BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Gorduras, proteínas e coração

Pesquisadores norte-americanos e franceses confirmaram que a proteína da carne - e não apenas a gordura - está associada a um aumento acentuado no risco de doenças cardíacas, enquanto a proteína das nozes, castanhas e sementes é benéfica para o coração humano.

Pessoas que consumiram grandes quantidades de proteína da carne apresentaram um aumento de 60% nas doenças cardio-vasculares, enquanto as pessoas que consumiram grandes quantidades de proteína de nozes, castanhas e sementes tiveram uma redução de 40% nas mesmas doenças cardiovasculares.

Incluindo dados de mais de 81.000 participantes, este foi um dos maiores trabalhos a examinar em detalhes não apenas as fontes de gordura, mas também as proteínas animais e vegetais em relação às doenças cardíacas e coronarianas.

"Embora as gorduras alimentares sejam parte do risco das doenças cardiovasculares, as proteínas também podem ter efeitos independentes importantes e largamente negligenciados sobre esse risco," disse o Dr. Gary Fraser, da Universidade Loma Linda (EUA), que trabalhou com a equipe do Dr. François Mariotti, do Instituto Nacional de Pesquisas Agronômicas (França).

Imagem:chunfit

 

Proteínas animais e vegetais

Segundo o Dr. Fraser, os nutricionistas tradicionalmente olham para o que ele chamou de "gorduras ruins" nas carnes e "gorduras úteis" nas nozes, castanhas e sementes como agentes causais de diversas condições de saúde.

No entanto, os novos resultados sugerem mais. "Esta nova evidência sugere que o quadro completo provavelmente envolve também os efeitos biológicos das proteínas nesses alimentos," disse ele.

O pesquisador afirma que o trabalho diferiu de maneira significativa das pesquisas anteriores. Embora estudos anteriores tenham examinado as diferenças entre as proteínas animais e vegetais, este estudo não parou em apenas duas categorias, mas optou por especificar as proteínas da carne e as proteínas das nozes, castanhas e sementes juntamente com outras fontes alimentares importantes - as gorduras.

"Esta pesquisa está sugerindo que há mais heterogeneidade do que apenas a categorização binária de proteína vegetal ou proteína animal," afirmou.

O estudo deixa outras questões em aberto para uma investigação mais aprofundada, como quais aminoácidos específicos das proteínas da carne contribuem para as doenças cardio-vasculares e se as proteínas de fontes específicas afetam fatores de risco cardíaco conhecidos, como os lipídios sanguíneos, a pressão arterial e o excesso de peso, que estão associados às doenças cardiovasculares.

 

Temas relacionados:

OMS: a carne é tão perigosa como o tabaco

Carne de porco: A carne mais doentia

Frutas ricas em proteínas

Super-alimento: Pólen de abelha

Prevenção: 29 alimentos que previnem doenças cardíacas

Chlorella: Super-alimento que também serve para desintoxicar

Amaranto: Benefícios e receitas

Aveia: O cereal que regula o intestino

A semente chia e seus benefícios

Problemas renais devido à carne

Tremoço: Sabia que...

15 proteínas vegetais de qualidade

As nozes e seus benefícios

Os milagres do trigo sarraceno - não tem glúten

Valor nutricional do cânhamo

Magnésio: Para que serve? Carências e doenças relacionadas

Alfarroba: Benefícios e receita

Alimentos: Como melhorar a circulação, vasos sanguíneos e pressão arterial

Leite dourado: O leite saboroso e saudável

Planta medicinal: Rhodiola, já conhece?

 

Fontes:

Diário da Saúde

International Journal of Epidemiology

Pravda-TV

Zentrum der Gesundheit

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




6 comentários

De André a 24.04.2018 às 12:22

Mais um excelente artigo!
Obrigado pela partilha.

De Medicinas Alternativas a 24.04.2018 às 13:59

De nada caro André. Eu é que agradeço o seu comentário.
Abraço

De Mónica Reis a 28.04.2018 às 23:07

Olá, muito boa noite!
Grata por partilhar esta informação tão útil. Toda a informação contida neste post é extremamente elucidativa.
Há muitos anos que não consumo carne e sou 100% adepta da alimentação saudável. Por isso dedico-me à confeção de docinhos (brigadeiros e outros no mesmo género),sendo alguns da minha autoria. Optei por receitas saudáveis,porque contrariamente ao que muitos acham é perfeitamente possível aliar o prazer à saúde. E neste momento estou a promover um passatempo para poderem experimentar a minha nova criação. Para participar e habilitar-se a ganhar docinhos:
http://docurassemtravessuras.blogs.sapo.pt

Bom fim de semana!

De Medicinas Alternativas a 02.05.2018 às 22:19

Olá Mónica Reis,

obrigado pelo seu comentário e testemunho.

Boa sorte nos seus docinhos. Mas não abuse do açúcar.

Abraço

De Mónica Reis a 02.05.2018 às 22:37

Boa noite!
Os meus docinhos não levam açúcar, são adoçados com stevia.😉

De Medicinas Alternativas a 02.05.2018 às 22:50

Boa noite cara Mónica Reis.
Já me estava a esquecer desse pormenor decisivo que faz toda a diferença.
Docinhos e saudáveis, assim sim. :)

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.