BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
A prática do jejum e as restrições alimentares
A prática do jejum é velha como o mundo e constitui provavelmente um dos meios conhecidos mais antigos para recuperar um bom estado de saúde. A sua história confunde-se com a história do homem e das religiões: a Bíblia cita Moisés, e o Novo Testamento cita Cristo.
A opinião de alguns teóricos e médicos sobre o jejum
- Para o Pr. Biliz: “Em vez de alimentarmos o doente alimentamos a doença. A dieta é o meio mais seguro de recuperar uma boa saúde e de conservar a juventude e a vitalidade."
Foto: orvalho
O jejum é um período de descanso por excelência. Logo de início o sangue e a linfa purificam-se e produz-se um novo equilíbrio que permite aos órgãos vitais regenerarem-se. O jejum pode comparar-se a uma noite de repouso total para um corpo extenuado.
“Os jejuns são umas férias fisiológicas de todo o nosso organismo.Não são uma penitência mas sim uma medida de desintoxicação interna que merece ser mais conhecida e desenvolvida.”
Para Upton Sinclair: “A coisa mais importante em relação ao jejum é o facto de ele proporcionar um novo nível de saúde.” Toda a gente pode jejuar, as contra-indicações são extremamente raras e os efeitos benéficos fazem-se rapidamente sentir; as funções orgânicas são restauradas, e o corpo elimina os excessos de peso.
- Para o Sr.’ Geffroy: “É o fenómeno da autofagia que torna o jejum num meio maravilhoso de regeneração e num extraordinário factor de longevidade.O organismo devora as suas células, começando por aquelas que estão fracas ou doentes,que perderam vitalidade e que representa um perigo para o corpo na sua totalidade.”
O jejum faz emagrecer e rejuvenescer
É por esta razão que durante as curas de jejum se eliminam primeiro as gorduras e celulite.
* O Dr. Bertholet, médico suíço, afirma que a autofagia se processada seguinte maneira: 97% da gordura desaparece, depois o baço perde 63% do seu peso, o que prova que se encontra sobrecarregado e anormalmente dilatado, e não sofre, de modo algum, com esta perda de peso. Em seguida, o fígado perde também 56% do seu peso, sem qualquer inconveniente. Os músculos, por sua vez, podem perder até 30% do seu volume, o sangue 17%, enquanto os nervos e o cérebro 0%. Para este médico o que o jejum não consegue curar nenhuma outra terapêutica será capaz de o fazer.
* Carlon e Kunde mostraram que quando o jejum é praticado por um homem de 40 anos, durante um período de 2 semanas: “O jejum permite ao corpo regressar a uma condição fisiológica comparável à de um jovem.” Estes dois médicos realçam que, se o homem praticasse regularmente jejuns rejuvenescedores, poderia manter-se jovem ano após ano."
Temas relacionados:
- Sistema imunológico: fortalecê-lo em apenas 72 h de forma natural
- Jejum renova as células, diz Nóbel de medicina
- Jejum: Ajuda a reduzir o risco de cancro de mama
Fonte:
A cura pela natureza
Jean Aïkenbaum
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.