BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 

 

Este sal caseiro pode ser usado por toda a gente e é muito mais saboroso que o sal vulgar (cloreto de sódio que é até prejudicial à saúde). Como tudo, não exagere na hora de colocar uma pitada deste sal na comida.

As plantas/ervas, que compõem este sal, são per se muito benéficas para a nossa saúde.

Por exemplo:

- O alecrim, ele dá sempre aquele sabor especial às batatas e não só, é estimulante, favorece a digestão, diminui o cansaço físico, ajuda o coração, levemente diurético.

- O manjericão é rico em vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais como o cálcio, zinco, manganês, magnésio, ferro e potássio. Por ter magnésio, ele melhora a saúde do sistema cardiovascular, convida os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhora o fluxo sanguíneo e reduz o risco de arritmias cardíacas. Por actuar como antioxidante, ajuda a controlar os níveis de colesterol e protege contra a acção dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Ajuda também a prevenir a formação de placas e acúmulo de gordura nas paredes das artérias. O manjericão possui flavonoides que protegem as estruturas celulares, os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres. Ele também é anti-inflamatório, estimulante digestivo, calmante, previne problemas digestivos e infecções no intestino.

- O orégão  é uma boa fonte de vitamina A, C, ferro e manganês, tem também antioxidante porque contém ácido fenólico e flavonoides, além de propriedades antimicrobianas, o que faz com que seja bom para ajudar a preservar alimentos. É estimulante das funções gástricas e biliares, sedativo, parasiticida, expectorante, diurético, carminativo, emenagogo, diaforético. Alivia dores reumáticas, estimula o sistema nervoso e o apetite.

 

Receita do sal:

30 gr. de alecrim fresco

30 gr. de manjericão fresco

20 gr. de orégão fresco

15 gr. de sal dos Himalaias ou de outra montanha não poluída; (veja o que se passa com todo o sal do mar)

 

Como preparar:

Colocar tudo num almofariz ou se preferir, coloque tudo na liquidificadora. Depois guarde tudo num frasco de vidro. Et voilá, a partir já tem o seu próprio sal delicioso e saudável.  

 

 

Fontes:

Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT