BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
O medicamento para a pulverização bucal ou nasal Locabiosol (125 microgramas), indicado no tratamento de rinofaringites, vai ser retirado do mercado devido ao “risco de reações alérgicas graves”, segundo uma circular do Infarmed.
De acordo com a autoridade que regula o setor do medicamento em Portugal, esta decisão decorre do “risco de reações alérgicas graves”, além de uma “evidência limitada dos benefícios do medicamento”.
O Infarmed esclareceu que esta é uma decisão para ser aplicada em todos os Estados membros da União Europeia.
A data efetiva da retirada do mercado em Portugal será comunicada até ao final do mês de abril.
Em fevereiro, o Infarmed tinha recomendado a retirada do mercado dos produtos que contêm o antibiótico de uso local fusafungina (Locabiosol), usado nomeadamente em amigdalites ou sinusites.
“Em Portugal encontra-se comercializado o medicamento Locabiosol 125 microgramas, solução para pulverização bucal ou nasal, indicado no tratamento local das afeções das vias aéreas superiores”, refere uma nota divulgada no site do Infarmed - Autoridade do Medicamento em Portugal.
A recomendação da retirada do mercado surge na sequência de uma revisão de segurança do Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância do regulador europeu, que avaliou os riscos de reações alérgicas graves em doentes a usar fusafungina, concluindo que os benefícios do medicamento não são superiores aos riscos.
“A maioria das reações alérgicas graves ocorreu logo após o uso do medicamento e incluíram broncospasmo. Apesar destas reações serem raras, podem ser fatais e não foram identificadas medidas que pudessem minimizar significativamente este risco”, acrescenta a Autoridade do Medicamento no seu comunicado de divulgação da posição do comité de avaliação europeu.
Efeitos secundários possíveis
Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestam em todas as pessoas.
Muito frequentes:
A posologia normal de Locabiosol 125 microgramas pode causar picadas e, ocasionalmente, irritação local.
Os seguintes efeitos indesejáveis são:
Muito frequentes:
espirros, gosto desagradável na boca, olhos congestionados.
Frequentes:
nariz seco, garganta seca, irritação na garganta, tosse, náuseas.
Frequência desconhecida:
vómitos.
Os efeitos indesejáveis reportados mais comuns são as reações locais, no local da aplicação:
inchaço dos lábios, boca, língua e garganta (edema), erupção na pele, prurido ou urticária, diminuição temporária das vias respiratórias (asma, bronospasmo).
Em casos muito raros, pode ocorrer choque anafilático:
Esta é uma reação alérgica grave, muitas vezes põem a vida em risco, e pode ser tratada com adrenalina.
Os sintomas podem incluir:
respiração ruidosa, dificuldade em respirar, pulso rápido e fraco, pressão arterial baixa (isto é desmaios, tonturas), pele com tom azulado.
Nota:
Mais um fármaco de efeito placebo porém com muitos efeitos secundários que até podem ser fatais!
Isto é o que dá confiar nos estudos e propaganda farmacêutica dos próprios laboratórios que produzem estes fármacos. Mais tarde, após a droga farmacêutica ter sido vendida ao consumidor, doente ou não, chega-se à conclusão que ela é afinal um perigo para a saúde pública.
Fontes:
sapo
Infarmed
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.