimentos ricos em solanina.
A dose tóxica média é de 2 a 5 mg por quilograma de peso corporal e os sintomas manifestam-se desde passados 30 minutos após a ingestão (se tiver ingerido grande quantidade) até 8 a 12 horas após a ingestão.
A solanina é praticamente insolúvel em água e é estável ao calor, o que dificulta a sua inactivação pelo processo normal de cozedura.
Certos estudos consideram como aceitável a ingestão diária de 300 g de batata por dia (cerca de ¼ de kg).
Contudo o mais seguro é evitar a ingestão deste tipo de alimentos altamente tóxicos e perigosos. Note-se que sobretudo em pessoas doentes, haverá um efeito acumulativo de toxicidade, nomeadamente ao nível do fígado e de outros órgãos já por alguma razão intoxicados. E nesses casos há motivos adicionais de sobra para evitar o consumo de tais alimentos perigosos.
SINTOMAS RESUMIDOS DE INTOXICAÇÃO
FACTORES QUE AUMENTAM A CONCENTRAÇÃO DE SOLANINA NAS BATATAS, ETC.
A) Quanto ao cultivo agrícola:
B) Quanto à armazenagem:
C) Quanto à escolha e verificação:
3. Quanto mais velhas forem as batatas menor será a concentração de solanina;
4. A solanina encontra-se entre a casca e o miolo dos tubérculos (batatas, etc).
Nota: Tomates verdes contêm solanina em altas doses.
E agora?
O ideal será porventura deixar de comer estes vegetais. Ou pelo menos reduzir o consumo deles.
Qualquer tipo de carne, também é de excluir assim como do açúcar. Porquê? Porque acidificam o organismo, trazendo rápida degeneração e inflamações.
Tem artrite? (Há que diferenciar entre artrite e artrose).
Plano de alimentação em caso de artrite, p.ex.:
Ao pequeno almoço:
- Beber uma caneca de água filtrada ou engarrafada, o mais quente possível, em jejum.
ou
- Jejuar! O jejum ajuda imenso no caso de inflamação, muito mais do que as pessoas imaginam.
ou
- Alternativa; Uma infusão de plantas medicinais, como p.ex.: alecrim (Rosmarinus officinalis) ou açafrão da Índia (Curcuma longa) ou sabugueiro ou garra-do-diabo (Harpagophytum procumbens) ou orégãos.
- Merenda ao meio da manhã (Após o chá/infusão):
Comer fruta madura e biológica, da estação do ano e da região onde vive. Ou pode fazer um batido cremoso de legumes ou de frutas.
ou
Beber uma bebida à base amêndoas ou arroz.
Almoço:
Comer muita salada, composta por folhas de alface, rúcula selvagem, milho biológico, couve roxa, couve-flor, pastinaca, etc.,e também de plantas silvestres como dente de leão,beldroegas, coentros, aipo, germinados com um pouco de gotas de limão ou vinagre de maçã (cidra) e azeite de primeira pressão (extra-virgem com menos 1º de acidez) ou óleo de cânhamo ou de linhaça. Juntar uma pitada de sal de ervas ou sal dos Himalaias.
Merenda à tarde:
Uma mão cheia de amêndoas (com casca ou sem, como preferir) e tâmaras sem caroço. Ou então fazer uma bebida fresca de amêndoas com tâmaras sem caroço.
Jantar:
Legumes cozidos a vapor (preferencialmente e pouco tempo), juntar p.ex. castanhas, milho painço, trigo sarraceno, quinoa, amaranto ou batata doce. (Juntar apenas 1 dos ingredientes)
Nota: Curiosamente, os incas e os aztecas não comiam o tomate; A planta parece ser originária da América Latina e os antigos povos não comiam essa solanácea, apenas usavam a planta para decoração.
Fontes:
zentrum der gesundheit
reumatoguia
Prof. Manuel Moreira
naturmed
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.