BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Região Metropolitana do Porto são responsáveis por 6,4 % da poluição com metais pesados de toda a União Europeia. Quercus acredita que é tempo de limitar as emissões de metais pesados nas ETAR’s, preparando os processos para uma maior filtragem dos contaminantes carcinogénicos, e evitar os impactes na saúde das populações.
Imagem: rr.sapo
Segundo o último relatório tornado público pela Agência Europeia do Ambiente sobre os poluentes libertados pelo sector industrial na europa em 2015, Portugal ocupa o segundo e terceiro lugar do pódio no que diz despeito à libertação de metais pesados em meio hídrico.
A ETAR de Leça da Palmeira em Matosinhos ocupa o 2º lugar deste preocupante ranking com 3,5 % da poluição total com metais pesados da EU e a ETAR de Gaia (Litoral) ocupa o 3º ligar do ranking com 2,9 % da poluição total com metais pesados da EU.
Estas duas estações de águas residuais libertaram no Ambiente cerca de 20 toneladas de metais pesados como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio, que apesar de cumprirem os limites determinados na legislação Europeia, não deixam de contaminar a cadeia alimentar, uma vez que possuem efeitos carcinogénicos e podem provocar danos do foro renal na saúde das populações afetadas.
Neste sentido, a Quercus considera que é tempo de adotar sistemas de tratamento mais eficazes na filtragem destes componentes e de implementar limites de descarga mais restritivos para os metais pesados e outros tipos de contaminantes com impacte ambiental e para a saúde.
Imagem: rr.sapo
A Quercus vai sensibilizar os Eurodeputados para esta problemática, apelando a um contributo na revisão da legislação europeia no que respeita às descargas de poluentes no meio hídrico.
É preocupante que esta situação ocorra numa zona adensamento povoada e com grande tradição de prática balnear.
Para além dos já conhecidos perigos dos metais pesados que são das substâncias mais perigosas para o homem, para peixes e animais, esta situação é ainda mais preocupante por se tratar de uma região muito povoada e com grande atividade turística ligada ao mar e ao consumo de peixe, facto que levou a Quercus a questionar a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, sobre o cumprimentos dos requisitos de descarga de contaminantes nas ETAR referenciadas.
A Quercus apela ao governo para que faça deste assunto uma prioridade nacional sob pena da região do Porto poder vir a ser afectada na sua imagem tanto a nível nacional como internacional.
Obs.:
A água em Portugal e em muitos dos países latinos é de qualidade duvidosa, especialmente em anos de seca e onde a agricultura é intensiva/convencional devido ao uso dos pesticidas. Também se encontram fármacos na água, metais pesados e outras substâncias que nada de natural têm e se encontr na água, engarrafada ou na torneira. Também em terra, seja a fruta, seja os legumes ou mesmo a carne contêm cada vez mais metais pesados que só pioram as inúmeras doenças que proliferam na actual civilização.
Outra preocupação, em Portugal e Espanha, durante décadas foram despejados milhares de bidões contendo resíduos nucleares, no mar em frente à Galiza. Claro que mais tarde ou mais cedo os bidões no fundo do mar iriam começar a derramar a radioactividade, a qual vai contaminar a água dos banhistas, o peixe e toda a vida marinha, seja em Espanha seja em Portugal.
Para piorar o quadro, a insensatez humana tem andado a espalhar rastos químicos por cima das praias e no mar da Península Ibérica.
Um bom filtro, ajuda a despoluir em casa a água que bebemos.
Foto: eau.source.com
Temas relacionados:
- Água: Pertence a todos e é saúde
- Cancerígeno: Herbicida mais vendido em Portugal, já na água e nos alimentos
- Partículas de plástico no sal
- Beber água quente e seu efeito benéfico no organismo
- Radioactividade: Japão (TEPCO) contamina o oceano e o ar
- Argila Bentonita: Benefícios e formas de usar
- Estudo: alimentos da agricultura convencional, muito contaminados com pesticidas
- Poluição em Portugal: Quase 7.000 mortes prematuras em 2013
Fonte:
Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.