BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Infarmed mandou retirar do mercado medicamento indicado para o tratamento de rinofaringites. Em causa o “risco de reações alérgicas graves”, além de uma “evidência limitada dos benefícios do medicamento”.
 

O medicamento para a pulverização bucal ou nasal Locabiosol (125 microgramas), indicado no tratamento de rinofaringites, vai ser retirado do mercado devido ao “risco de reações alérgicas graves”, segundo uma circular do Infarmed.

De acordo com a autoridade que regula o setor do medicamento em Portugal, esta decisão decorre do “risco de reações alérgicas graves”, além de uma “evidência limitada dos benefícios do medicamento”.

O Infarmed esclareceu que esta é uma decisão para ser aplicada em todos os Estados membros da União Europeia.

A data efetiva da retirada do mercado em Portugal será comunicada até ao final do mês de abril.

Em fevereiro, o Infarmed tinha recomendado a retirada do mercado dos produtos que contêm o antibiótico de uso local fusafungina (Locabiosol), usado nomeadamente em amigdalites ou sinusites.

“Em Portugal encontra-se comercializado o medicamento Locabiosol 125 microgramas, solução para pulverização bucal ou nasal, indicado no tratamento local das afeções das vias aéreas superiores”, refere uma nota divulgada no site do Infarmed - Autoridade do Medicamento em Portugal.

A recomendação da retirada do mercado surge na sequência de uma revisão de segurança do Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância do regulador europeu, que avaliou os riscos de reações alérgicas graves em doentes a usar fusafungina, concluindo que os benefícios do medicamento não são superiores aos riscos.

“A maioria das reações alérgicas graves ocorreu logo após o uso do medicamento e incluíram broncospasmo. Apesar destas reações serem raras, podem ser fatais e não foram identificadas medidas que pudessem minimizar significativamente este risco”, acrescenta a Autoridade do Medicamento no seu comunicado de divulgação da posição do comité de avaliação europeu.

 

Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestam em todas as pessoas. 

Muito frequentes:

 A posologia normal de Locabiosol 125 microgramas pode causar picadas e, ocasionalmente, irritação local.

 

Os seguintes efeitos indesejáveis são:

Muito frequentes:

espirros, gosto desagradável na boca, olhos congestionados.

Frequentes:

nariz seco, garganta seca, irritação na garganta, tosse, náuseas.

Frequência desconhecida:

vómitos

 

Os efeitos indesejáveis reportados mais comuns são as reações locais, no local da aplicação:

inchaço dos lábios, boca, língua e garganta (edema), erupção na pele, prurido ou urticária, diminuição temporária das vias respiratórias (asma, bronospasmo).

Em casos muito raros, pode ocorrer choque anafilático:

Esta é uma reação alérgica grave, muitas vezes põem a vida em risco, e pode ser tratada com adrenalina.

Os sintomas podem incluir:

respiração ruidosa, dificuldade em respirar, pulso rápido e fraco, pressão arterial baixa (isto é desmaios, tonturas), pele com tom azulado.

 

Nota:

Mais um fármaco de efeito placebo porém com muitos efeitos secundários que até podem ser fatais! 

Isto é o que dá confiar nos estudos e propaganda farmacêutica dos próprios laboratórios que produzem estes fármacos. Mais tarde, após a droga farmacêutica ter sido vendida ao consumidor, doente ou não, chega-se à conclusão que ela é afinal um perigo para a saúde pública. 

 

Fontes:

sapo

Infarmed

 

 

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




3 comentários

De Máfia Farmacêutica a 20.04.2016 às 12:00

A conclusão consta do relatório final do Comité Científico Especializado Temporário (CSST) criado pela Agência Nacional da Segurança do Medicamento francesa, na sequência do acidente, ocorrido a 17 de janeiro, e que culminou na morte de um dos voluntários e sequelas neurológicas severas em outras cinco pessoas.

O documento, elaborado por uma comissão externa de peritos, ressalva que "a toxicidade própria da molécula" da BIAL portuguesa conjugada com estruturas celulares da pessoa é "a hipótese mais verosímil" para justificar a morte.


Tratava-se do primeiro teste humano ao "Bia 10-2474", fármaco experimental para aliviar dores neurológicas.

Segundo o jornal francês "Le Monde", o documento aponta críticas diretas ao laboratório português e ao laboratório francês Biotrial. Apesar de a brochura, sobre o medicamento, conter "um grande número de erros" e "imprecisões", "os dados transmitidos não incluem informações, nomeadamente no plano toxicológico, de modo a fazer crer um risco particular, após uma primeira administração".

De Anónimo a 03.05.2018 às 12:22

O que são as mentiras das Farmacêuticas...
Tenho "anginas" desde criança, usei durante anos o medicamento locabiosol, evitando muitas vezes a progressão da doença para situações em que fosse necessário tomar antibióticos mais fortes e agressivos - nunca tive reações alérgicas ao mesmo.
Agora mau gosto na boca são reações alérgicas? A ponto de tirar um eficaz medicamento do mercado? Da próxima vez que se iniciarem os sintomas das "anginas" só me resta tomar os tais antibióticos que a industria diz querer reduzir consumos.

De Anónimo a 09.03.2019 às 14:17

Parece que não existe alternativa a esse spray
Existe propolis para garganta e propolis para nariz...

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.