BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Muito se tem falado sobre os probióticos nos ultimos tempos. A medicina natural já tinha conhecimento da enorme importância do bom funcionamento do sistema digestivo, sobretudo do intestino.

Agora sabe-se que a medicina natural tinha toda a razão, pois confirma-se a relação entre a contagem bacteriana saudável e boa digestão, mais outros benefícios de saúde estão sendo redescobertos. Um desses benefícios é a melhora que as boas bactérias podem trazer ao seu sistema imunológico; muitos agora acreditam que o equilíbrio ideal de 85% bactérias boas para 15% más bactérias é essencial para a saúde a longo prazo e imunidade forte.

 

O que são prebióticos?

Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares, ou seja, carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo. Isto é, possuem uma configuração molecular que os torna resistentes à ação de enzimas. Esse tipo de fibra possui as seguintes funções:

 

  • Ajuda na manutenção da flora intestinal;
  • Estimula a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
  • Contribui com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica por uma microflora saudável;
  • Colabora para que somente seja absorvido pelo intestino as substâncias necessárias eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;
  • Possui efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.

 

Exemplos de prebióticos são: frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina. Os FOS são obtidos a partir da hidrólise da inulina. Os frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. A inulina é um polímero de glicose extraído principalmente da raiz da chicória. Ela se encontra também em alho, cebola, aspargos e alcachofra. A inulina extraída da chicória é produzida comercialmente e pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar por conter de 1 a 2 kcal/g.

 

O que são probióticos?

Os probióticos são outro tipo de alimentos considerados funcionais. São microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde. Esses organismos são adicionados aos alimentos, como os leites fermentados, por exemplo.

As mais conhecidas bactérias que exercem essa função são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus. Elas agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácido butírico que são antimicrobianos e antibacterianos, ou seja, favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis. Outra maneira de proteger a mucosa intestinal é metabolizar as fibras presentes e transformá-las em ácidos.

Dessa forma, no meio ácido há uma diminuição na concentração de bactérias patogénicas e putrefativas, que provocam doenças e gases. Outras funções:

 

  • Os probióticos aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos porque há um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos. Absorção acrescida de cálcio e ferro;
  • Fortalecimento do sistema imunológico, através de uma maior produção de células protectoras e,
  • Particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

 

BifidobakterienImagem: zentrum der gesundheit

 

Os probióticos podem ser adquiridos em cápsulas, comprimidos, pó e em liquido.

 

Enquanto isso, os seguintes alimentos e bebidas também são ricos em boas bactérias que conduzirão a uma óptima saúde.

- Chucrute (prato típico do centro da Europa)

- Kefir

- Kombucha (mais conhecida no oriente do que no ocidente)

- Rejuvélac

- Vinagre de maçã

 

Imagem: kefirbr.com

 

Benefícios da utilização dos probióticos:

- ajuda a reduzir o risco de neurodermatite em crianças

- ajuda a equilibrar a pressão arterial

- ajuda a combater o excesso de colesterol

- alteram a resposta emocional positiva da actividade cerebral

- combate os fungos vaginais

- diminui a osteoporose

- fortalece os desportistas

- melhoram o sistema imunitário

- na prevenção dos diabetes

- podem diminuir risco de alergias em crianças:

Consumo das bactérias durante a gravidez reduz em 12% possibilidades do problema

- protege as gengivas

- reduz o stress

- em crianças protege-as contra a gripe

- Probiótico + prebiótico em bebé (lactente) ajuda a diminuir a septicemia em 40%! (O que é um fantástico resultado).

Além disso o prebiótico ajuda a reduzir o peso e a gordura nas crianças.

 

As benéficas bactérias (quando em equilíbrio):

Bifidobacterium bifidum 

- o probiótico mais dominante em crianças e no intestino grosso. Apoia a produção de vitaminas no intestino, inibe bactérias nocivas, apoia a resposta do sistema imunológico e evita a diarreia.

 

Bifidobacterium longum 

- ajuda nno bom funcionamento do fígado, reduz a inflamação, ajuda na remoção de chumbo e metais pesados.

 

Bifidobacterium breve

 - ajuda a colonizar o intestino com uma comunidade de bactérias saudáveis.

 

Bifidobacterium infantis 

- alivia os sintomas da SII (Síndrome de Intestino Irritável), diarréia e prisão de ventre.

 

Lactobacillus casei 

- apoia a imunidade, inibe h. pylori e ajuda a combater infecções.

 

Lactobacillus acidophilus 

- Diminui os gases e o inchaço, melhora a intolerância à lactose. Contribui 61% de redução em e. coli, níveis mais baixos de colesterol e criação de vitamina K. Além disso, importante na resistência imunológica GALT.

 

Lactobacillus bulgaricus

uma poderosa estirpe probiótica que combate as bactérias nocivas que invadem o sistema digestivo e é suficientemente estável para suportar os sucos digestivos e ácidos do estômago. Também neutraliza toxinas.

 

Lactobacillus brevis 

- Contribui para aumentar a imunidade celular, células natural T-assassinas melhoradas e mata a bactéria h. pylori.

 

 Lactobacillus plantarum
- preciosa ajuda a debelar nos adultos a bactéria Helicobacter pylori. Lactobacillus plantarum também ajuda a reduzir o risco de Esclerose Múltipla.

 

Lactobacillus rhamnosus 

- Apoia o equilíbrio bacteriano e suporta uma pele saudável. Ajuda a combater infecções do tracto urinário, infecções respiratórias, e reduz a ansiedade, reduz os hormônios do estresse e receptores de neurotransmissores GABA. 

 

Bacillus subtilis 

- um probiótico que é resistente ao calor. Provoca uma resposta imune potente e suporta GALT. Suprime o crescimento de bactérias ruins, como salmonelas e outros agentes patogênicos.

 

Bacillus coagulans 

- um probiótico que é resistente ao calor e melhora a absorção de nutrientes. Também ajuda a reduzir a inflamação e sintomas da artrite.

 

Saccharomyces boulardii 

- uma cepa probiótica de levedura que restaura a flora natural do intestino grosso e delgado e melhora o crescimento celular intestinal. Tem-se revelado eficaz no tratamento da doença inflamatória do intestino como a doença de Crohn . Tem efeitos anti-toxina , é anti-microbiana, e reduz a inflamação.

 

Obs.:

Os fármacos prejudicam a flora intestinal, especialmente os chamados antibióticos/antivida.

Cada ser  humano, deve procurar saber quais as bactérias que estão em desequilíbrio no seu organismo e procurar restituir a tão desejada harmonia.

A manutenção do equilíbrio da flora intestinal é muito importante para o nosso organismo. Dessa maneira, a alimentação assume papel influente através da ingestão de alimentos que proporcionem o desenvolvimento no intestino de bactérias saudáveis.

Os prebióticos e probióticos têm esta função e o consumo destes alimentos deve ser estimulado. No entanto, é importante saber que uma vida saudável está relacionada não somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida, a hereditariedade, influência do meio ambiente e actividade física. Assim, é fundamental perceber que uma boa saúde não depende somente de alimentos funcionais e sim de vários factores que juntos proporcionam uma vida saudável.   

 

Temas relacionados:

Bebida rejuvélac: Probiótico natural

Antibiótica: Promove pólipos e o cancro

Antibióticos danificam o cérebro

Herdamos as consequências da má nutrição

Estes alimentos apoiam positivamente os seus intestinos

-Intestinos: A relevância do bom funcionamento

 

Fontes:

Kefirbr

maisequilibrio

Zentrum der Gesundheit

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.