BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A salsa é uma planta herbácea que pertencente à família Apiaceae, nome em latim Petroselinum crispum. Facilmente encontrada, destaca-se como um ingrediente de várias receitas em muitas partes do mundo, pelas suas qualidades aromáticas, é amplamente utilizada como condimento e também como planta medicinal.

Além de ser plantada para ser usada na culinária, a salsa tem sido cultivada para uso medicinal, devido às suas qualidades curativas, preventivas e terapêuticas que são já reconhecidas cientificamente.

 Foto: asplantasmedicinais

Propriedades

A salsa é um alimento natural que se destaca pelo seu alto valor nutritivo. Na verdade, quando consumida crua, fornece valores interessantes de várias vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes. Entre as suas vitaminas, encontramos a vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e ácido fólico e B9), e vitaminas A, C, D e K. Ela também fornece minerais, entre os quais encontramos o potássio, cálcio, zinco, fósforo, ferro, magnésio, boro e flúor. É também rica em beta-caroteno, um antioxidante e imunoprotector muito importante.

Como se isso não fosse suficiente, deve-se notar que a salsa fornece quantidades significativas de clorofila, a substância que dá cor aos vegetais verdes e tem propriedades anti-sépticas.

Quanto ao seu conteúdo em nutrientes essenciais, destaca-se especialmente a presença de vitamina C e vitamina A. Aproximadamente 100 gramas de salsa fornece 133 mg de vitamina A e 421 IU de vitamina C. Também se destaca por seu baixo conteúdo de calorias e gordura, já que 100 gramas de salsa fornece apenas 1 grama de gordura e 36 calorias.

 

Benefícios

1 – Boa para digestão e para o trânsito intestinal

A salsa é considerada uma planta digestiva, o que ajuda melhor o tempo de digestão, prevenir ou aliviar espasmos intestinais e sintomas causados pela digestão lenta.

Além dessas qualidades digestivas, pelo seu teor de fibra torna-se uma escolha natural interessante quando se trata de regularizar o trânsito intestinal.

2 – Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Se você estiver buscando formas para fortalecer o sistema imunológico e aumentar as defesas do corpo de forma natural, sem dúvida a salsa será uma grande aliada. Ela é rica em vitamina C, um nutriente essencial com acção comprovada sobre o nosso sistema imunológico.

Além disso, a vitamina A reforça os pontos de entrada no corpo humano, tais como as membranas e mucosas, o revestimento ocular e as vias respiratórias, urinária e do intestino. Além disso, os linfócitos ou células brancas do sangue, dependem de vitamina A para combater infecções em nosso corpo.

3 – Cuida dos rins

O consumo de salsa é ideal para fazer a limpeza dos rins naturalmente. Isto está ligado as suas propriedades diuréticas que favorecem a função renal, de modo que ajuda nossos rins a desempenharem as suas funções de limpeza e desintoxicação do corpo da melhor forma.

– Atenção: Embora a salsa seja benéfica para os rins, não é aconselhada em caso de pedras nos rins ou pessoas propensas a pedras nos rins, porque contém grandes quantidades de ácido oxálico (um componente envolvido na formação dessas pedras). Também não deve ser consumida em casos de insuficiência renal.

4 – Diurético

Essa planta tem sido tradicionalmente usada para aumentar a secreção de urina pelos rins. Suas propriedades diuréticas são úteis para combater as infecções do trato urinário e para combater a retenção de fluidos no corpo.

5 – Controla a hipertensão

Por sua riqueza em potássio e seu efeito diurético, a salsa também é recomendada como um hipotensor, ajudando a regular os níveis de pressão arterial elevada.

6 – Combate o mau hálito

Sua riqueza de clorofila, que é considerada um bom desinfectante natural, ajuda a combater o mau hálito de forma eficaz. Mastigue as folhas e o caule para ter um hálito fresco.

7 – Detox

O sumo de salsa é considerado um excelente depurador natural. Este suco ajuda a desinfectar e purificar os intestinos, a combater gases intestinais, também tem efeito desinfectante nos pulmões por sua contribuição de clorofila e o seu efeito diurético ajuda a aumentar a remoção de resíduos renais, além de ser um neutralizador geral de toxinas.

