"Saúde: análises no privado chegam a ser oito vezes mais caras que no público"
Segundo o relatório da Entidade Reguladora da Saúde que analisou dados fornecidos pelos hospitais, concluiu que nas análises mais frequentes o sector privado cobra sempre muito mais que o Estado! Não é propriamente uma novidade, digo eu.
O regulador da saúde mostra que num tipo particular de análise clínica a disparidade de custo entre público e privado é muito elevada, nessa análise, - não é pormenorizada por parte da ERS - o preço médio no privado é de 22 euros, enquanto o preço no SNS e na ADSE é de 2,63 euros. Ou seja o privado cobra-se bem, quase 1.000% mais!
Dos 11 tipos de análises clínicas elencados pela ERS e que são, segundo a mesma entidade, os 11 procedimentos mais frequentes nos hospitais, há uma dezena de casos em que os preços no sector privado são pelo menos duas vezes mais altos que no SNS. Apenas num desses 11 procedimentos o preço no privado (5,18 euros) não chega a ser o dobro do custo no sector público (3,29 euros).
O estudo do regulador teve como amostra 27 hospitais públicos e três unidades dos maiores grupos privados de saúde. Só em 2014, foram gastos com esse tipo de análises 139 milhões de euros.
"Finalmente, comparando os custos unitários médios dos hospitais públicos com os preços médios das tabelas de preços dos hospitais privados, os preços convencionados do SNS os preços convencionados da ADSE e os preços da tabela do subsistema SAMS-SBSI, verificou-se que praticamente todos os
preços são superiores aos custos. Em particular, identificou-se que os preços médios dos privados são, em geral, bastante superiores aos custos dos públicos, chegando a diferença a ser, num caso, superior a 1.000%. " Isto segundo a ERS.
Resumindo, um sistema de "saúde(!)" convencional pouco eficiente, pelo menos no que toca à prevenção de saúde, que paga a privados lucros fabulosos com o dinheiro dos contribuintes! A medicina alopática/convencional é um negócio muito lucrativo.
Esta situação alarmante vai ficar assim até quando?
Fontes:
ers
diversas