BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Caminhar é viver mais

Foto:liberoalimentos

 

Acelerar o seu ritmo de caminhada pode prolongar a sua vida.

Fazer caminhadas em um ritmo médio mostrou-se associado a uma redução de 20% no risco de mortalidade por todas as causas em comparação com o resultado obtido com caminhadas em ritmo lento.

Já caminhar em ritmo acelerado ou rápido foi associado com uma redução de risco de 24%, igualmente em comparação com andar devagar.

Um resultado semelhante foi identificado para o risco de mortalidade por doença cardiovascular, com uma redução de 24% caminhando em um ritmo médio e 21% andando em um ritmo acelerado ou rápido, em comparação com andar em um ritmo lento.

Os efeitos protectores do ritmo de caminhada foram mais fortes nos grupos etários mais velhos. Caminhantes de ritmo médio com 60 anos ou mais apresentaram uma redução de 46% no risco de morte por causas cardiovasculares, e caminhantes em ritmo acelerado uma redução de 53%.

 

O que é caminhar rápido

"Um ritmo acelerado geralmente é de 5 a 7 km/h (por hora), mas isso realmente depende dos níveis de condicionamento físico do caminhante; um indicador alternativo é caminhar em um ritmo que, quando mantido, o deixa sem fôlego ou suado.

"Especialmente em situações em que andar mais não é possível devido a pressões de tempo ou a um ambiente menos propício para caminhar, andar mais rápido pode ser uma boa opção para aumentar a frequência cardíaca - uma opção que a maioria das pessoas pode facilmente incorporar em suas vidas.

"Embora o sexo e o índice de massa corporal não pareçam influenciar os resultados, a caminhada em ritmo acelerado ou médio foi associada a um risco significativamente reduzido de mortalidade por todas as causas e doença cardiovascular. Não houve evidências, no entanto, que sugerissem que o ritmo tivesse uma influência significativa na mortalidade por câncer/cancro.

"Assumindo que nossos resultados reflictam causa e efeito, essas análises sugerem que o aumento do ritmo de caminhada pode ser uma maneira simples e directa de melhorar a saúde cardíaca e o risco de mortalidade prematura - fornecendo uma mensagem simples para campanhas de saúde pública," disse o professor Emmanuel Stamatakis, da Universidade de Sydney (Austrália).

 

Temas relacionados:

Caminhada e Tai Chi

Tai Chi é eficaz como exercício de reabilitação cardíaca

Sabia que o exercício físico chega a ser mais eficaz que os fármacos?

”Os segredos de saúde dos Hunzas”

A actividade física e a felicidade

Já sabia da importância de caminhar descalço?

Dormir: Mais importante do que a dieta e exercício físico para ter boa saúde

Estar no meio da natureza cura-nos

Picada de carrapato/carraça: Sintomas, tratamento e receitas

 

Fontes:

British Journal of Sports Medicine

Diário da Saúde

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens




Sondagem

Confia na ciência-médica?
 
pollcode.com free polls


Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT