BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Chá de boldo para auxiliar a digestão, de camomila para acalmar o corpo e facilitar o sono.

Estes são exemplos, que fazem parte da sabedoria popular, de plantas medicinais que podem ser usadas para mal-estares do cotidiano/quotidiano.

Foto: tatoobilde

 

Mas também é bem sabido que, além destes pequenos males e sintomas, as plantas medicinais e os fitoterápicos - medicamentos que têm a planta medicinal como matéria-prima - podem ser de grande ajuda no tratamento de diversas doenças.

Desde 2012, o Ministério da Saúde tem apoiado projectos da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, suprindo pesquisadores e empresas interessadas com recursos financeiros para colocar os fitoterápicos à disposição da população. Só em 2015, 12 projectos receberam R$ 3,4 milhões para implementação na compra de insumos, materiais de consumo, contratação de pessoal e capacitação de profissionais.

Foto: Carolina Kffuri. Recentemente pesquisadores brasileiros catalogaram 26 plantas usadas pelos indígenas contra a malária que eram desconhecidas da ciência. 

 

"Esses medicamentos já possuem um amplo uso pela população e a política procura incentivar o uso racional deles. É muito importante ampliar os projectos que apoiem o desenvolvimento tendo em vista que o Ministério da Saúde possui uma política de plantas medicinais e fitoterápicas instituída, que neste ano ela completa 10 anos de sua publicação, e um programa nacional para o assunto. É importante apoiar tanto financeiramente como através de capacitações de apoio técnico para execução das políticas em âmbito local," explicou Noêmia Tavares, coordenadora da Assistência Farmacêutica Básica do Ministério da Saúde.

As prefeituras podem se tornar incentivadoras da política, coordenando os recursos e as políticas públicas voltadas ao uso das plantas medicinais e fitoterápicos. Veja a seguir dois exemplos desse tipo de acção.

Outros exemplos de plantas medicinais que estão sendo "adoptadas" pelos cientistas são a moringa, ou acácia-branca, tida como uma "planta milagrosa", e o pequi, capaz de prevenir e regredir o câncer/cancro. 


Toledo

Em Toledo, no Paraná, desde 2012, um projecto subsidiado pelo Ministério da Saúde busca incentivar o uso dos medicamentos naturais como substituto ou complemento aos medicamentos sintéticos.

"Hoje já temos mais de 140 pacientes que fazem uso desta opção terapêutica no ambiente do Sistema único de Saúde (SUS). Percebemos que muitos dos pacientes que vêm às unidades de saúde não precisam receber uma carga de medicamentos pesados. Sabemos que a qualidade de vida deles pode melhorar com o uso de fitoterápicos e que ele não vai ter tantos efeitos colaterais", explica Elenir Rudek, farmacêutica responsável pelo programa no município.

Os fitoterápicos são utilizados em diversos tratamentos, como hipertensão, diabetes, saúde mental e tratamento de feridas.

"Um exemplo que temos usado no município é a passiflora no tratamento da ansiedade em adultos e crianças maiores de 12 anos. Temos visto um excelente resultado em pessoas nos primeiros estágios de depressão e nos adolescentes. A espinheira santa, para tratar gastrite, substituindo medicamentos que podem trazer consequências no futuro, também tem sido destaque", completa Elenir.

 

Ajuricaba

A cidade de Ajuricaba, no Rio Grande de Sul, acabou de receber a verba do edital e vai iniciar o projeto em 2016.

"O projecto prevê dois eixos principais, que são a dispensação de medicamentos fitoterápicos no SUS e a capacitação, que prevê bolsas de pós-graduação em fitoterapia para médicos e a formação da sociedade, que deve acontecer em 12 encontros e formar 420 pessoas. Ainda disponibilizaremos algumas mudas de ervas medicinais para a população, entre elas, está a alcachofra, alecrim, calêndula, camomila, cavalinha entre outros", explica Luís Fernando Nunes, farmacêutico coordenador do programa.

 

Obs.:

Existem aprox. 250.000 plantas medicinais no planeta, na sua larga maioria desconhecidas da ciência oficial. Ainda que a maioria da população mundial tenha esquecido os conhecimentos e sabedoria ancestral, ainda subsistem umas poucas tribos ou pequenos grupos de pessoas que não esqueceram esta sabedoria ancestral. A Ciência Iniciática também não esqueceu o relevante e conhece todas estas plantas.

A enorme vantagem destas plantas medicinais são na sua maior parte, plantas baratas, eficazes e sem efeitos secundários e adversos.

 

Temas relacionados:

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

Acácia-branca ou Moringa: Planta medicinal fantástica

A alcachofra e seus benefícios

Alimentos que ajudam na azia e/ou refluxo

A alfazema e seus benefícios

Ignorância: A ciência desconhece 99% dos micróbios em nosso corpo

O sono e os chás / tisanas

Valor nutricional do cânhamo

Sabia que existe uma maneira já antiga de deixar de fumar em pouco tempo?

Cravo-da-índia: 11 benefícios

Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios

Cebolinho: 16 benefícios para a saúde

27 antibióticos naturais

Beldroega: Conhece os benefícios desta planta para a saúde?

 

Fontes:

Diário da Saúde

n-tv

Pravda-TV

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



1 comentário

De Maria S. a 20.09.2017 às 08:29

Há que tempos que eu não compro rigorosamente nada da farmácia. Lá só se vendem produtos placebos e com efeitos secundários e os poucos que lá prestam têm sempre efeitos secundários na mesma.
Vacinas nunca tomei e nunca vou tomar, não funcionam e ainda chegam a morrer pessoas vacinadas.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.