BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Adoçante de Stevia/Estévia/Stévia é saudável?
Originária da América do Sul, a stevia é uma planta com uma longa história de uso como adoçante. Os indígenas Guarani a usavam para tirar o amargor de seus remédios e adoçar sua erva mate e seu poder adoçante pode ser até 300 vezes maior que o açúcar.

Hoje a estévia é cultivada na Ásia, como também em partes do Caribe/Caraíbas e da América do Norte e Israel, além de seu local geográfico originário.

Foto:saudecuriosa

 

 

O extrato das folhas da estevia é constantemente investigado e surgem evidências científicas dos seus benefícios em pacientes com açúcar elevado no sangue/resistência à insulina e pressão alta.

Neste caso, pacientes diabéticos, e aqueles interessados em reduzir os níveis de açúcar na dieta seriam beneficiados pela substituição do açúcar pela estevia.
Para comprovar sua segurança, pesquisadores chineses buscaram avaliar em um novo estudo a toxidez do extracto da estevia. Para testar a genotoxidade (acção nociva que afecta a integridade de uma célula de material genético) foram feitos ensaio de mutação reversa bacteriana, ensaio de micro-núcleo de medula óssea e ensaio de malformação de esperma de camundongos. Para testar a toxidade sub-crónica oral, foi feito um experimento de alimentação por 90 dias.

 

A planta estévia é um adoçante natural não calórico, contém edulcorantes naturais e a sua folha (seca) é 10 a 20 vezes mais doce que o açúcar de cana e o extracto é 200 vezes mais doce.
É um adoçante saudável para diabéticos, não altera o nível de açúcar no sangue e não contém calorias;
Inibe a formação da placa e da cárie dentária;
Não contém ingredientes artificiais.


Segundo os pesquisadores, o extracto de estevia passou em todos os testes. Ou seja, continuam recomendando a estevia como um adoçante seguro e pode ser utilizada em alimentos funcionais, bem como medicamentos. No entanto, ressaltam a importância da qualidade e procedência da matéria-prima.

 

Temas relacionados:

Depressão: Limonada de açafrão, efeito melhor do que os antidepressivos

O que é o adoçante Xilitol e qual o seu efeito nas cáries?

Coca Cola Dieta aumenta o risco de insuficiência cardíaca

O consumo "light" aumenta o risco de diabetes

Nutella: Um perigo para a saúde

O açúcar refinado

O chá matcha e seus benefícios

Bolo de chocolate sem açúcar, sem glúten e sem lactose

Ingredientes que intoxicam o seu cérebro

Receita para dores nas articulações

Perigosa ligação entre leite desnatado e diabetes

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens




Sondagem

Confia na ciência-médica?
 
pollcode.com free polls


Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT