BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
15 proteínas vegetais de qualidade!
Isto é o que se sabe na actualidade, sobre estas proteínas vegetais!
- Ervilha
Proteína da ervilha, possui boa qualidade de aminoácidos essenciais e não essenciais, excelente fonte de aminoácidos de cadeia ramificada, fonte de ferro (não é heme) e ainda zinco. Deficiente no aminoácido metionina, porém possui altas quantidades de aminoácido lisina. 80% de proteína.
- Arroz integral
Proteína de arroz, boa qualidade de aminoácidos, altas quantidades de metionina mas deficiente em lisina. A associação de proteínas melhora o perfil de aminoácidos, podendo ser misturada com a ervilhal. 80% de proteína.
- Tofu (de origem biológica)
Rico em proteína e pobre em calorias.
- Feijão
Proteína de feijão, seja ele branco, amarelo, preto ou vermelho, são ricos em proteína, com muito pouca ou mesmo nenhuma gordura.
- Tremoço
Excelente proteína com pH básico, por isso quem sofre de ácido úrico (gota), pode consumir tremoço, seja cru, em batidos cremosos ou cozinhado. Pode conter até 41% de proteína. Rico em antioxidantes, contém ainda 8 aminoácidos.
- Brócolos
Para além da proteína, têm também alto teor de fibras, assim como vitaminas A, C e K.
- Grão de bico
Além da proteína, é rico em fibras, pobre em gorduras e uma fonte de minerais como ferro, zinco e ainda vitamina B.
- Sementes de cânhamo
Ricas em proteínas e pobres em calorias. São uma fonte de proteínas bastante completas e contêm minerais essenciais como magnésio, zinco e ferro. São também ricas em ómega 3 e ácidos gordos essenciais.
- Soja (biológica, porque a transgénica é um perigo para a saúde)
Rica em proteína, seja como bebida (biológica) seja como chouriço (biológico).
- Aveia
Rica em proteína e em calorias. Mais rica em proteína e mais pobre em hidratos de carbono do que a maioria dos grãos integrais, a aveia também ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue.
- Quinoa
Tem proteína e algumas 115 calorias. A quinoa contém todos os aminoácidos essenciais! Para além disso é também rica em fibras, ferro e magnésio.
- Sementes de girassol
Ricas em proteína e tem calorias. Esta semente é também uma grande fonte de energia, de vitamina E e gordura insaturada. O sistema cardíaco sai beneficiado.
- Sementes chia
Um superalimento, muito nutritivo, rico em proteínas, em antioxidantes e também fibras.
- Nozes
Excelente proteína, em ácido fólico e magnésio, em antioxidantes, em lecitina e colina, são ainda também ricas em ácidos gordos essenciais como ómega-3.
- Linhaça
Rica em proteína, em fibras e em ácidos gordos como ómega-3, ómega-6 e vitaminas.
Os alimentos ricos em proteínas vegetais podem e devem ser combinados para que a união dos aminoácidos nos conceda proteínas de boa qualidade:
Fontes:
zentrum der gesundheit
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.