BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A seca está a dificultar a renovação dos caudais no rio Douro e noutros rios, o que tem contribuído para a degradação da qualidade da água que chega à torneira de quase todos os portugueses. 

Foto: fagilde

 

Nos Picos de Urbión, em Espanha, onde nasce o rio Douro, a nascente secou, depois de quase dois meses sem uma única pinga de chuva a cerca de 2150 metros de altitude. No entanto, os investigadores alertam para um fenómeno ainda mais preocupante: a deterioração da qualidade da água que ainda circula no caudal do rio.

Isto porque além da água das albufeiras ser extremamente reduzida, está a ser produzida pouca electricidade e, assim, a água permanece mais tempo nas albufeiras, explica Adriano  Sá, docente e investigador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto.

A falta de renovação dos caudais leva a “uma degradação muito intensa da qualidade da água”, com impactos ecológicos “tremendos e desastrosos”. “Havendo menos água, também existe uma menor diluição de todos os contaminantes”, o que pode levar ao aparecimento das cino-bactérias, que conferem uma cor esverdeada à água e que “são tóxicas, inclusivamente para as pessoas”.

O Baixo Alentejo regista níveis preocupantes nas albufeiras, algumas delas a cerca de 15% da capacidade, comprometendo assim a qualidade da água.

Quase metade de 60 albufeiras de Portugal têm disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total, segundo um relatório divulgado no dia 1 de Novembro deste ano, citado pela Lusa. 

Vários consumidores de água da torneira em Portugal, fizeram chegar-me os resultados das suas próprias análises. Foram encontradas concentrações de alumínio (provavelmente devido aos rastos químicos), pesticidas como o cancerígeno glifosato, metais pesados e drogas farmacêuticas. Tudo isto se passa há já anos em Portugal.

Segundo os leitores, a qualidade da água da torneira degradou-se significativamente desde 2014. A água em alguns meios urbanos apresenta cor acastanhada, resíduos escuros, mau cheiro intenso provavelmente devido ao cloro (um meio desinfectante, a maior parte da desinfecção de águas no mundo  ainda é feita com gás cloro). Outros países utilizam processos tais como hipoclorito de sódio, dióxido de cloro, ozônio/ozono ou luz ultravioleta, entre outras desinfecções.

A qualidade da água, tanto em Portugal como em vários países latinos, tem vindo a degradar-se de forma alarmante nos últimos 50 anos.

Há leitores que me questionam o que eu acho quanto à água potável em Portugal. Eu tenho sérias dúvidas que a água tenha qualidade suficiente para ser apelidada de água potável. Por algum motivo que desconheço, a ERSAR deixou de apresentar publicamente desde 2014 as "Análises em cumprimento do VP".

Seja como for para mim, para ser uma boa água potável devia ter uma pureza de 99,9%.

 

PS.:

Seca em Portugal. Por mais quantos anos?

 

 

Temas relacionados:

Herbicida cancerígeno mais vendido em Portugal, já na água e nos alimentos

Água: Pertence a todos e é saúde

A hidroterapia em casa

Confia na água que bebe?

Radioactividade: Japão (TEPCO) contamina o oceano e o ar

A obstipação/prisão de ventre

Ilha de Porto Santo: Turismo e terapia

Água, qual a quantidade certa?

Petróleo e gás de xisto em Portugal, uma ameaça para a sua saúde

Litoral português: Graves problemas na qualidade de água

Portugal e a saúde: Na cauda da Europa no que diz respeito à despoluição de metais pesados em meio hídrico

Químicos e fármacos levam a uma feminização dos machos

Rastos químicos: Governo Federal da Alemanha reconhece ter utilizado a geo-engenharia (vídeos)

Chlorella: Super-alimento que também serve para desintoxicar

MMS: Sabe o que é e para que serve?

Poluição do ar em Lisboa-Porto-Braga ultrapassa todos os limites

Portugal: O cancerígeno glifosato é pulverizado em larga escala nas estradas

França: Proibição total do glifosato

Portugueses e brasileiros bebem e comem cada vez mais plástico

Prata coloidal: Sabe o que é para que serve?

Ocidente: Má qualidade do esperma dos homens

Utensílio de cozinha com revestimento teflon: Quem perde é a sua saúde

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



11 comentários

De Anónimo a 20.11.2017 às 19:06

A passagem de atestados médicos para a carta de condução por via eletrónica permitiu identificar cinco casos suspeitos de fraude, um dos quais referente a um médico que passou 60 atestados num só dia, segundo fonte oficial. Em declarações à agência Lusa, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) -- organismo que em conjunto com Direção Geral da Saúde DGS) é responsável pela desmaterialização do atestado médico para a carta de condução -- afirmou que os casos serão agora avaliados pelo grupo de apoio à fraude do Ministério da Saúde. Em causa está um volume de atestados médicos diários muito acima do normal, sendo que, em média, um clínico passa por dia dois atestados médicos para a carta de condução.

OM CORRUPTA

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/medico-suspeito-de-ter-passado-60-atestados-num-so-dia-para-carta-de-conducao

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.