BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Região Metropolitana do Porto são responsáveis por 6,4 % da poluição com metais pesados de toda a União Europeia. Quercus acredita que é tempo de limitar as emissões de metais pesados nas ETAR’s, preparando os processos para uma maior filtragem dos contaminantes carcinogénicos, e evitar os impactes na saúde das populações.

 Imagem: rr.sapo

Segundo o último relatório tornado público pela Agência Europeia do Ambiente sobre os poluentes libertados pelo sector industrial na europa em 2015, Portugal ocupa o segundo e terceiro lugar do pódio no que diz despeito à libertação de metais pesados em meio hídrico.

 

A ETAR de Leça da Palmeira em Matosinhos ocupa o 2º lugar deste preocupante ranking com 3,5 % da poluição total com metais pesados da EU e a ETAR de Gaia (Litoral) ocupa o 3º ligar do ranking com 2,9 % da poluição total com metais pesados da EU.

 

Estas duas estações de águas residuais libertaram no Ambiente cerca de 20 toneladas de metais pesados como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio, que apesar de cumprirem os limites determinados na legislação Europeia, não deixam de contaminar a cadeia alimentar, uma vez que possuem efeitos carcinogénicos e podem provocar danos do foro renal na saúde das populações afetadas.

 

Neste sentido, a Quercus considera que é tempo de adotar sistemas de tratamento mais eficazes na filtragem destes componentes e de implementar limites de descarga mais restritivos para os metais pesados e outros tipos de contaminantes com impacte ambiental e para a saúde.

 Imagem: rr.sapo

 

A Quercus vai sensibilizar os Eurodeputados para esta problemática, apelando a um contributo na revisão da legislação europeia no que respeita às descargas de poluentes no meio hídrico.

 

É preocupante que esta situação ocorra numa zona adensamento povoada e com grande tradição de prática balnear.

 

Para além dos já conhecidos perigos dos metais pesados que são das substâncias mais perigosas para o homem, para peixes e animais, esta situação é ainda mais preocupante por se tratar de uma região muito povoada e com grande atividade turística ligada ao mar e ao consumo de peixe, facto que levou a Quercus a questionar a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, sobre o cumprimentos dos requisitos de descarga de contaminantes nas ETAR referenciadas.

 

A Quercus apela ao governo para que faça deste assunto uma prioridade nacional sob pena da região do Porto poder vir a ser afectada na sua imagem tanto a nível nacional como internacional.

 

Obs.:

A água em Portugal e em muitos dos países latinos é de qualidade duvidosa, especialmente em anos de seca e onde a agricultura é intensiva/convencional devido ao uso dos pesticidas. Também se encontram fármacos na água, metais pesados e outras substâncias que nada de natural têm e se encontr na água, engarrafada ou na torneira.  Também em terra, seja a fruta, seja os legumes ou mesmo a carne contêm cada vez mais metais pesados que só pioram as inúmeras doenças que proliferam na actual civilização.

Outra preocupação, em Portugal e Espanha, durante décadas foram despejados milhares de bidões contendo resíduos nucleares, no mar em frente à Galiza. Claro que mais tarde ou mais cedo os bidões no fundo do mar iriam começar a derramar a radioactividade, a qual vai contaminar a água dos banhistas, o peixe e toda a vida marinha, seja em Espanha seja em Portugal.

Para piorar o quadro, a insensatez humana tem andado a espalhar rastos químicos por cima das praias e no mar da Península Ibérica.

 

Um bom filtro, ajuda a despoluir em casa a água que bebemos.

 Foto: eau.source.com

 

 

Temas relacionados:

Água: Pertence a todos e é saúde

Cancerígeno: Herbicida mais vendido em Portugal, já na água e nos alimentos

Partículas de plástico no sal

Beber água quente e seu efeito benéfico no organismo

Radioactividade: Japão (TEPCO) contamina o oceano e o ar

Come bacalhau? Sabia que...

Argila Bentonita: Benefícios e formas de usar

É bom beber água com limão?

Estudo: alimentos da agricultura convencional, muito contaminados com pesticidas

Confia na água que bebe?

Poluição em Portugal: Quase 7.000 mortes prematuras em 2013

 

Fonte:

Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.