BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
O Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso. O que é cada vez mais frequente na "civilização" actual. Isso leva à inflamação dos nervos que acaba por provocar fraqueza muscular.
Como costuma acontecer com doenças autoimunes, a causa exata da Síndrome de Guillain-Barré ainda é desconhecida. Geralmente, a doença aparece alguns dias ou semanas após uma infecção do trato respiratório e digestivo. Raramente, cirurgia recente ou vacinação pode desencadear a síndrome de Guillain-Barré.
Na síndrome de Guillain-Barré, o sistema imunológico de uma pessoa, que é responsável pela defesa do corpo contra organismos invasores, começa a atacar os próprios nervos, danificando-os gravemente.
O dano nervoso provocado pela doença provoca formigamento, fraqueza muscular e até mesmo paralisia. A síndrome de Guillain-Barré costuma afetar mais frequentemente o revestimento do nervo (chamado de bainha de mielina). Essa lesão é chamada de desmielinização e faz com que os sinais nervosos se propaguem mais lentamente. O dano a outras partes do nervo pode fazer com que este deixe de funcionar completamente.
O Síndrome de Guillain-Barré pode afectar todos os grupos etários. Algumas pessoas de determinados grupos podem estar sob maior risco do que outras, as pessoas do sexo masculino e adultos mais velhos. Além disso, este síndrome pode ser desencadeado por:
Os sintomas típicos:
Outros sintomas:
Os sintomas do Síndrome de Guillain-Barré podem piorar muito rapidamente. Os sintomas mais graves podem demorar apenas algumas horas para aparecer, mas a fraqueza que aumenta ao longo de vários dias é habitual.
A fraqueza muscular ou a paralisia afecta ambos os lados do corpo. Na maioria dos casos, a fraqueza começa nas pernas e depois dirige-se para os braços.
Os pacientes podem notar formigamento, dores nos pés ou nas mãos e até descoordenação. Se a inflamação afectar os nervos do diafragma e do peito, e se também houver fraqueza nesses músculos, a pessoa poderá necessitar de assistência respiratória.
Novamente uma pessoa ligada à área da saúde fala do perigo deste síndrome e suas causas. Por exemplo a vacinação.
Mais uma vez o perigo das vacinas.
Fontes:
Várias
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.