BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Oleuropeína
Os benefícios para a saúde das azeitonas e seus derivados naturais, como o azeite, são conhecidos milenarmente e, mais recentemente, muito anunciados pelos defensores da dieta mediterrânea.
Foto: dicadasaude/cdcc
Mas os cientistas e seus raciocínios analíticos preferem atribuir as vantagens não ao produto como um todo, mas a moléculas específicas - que podem ser mais facilmente convertidas em produtos e comercializadas na forma de suplementos.
Uma equipe/equipa da Universidade de Tecnologia da Virgínia estadunidense estava particularmente interessada nos compostos do azeite e das azeitonas que fossem os responsáveis por benefícios nutricionais, como a perda de peso e a prevenção do diabetes tipo 2.
Eles constataram que um composto específico, chamado oleuropeína, ajuda o organismo a secretar mais insulina, uma molécula de sinalização central no organismo, que controla o metabolismo.
Esse mesmo composto também ajuda a eliminar outra molécula de sinalização, chamada amilina, que, segregada de forma mais intensa, forma agregados nocivos no diabetes tipo 2. Nestas duas formas distintas, a oleuropeína ajuda a prevenir o aparecimento da doença.
Benefícios já
Como esperado, a equipe espera usar seus resultados para desenvolver "estratégias nutracêuticas" de combate ao diabetes tipo 2 relacionado à obesidade.
Para isso, eles vão primeiro testar o composto em um modelo animal do diabetes e pesquisar outras funções da oleuropeína e seus derivados, tanto sobre o metabolismo como sobre o envelhecimento.
"Nosso trabalho fornece novos insights sobre os mecanismos envolvendo a questão de longa data de por que os produtos à base de azeitona podem ser antidiabéticos. Acreditamos que isso contribuirá não apenas para a bioquímica das funções do componente oleuropeína das azeitonas, mas também terá um impacto para o público em geral, para prestar mais atenção aos produtos à base de azeitona à luz da atual epidemia de diabetes," disse o pesquisador Bin Xu.
Enquanto isso, quem estiver interessado pode continuar ingerindo azeite de oliva ou azeitonas, e aproveitar não apenas estes, mas todos os benefícios desses alimentos.
Temas relacionados:
- Alzheimer: Azeite ajuda a prevenir desta doença
- Controle os níveis altos de açúcar no sangue com estas 5 vitaminas caseiras
- Queda de cabelo: Causas e alimentos para evitar a queda
- Pele de azeitona combate a formação de tumores
- Elimine a gota/ácido úrico definitivamente com 1 ingrediente
- O óleo de coco, 10 benefícios
- Caldos artificiais: Pedacinhos de veneno nas famosas marcas
- Valor nutricional do cânhamo
- A alimentação mediterrânica trava a degeneração cerebral ?
- Fruta fresca: Ajuda nos diabetes e nas complicações vasculares
- Oligoelemento crómio (Cr) e sua importância para a saúde
- Perigosa ligação entre leite desnatado e diabetes
- Insecticidas imitam melatonina: Risco de diabetes e insónia
- O consumo "light" aumenta o risco de diabetes
- Pão branco: Engorda, estupidifica e é um assassino oculto
Fonte:
Diário da Saúde
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.