8 – Menopausa e osteoporose

Nos benefícios da salsa destaca-se também seu poder de ajudar a amenizar os sintomas da menopausa de várias maneiras. Sua contribuição de fitoestrogênios ajuda a equilibrar os níveis hormonais durante a menopausa. O boro, presente nessa planta, é um mineral encontrado em frutas e vegetais e muito importante para ser consumido durante a menopausa por aumentar os níveis de estradiol, a forma mais ativa de estrogênio.

Isso pode explicar em parte por que as mulheres vegetarianas sofrem muito menos de osteoporose e outros problemas relacionados à menopausa do que aquelas que consomem poucos vegetais.

9 – Previne a anemia

Os vegetais verdes são ricos em clorofila e ferro, por isso são bastante utilizados na medicina natural para combater a anemia.

10 – Combate o cancro/câncer

Estudos mostram que a miristicina, um composto orgânico encontrado no óleo essencial de salsa, não só inibe a formação de tumores (particularmente no pulmão), mas também activa uma enzima chamada glutationa-S-transferase, que ajuda a molécula de glutationa a se juntar e lutar contra moléculas oxidadas. A miristicina também pode neutralizar agentes cancerígenos como o benzopireno, que está presente no fumo do cigarro.

11 – Antioxidante

A salsa tem um grande arsenal de antioxidantes, dentre os quais destacamos a luteolina, um flavonoide que ajuda a eliminar os radicais livres no nosso corpo e que causam o stresse oxidativo nas células. A luteolina também promove o metabolismo de carbohidratos e funciona como agente anti-inflamatório. Além disso, a vitamina C e a vitamina A também são dois antioxidantes potentes.

12 – Anti-inflamatória

Com a ajuda da luteolina e da a vitamina C encontrados na salsa, ela serve como um agente anti-inflamatório muito eficaz. Quando consumida regularmente, pode prevenir o aparecimento de doenças inflamatórias, tal como osteoartrite (degeneração da cartilagem e do osso subjacente) e artrite reumatoide (uma doença que provoca a inflamação nas articulações).

13 – Coração saudável

A homocisteína, um aminoácido produzido no corpo humano, ameaça os vasos sanguíneos quando estão em níveis muito altos. Felizmente, o ácido fólico (ou vitamina B9) presente na salsa ajuda a tornar a homocisteína moléculas inofensivas. Portanto, a ingestão regular de salsa pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos, derrame e aterosclerose.

14 – Vitamina K

O alto teor de vitamina K neste condimento faz da salsa um alimento benéfico para a adequada coagulação do sangue. Duas colheres de salsa contêm 153% da dose diária recomendada de vitamina K, necessária para a síntese da osteocalcina, uma proteína que fortalece a composição dos nossos ossos. A vitamina K também evita a acumulação de cálcio em nosso tecido e, portanto, reduz o risco de desenvolver aterosclerose, doença cardiovascular e acidente vascular cerebral.

15 – Afrodisíaca

A salsa também tem um leve efeito afrodisíaco. Este efeito seria indicado especialmente para as mulheres devido à sua riqueza em fitoestrogênios. Ela promove a menstruação, a produção de leite materno e aumenta a libido feminina.

Contra-indicações

A salsa não é indicada em casos de:

– Pedras nos rins ou uma tendência a formar pedras nos rins (cálculo renal).
– Insuficiência renal.
– Pessoas com estômago fraco, úlcera duodenal ou gastrite.

 

Nota:

A salsa pode ser usada crua na salada, em batidos cremosos, como condimento ou cozinhada na sopa e noutros pratos. Também é utilizada como chá. Use a criatividade.

 

Fontes:

Cura pelas Plantas

Naturopatia

Dicas sobre Saúde

zentrum der gesundheit

kopp-verlag

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



1 comentário

De Andre Miguel a 04.07.2016 às 22:30

De modo a manter o colesterol baixo (http://colesterolalto.pt/baixar-o-colesterol-alto/) siga os conselhos do site.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.