BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Sinais de deficiência de cálcio e como ter certeza que seu corpo está recebendo a quantidade que precisa

 Imagem: youtube.


Quase 100% do cálcio que consumimos é usado para manter nossos ossos e dentes fortes e saudáveis.

Quem explica bem isso é a dra. Vanessa Rissetto, ex-nutricionista sênior do Mount Sinai Hospital, em Nova Iorque.

Para quem não sabe, o cálcio também é necessário para ajudar os músculos a se movimentarem e garantir que os nervos possam transmitir mensagens. Além disso, o cálcio ajuda na circulação  sanguínea e é importante para a liberação de hormônios e enzimas que controlam uma série de funções corporais, desde a digestão até a menstruação.

Com tantas funções importantes controladas pelo cálcio, é fundamental garantir que você não sofra com a carência desse mineral. Quando suamos, perdemos cabelo ou vamos ao banheiro/lavabos, por exemplo, perdemos cálcio. Infelizmente, nosso corpo não produz cálcio naturalmente, é preciso ingerir o mineral.

 

A quantidade ideal depende da idade.

Crianças com menos de 6 meses precisam de 200 miligramas de cálcio por dia, que podem ser absorvidas através do leite materno. Portanto, numa situação normal, não é preciso se preocupar com a falta de cálcio no corpo do bebê recém-nascidos.

Bebês de 7 a 12 meses precisam de 260 miligramas de cálcio por dia.

A partir dessa idade, seu filho já pode consumir e comer couve e brócolis/brócolos (boa fonte vegetal de cálcio) - uma xícara/chávena é o bastante.

Se sua criança tiver entre 1 e 3 anos, ela precisa de 700 miligramas de cálcio por dia.

Por outro lado, uma criança de 4 a 8 anos e homens entre 19 e 50  anos precisam de 1.000 miligramas de cálcio por dia.

Crianças e adolescentes de 9 a 18 anos precisam de 1.300 miligramas de cálcio por dia.

As mulheres com mais de 50 anos e todas as pessoas com mais de 70  precisam de 1.200 miligramas de cálcio por dia, o que significa que pessoas nessas faixas etárias podem consumir a mesma quantidade de alimentos ricos em cálcio que recomendamos para crianças, adolescentes e adultos de outras idades. 

As mulheres grávidas e que amamentam não precisam consumir doses extras de cálcio, mas é importante se certificar de que estão absorvendo a quantidade diária recomendada. Se uma mulher grávida tem baixos níveis de cálcio, o feto absorverá cálcio dos ossos maternos para obter a quantidade que precisa. Isso pode fazer com que os ossos da mãe se desmineralizem mais rapidamente. Além de enfraquecer os ossos, é possível também que haja a liberação da corrente sanguínea, o que pode prejudicar a mãe e o bebê. Para evitar isso, a dra. Rissettoa recomenda que todas as mulheres grávidas tomem um remédio natural de cálcio.

 Note-se que a maioria das vitaminas pré-natais contém somente entre 200 e 300 mg de cálcio. Mesmo assim, é importante  verificar o rótulo.

O mais interessante de tudo isso é que com a ajuda da vitamina D, nós podemos absorver melhor o cálcio, pois a vitamina D ajuda a levar cálcio para os ossos. A vitamina D é mais facilmente encontrada na luz solar. Quando os raios ultravioleta atingem a pele, eles ativam a síntese de vitamina D. Assim, recebemos a vitamina e  absorvermos melhor o cálcio. No entanto, o uso de filtro/protector solar pode afetar muito a produção de vitamina D, uma vez que até mesmo um FPS 8 reduz a produção de vitamina D em 95%. Outra limitação são os dias de inverno, principalmente nas cidades mais frias. Por isso, muitas pessoas precisam recorrer a remédios naturais para obter vitamina D adicional.

Além da vitamina D, os cientistas afirmam que a vitamina K também ajuda na absorção do cálcio.

 

Mas quando sabemos que estamos sofrendo com a carência do mineral?

O corpo geralmente não apresenta sintomas, apenas extrai o cálcio das reservas. Só muito mais tarde é que começamos a perceber que suas unhas e dentes parecem mais frágeis. Com o tempo, os sintomas da deficiência de cálcio podem se tornar mais alarmantes. Dormência nas mãos e pés, formigamento nos dedos e batimento cardíaco anormal podem ser sinais de deficiência de cálcio. Depressão, cãibras musculares e perda de memória também podem ser sinais de deficiência. Como a carência de cálcio pode ser difícil de detectar até se tornar grave, a dra. Rissetto sugere que você converse com seu técnico de saúde de sua confiança se suspeitar de alguma coisa.

 

Em casos mais avançados, os sintomas da falta de cálcio incluem:

Perda de memória;
Espasmos musculares;
Dormências e formigamento nas mãos, pés e rosto;
Depressão;
Alucinações.

 

Você pode obter a quantidade diária  de cálcio recomendada consumindo alimentos como gergelim/sésamo, vegetais verdes (couve, brócolis/brócolos e repolho), melaço, nozes e ameixa. 

Caso siga a alimentação vegana, pode investir em suco/sumo de couve com laranja e sementes de gergelim diariamente.

 

Temas relacionados:

Coca-Cola: 15 motivos para não beber

Gersal/gomásio, conhece?

Amêndoas: 11 benefícios

Conhece o gergelim?

Osteoporose: Probiótica melhora os ossos

A enorme diferença entre vitaminas naturais e vitaminas sintéticas

Beterraba fermentada: Benefícios para a saúde

O arroz e seus diferentes tipos

Conhece os diversos benefícios da Moringa?

Super-alimento: Pólen de abelha

A cura do cancro/câncer passa pela alimentação adequada

Oligoelemento: O Flúor

O magnésio e sua importância no organismo (Receita de batido cremoso)

O cálcio e 5 explicações

Praticamente todo o mundo ocidental necessita de tomar suplementos

Cólica renal: Tratamentos naturais e como evitar esta doença

Açúcar demerara, açúcar mascavado, qual a diferença?

Maca peruana: Seus enormes benefícios

Problemas dentários: Causa provável de artrite ou doenças cardíacas

Magnésio: Para que serve? Carências e doenças relacionadas

Acácia-branca ou Moringa: Planta medicinal fantástica

Chlorela: Super-alimento que também serve para desintoxicar

Benefícios da bebida de magnésio(a)

Gripe e resfriados: A vitamina D é mais eficaz que a vacina

Vitamina K2, muito relevante para a saúde humana

Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios

Receita de guacamole de brócolos; Benefícios

A semente chia e seus benefícios

 

Fontes:

Cura pela Natureza

Naturopatia

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.