BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Sonhos e bem-estar

De:pixabay.

 

Há muito se presume que o conteúdo dos sonhos pode nos dizer algo sobre o bem-estar da pessoa.

No entanto, até agora os pesquisadores dos sonhos vinham estudando principalmente os sonhos de pessoas que sofrem de distúrbios dos mais diversos tipos.

Pesquisadores do bem-estar, por outro lado, estudaram especificamente a felicidade, mas negligenciaram um aspecto importante do bem-estar - a paz de espírito.

Assim, sabemos muito pouco sobre o lado positivo entre os sonhos e o bem-estar: Será que as pessoas mais felizes têm sonhos mais felizes?

"Nós queríamos abordar essas lacunas importantes nas pesquisas sobre os sonhos e o bem-estar e estudar como as emoções nos sonhos estão relacionadas não apenas a diferentes aspectos do mal-estar acordado, mas também a diferentes aspectos do bem-estar desperto, incluindo a paz de espírito. Na verdade, este é o primeiro estudo a analisar como a paz de espírito se relaciona com o conteúdo dos sonhos," disse a professora Pilleriin Sikka, da Universidade de Turku na Finlândia, que fez o estudo com colegas da Universidade de Skövde na Suécia.


Sonhos e paz de espírito

Os pesquisadores pediram que voluntários saudáveis respondessem questionários que mediam seus níveis de mal-estar e de bem-estar. Então, durante as três semanas seguintes, os voluntários mantiveram um diário dos sonhos no qual, todas as manhãs ao acordar, eles relataram todos os seus sonhos e avaliaram as emoções que vivenciaram nesses sonhos.

Os resultados mostraram que as pessoas com níveis mais elevados de paz de espírito têm mais emoções positivas durante os sonhos, enquanto aquelas com níveis mais altos de ansiedade relataram mais emoções negativas nos sonhos.

Em outras palavras, as pessoas mais tranquilas no estado de vigília têm sonhos mais positivos, enquanto aquelas com mais ansiedade no estado de vigília têm mais sonhos negativos, confirmando que as experiências oníricas podem reflectir o estado de saúde mental de uma pessoa.

Surpreendentemente, mesmo os aspectos tipicamente considerados e medidos como bem-estar não se mostraram relacionados ao conteúdo do sonho, o que sugere que há algo único em relação à paz de espírito e à ansiedade. Isso mostra que, se quisermos entender como o conteúdo dos sonhos está relacionado ao bem-estar no dia a dia, não basta medir apenas os sintomas do mal-estar mental.

"A paz de espírito é um estado de paz interior e harmonia, um estado de bem-estar mais complexo e duradouro tradicionalmente associado à felicidade nas culturas orientais," definiu Sikka.

"Embora raramente tenha sido medida directamente em estudos de bem-estar, em várias tradições filosóficas e abordagens espirituais, a paz de espírito sempre foi considerada central para o florescimento humano," acrescentou Antti Revonsuo, co-autor do/da experimento/experiência.

 

Temas relacionados:

Os florais de Dr. Bach, para que servem?

Jejum e os seus benefícios

Cada um possui o poder de se curar

Saibamos escolher os pensamentos adequados para a nossa cura

A Meditação Transcendental e seus benefícios

A respiração abdominal e seus grandes benefícios

Qual adoece primeiro: o corpo ou a alma?

Qual o seu sintoma? Sintoma é um aviso inteligente que exige a sua reflexão

A saúde: O que é

Reflexão de fim de semana

Os pensamentos e emoções influenciam a comida

A força invisível nos alimentos

Para reflectir

Tenha um bom dia !

 

Fonte:

Diário da Saúde

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.