BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A importância das vitaminas e dos suplementos

Se eu me alimentar bem, ainda preciso de tomar suplementos?

A resposta é sim. Infelizmente, os pesticidas como o glifosato, os OGM, os transgénicos, a baixa qualidade dos alimentos, o tempo elevado que decorre desde a colheita até à aquisição por parte do consumidor, as técnicas modernas de processamento dos alimentos, tudo isto tem empobrecido o fornecimento de muitos nutrientes vitais nos alimentos (tais como, vitaminas do complexo B, vitaminas C, D e E, e os ácidos gordos essenciais, os minerais e oligoelementos) que são críticos para a saúde. O armazenamento e transporte de alimentos, especialmente frutas e vegetais, também podem exaurir os seus nutrientes. Se não suplementar a dieta com esses nutrientes em falta, é fácil ficar com deficiência deles e sofrer graves consequências para a saúde. Além disso, a produção pelo organismo de antioxidantes importantes (como coenzima Q10, ácido alfa-lipóico e glutationa) diminui com a idade, o que nos deixa mais vulneráveis ao ataque dos radicais livres. Mais ainda, muitos medicamentos vulgarmente utilizados, tanto de venda livre como de prescrição, também retiram vitaminas importantes ao corpo. Tomar suplementos pode preencher a lacuna nutricional e ajudar a manter a saúde física e mental ideais.

O que significam as doses?

Os suplementos são micronutrientes; basta ingerir apenas uma pequena quantidade para se obter um efeito positivo. A maioria dos suplementos são vendidos em doses de microgramas (1 milionésimo de grama), miligramas (1 milésimo de grama), ou gramas. A excepção são as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) que podem ser vendidas em unidades internacionais (UI).

Respeite as doses recomendadas, que são seguras e eficazes. Alguns suplementos podem ser tóxicos se tomados em doses extremamente altas.

Onde devo comprar os suplementos?

Os suplementos podem ser comprados em lojas de produtos naturais, ervanárias, lojas de desconto, supermercados, a partir de catálogos de vendas por correspondência e na ciberrede. Algumas marcas excelentes de suplementos estão disponíveis apenas no estrangeiro. Estou a apresentar o plano de suplementos em termos genéricos, assim pode comprar os suplementos onde for mais económico e conveniente para si.

Quais são as melhores marcas?

Existem centenas de marcas nos mercados; aconselho-o a escolher marcas de renome que conhece. A segurança deve vir em primeiro lugar. Procure produtos que vêm em embalagens à prova de falsificação, com uma data de validade no rótulo. Tente encontrar um produto que tenha um número de controlo de qualidade na embalagem; dessa forma, se houver algum problema, o fabricante pode recolher rapidamente um produto contaminado. Se puder optar, seleccione fabricantes que oferecem um produto de potência garantida, o que significa que o suplemento contém a quantidade certa do ingrediente activo. Procure produtos da mais alta qualidade e livres de impurezas. Prefira suplementos biológicos e isentos de corantes, sem conservantes químicos, sem leite e derivados e sem gelatina animal.

 

Como devo guardar os suplementos?

A maioria dos suplementos deve ser armazenada num lugar fresco e seco, longe da luz directa ou do calor. Alguns fabricantes podem dizer-lhe para refrigerar um produto (como suplementos de linhaça ou algumas vitaminas e elixires) depois de ser aberto, por isso não deixe de ler atentamente o rótulo.

 

Quando devo tomar os meus suplementos?

Tome todos os suplementos com as refeições. A maioria dos suplementos são melhor absorvidos quando tomados com alimentos. Para facilitar, passe alguns minutos em cada semana a organizar os suplementos diários para toda a semana.

 

Que formas de suplementos são mais eficazes?

Os suplementos vêm em muitas formas diferentes, desde comprimidos a cápsulas, extractos líquidos ou pós. Escolha o que lhe for mais fácil de utilizar. Geralmente, os líquidos são de efeito mais rápido e eficiente.

 

O que posso fazer se tomar suplementos me perturbar a digestão?

Embora a maioria das pessoas tolere os suplementos razoavelmente bem, algumas verificam que sofrem dores de estômago depois de tomar os suplementos. Muitas vezes, o problema não é com todos os suplementos, mas com um suplemento que lhe está a provocar a dor. Para descobrir qual deles é, necessita deixar de tomar todos os suplementos durante três dias. Em seguida, recomece a tomar os suplementos, um de cada vez. Se não sentir qualquer desconforto digestivo num dia ou dois, adicione outro suplemento no dia seguinte. Se os sintomas regressarem depois de tomar um suplemento específico, retire-o do seu regime. No final deste exercício, deve saber quais os suplementos que pode ou não tolerar.

Atenção, alguns alimentos também podem perturbar a sua digestão.

 

Fonte:

São como um pêro

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



1 comentário

De Tiago Abraão a 07.05.2016 às 12:30

Eu tomo muitas vitaminas dessa marca por ser a melhor que encontrei até hoje.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.