BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Sabia que uma super-baga invulgar é uma arma secreta lendária?
Ao contrário de outros super frutos bem conhecidos (goji ou açaí, por exemplo), as bagas da Schisandra chinensis não estão destinadas a ser cobertas de chocolate ou misturadas num batido. O nome chinês − Uu Uei Zi (Baga dos Cinco Sabores) − dá a entender porque é que ninguém come esta baga com iogurte: o seu sabor é bastante singular. Na China ninguém come iogurtes, pelo menos esta era a tradição. O chá é consumido por todo o lado.
A baga incorpora todos os cinco sabores essenciais: doce, ácido, salgado, amargo e picante. Apesar do seu perfil de sabor invulgar, a schisandra ocupa um lugar de destaque na Medicina Tradicional Chinesa (MTC); na verdade, é considerada uma das 50 melhores ervas fundamentais para saúde e longevidade.
As preparações medicinais da schisandra apoiam a longevidade e o bem-estar geral. Ao longo de milhares de anos, a baga tem sido louvada pela sua capacidade de:
- Retardar o processo de envelhecimento
- Prevenir infecções
- Impulsionar a energia
- Revigorar o coração e os rins
- Aliviar a insónia
- Melhorar a aparência e saúde da pele
- Aumentar a resistência
- Prolongar a vida
Os seus benefícios superiores são literalmente o material das lendas.
Em 1902, um homem chamado Dersu Uzala apresentou a baga schisandra ao explorador russo Vladimir Arseniev. Uzala, um membro do subgrupo étnico Nanai que vive no extremo oriental da Rússia, trabalhou como guia para Arseniev e a sua equipa. Como todos os caçadores Nanai, Uzala dependia das bagas e sementes de schisandra para melhorar a visão nocturna, combater o cansaço, e minimizar a fome e a sede, durante a caça. Mais tarde, Arseniev comemoraria a inteligência, instinto agudo, misteriosa capacidade de observação e profunda compaixão de Uzala, num livro com o nome do guia. Esse livro foi posteriormente adaptado em dois filmes, o último dos quais ganhou o Óscar de melhor filme estrangeiro, em 1975 − “Dersu Uzala”, do realizador japonês Akira Kurosawa.
Não é de surpreender que contos como o de Uzala despertassem um grande interesse na schisandra, por toda a Rússia. A baga está agora incluída na Farmacopeia Nacional e no Registo Estadual de Fármacos da Rússia.
A Alemanha e a Áustria são outros países com especial interesse nesta baga. A análise científica mostra que as bagas fomentam uma significativa actividade antioxidante e anti-inflamatória no corpo, o que significa que têm efeitos protectores e restauradores.
Essas capacidades tornam a schisandra especialmente útil para os atletas. Estudos em seres humanos, realizados com extractos de schisandra, mostram que pode melhorar o desempenho de corredores de longa distância, esquiadores e ginastas.
Outros estudos indicam que a schisandra também auxilia na resistência cerebral. Os participantes experimentaram uma melhor concentração e produziram um trabalho de qualidade superior e mais exacto. Os estudos clínicos que incidiram especificamente sobre médicos, estudantes e soldados relataram propriedades superiores de avivar a mente.
Embora os praticantes de MTC tenham utilizado a schisandra durante mais de 2000 anos, e os russos reconheçam o grande valor da baga, ela permanece relativamente desconhecida no mundo ocidental. Espera-se que a continuação da investigação científica irá chamar mais a atenção para esta mina promotora de saúde. Entretanto, as bagas secas de schisandra podem ser compradas em alguns supermercados e ervanárias chineses.
Os especialistas dizem que ingerir apenas alguns frutos secos por dia pode levar a ganhos visíveis na vitalidade física e mental. Desconfia do gosto da “baga dos cinco sabores”? Então, faz mal pois eu tomo estas bagas secas ou no chá e para mim são saborosas. Mas se quiser existe também como suplementos de schisandra. Segundo os especialistas, os melhores suplementos devem ser padronizados para as schisandrinas (os compostos activos).
Poderá interessar-se pelos seguintes temas: (Clicar em baixo)
- Coração: O remédio natural que existe há muito
- Vários benefícios do arando/oxicoco (cranberry)
- O alho e os seus enormes benefícios
- A urtiga tem muitos antioxidantes entre outros benefícios
- Alecrim: 10 benefícios para a saúde
- Propriedades medicinais nas folhas das urtigas
- Erva de S. João/Hipericão/Hypericum perforatum, esta planta incomoda também as farmacêuticas
- Alimentos: O enorme poder da natureza
- A banana e suas características
Fonte:
Rui Vaz
MTC
kopp-verlag
zentrum der gesundheit
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.