BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Sesta prolongada pode levar à criação de falsas memórias
Foto:
Em comparação com quem não dormiu uma sesta, os participantes de um estudo realizado pela Universidade de Lancaste - Inglaterra, mostraram maior tendência a acreditar que tinham visto... o que na realidade não viram.
Uma dupla de investigadores, John Shaw e Padraic Monaghan, testou 2 grupos de pessoas, a quem foi mostrada uma lista de palavras. Um grupo dormiu depois um máximo de 1 h e 45 min, enquanto o outro não teve direito a sesta. Todos os participantes foram, em seguida, convidados a olhar para um ponto fixo no ecrã de um computador, enquanto 48 palavras apareciam e desapareciam no lado esquerdo ou direito desse ponto, e a carregar numa tecla de "sim" ou "não" conforme tivessem ou não visto esta palavra na lista inicial.
Imagem:madridman
"Cama", "descanso", "acordado", "cansado", "sonho", "sesta", "ressonar" eram algumas das palavras mostradas inicialmente. A segunda parte incluía a exibição de vocábulos parecidos ou de significado relacionado, como "sono".
O grupo que tinha dormido uma sesta tinha "significativamente maior probabilidade" de acreditar que tinha visto da primeira vez estas palavras "para enganar".
Este efeito de criação de "memórias falsas" na sequência do sono diurno não se mostrou, no entanto, igual para os dois hemisférios do cérebro: "Descobrimos que apesar de o sono aumentar o reconhecimento de memórias falsas no geral, este varia consoante o hemisfério que é acedido durante a recuperação, com a metade direita do cérebro a ser mais susceptível às falsas memórias e o esquerdo a mostrar-se mais resiliente."
O lado direito do cérebro é responsável pela imaginação e criatividade, enquanto ao esquerdo se associam mais os aspectos lógicos.
Nota bene:
A sesta/soneca/cochilo pode ser benéfico desde que não ultrapasse os 10 a 30 min, a partir daí a situação inverte-se e prejudica mais do que favorece. Isto já tinha sido noticiado em 2015 e 2016.
Temas relacionados:
- Sabia que fazer sestas longas...
- Insónia: Quem toma soníferos não sabe e seu médico não avisa
- Fármacos para a ansiedade e insónia matam mais que a cocaína
- Uma única noite mal dormida aumenta proteínas associadas ao Alzheimer no organismo
- Dependência: Os anti-depressivos "agarram"
- Tomar fármacos para dormir duplica risco de Alzheimer
- Como equilibrar as flutuações hormonais e alterações de humor
- Médico desabafa: As drogas farmacêuticas não aumentam a saúde
- A influência da lua cheia sobre a saúde
- Cérebro: Anestesia geral afecta os neurónios
- Telemóvel/celular: O perigo para a sua saúde, de dia e de noite
- Dormir: Mais importante do que a dieta e exercício físico para ter boa saúde
- Insónia: Importante rede cerebral pode estar em disfunção
- Os benefícios de uma boa sesta
Fonte:
Visão
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.