BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Muita gente gosta da pipoca. Sabia que ela é o primeira (segundo consta) merenda/lanche dos seres humanos, consumido nos últimos 5 mil anos? O milho era um alimento básico dos nativos das Américas, e se espalhou pelo mundo. 

Imagem: favin.com

 

Composição da pipoca
Apresenta altas concentrações de minerais como zinco, manganês, magnésio e fósforo;
Rico em vitaminas B3 e B6:
Abundância de polifenois, potentes antioxidantes que neutralizam os radicais livres, os causadores das doenças degenerativas e envelhecimento. Sua concentração de polifenois é maior do que em algumas frutas, chocolate e amêndoas.

 

Benefícios da pipoca


Ajuda no emagrecimento

– por ser rica em fibras e ter poucas calorias. Além disso, melhora o trânsito intestinal, o que ajuda evitar a obstipação/constipação, que também compromete o peso.


Regula a glicemia

– quando se ingere quantidade substancial de fibras, isso facilita a regulação de glicemia, pois causa um melhor manejo da qualidade de insulina liberada.


Melhora a digestão

– pela quantidade de fibra, estimula a musculatura do trato digestivo e produção de suco gástrico.


Reduz os níveis de colesterol.

A pipoca, por conter o endosperma, germe e farelo de fibra, retira da parede dos seus vasos sanguíneos e artérias o excesso de colesterol, ajudando a melhorar os seus níveis. Outras pesquisas mostram que consumir pipoca ajuda a regular a glicemia, previne osteoporose e protege contra o cancro/câncer.

 

Como prepará-la?
Evite a pipoca de micro-ondas. O pacote desse tipo de pipoca tem diversas substâncias desfavoráveis, como ácido perfluorooctanóico (PFOA), que está correlacionado com o Distúrbio de atenção, hiperactividade em crianças, comprometimento de tiróide/tireoide, cancro e outras doenças degenerativas e nascimento de crianças de baixo peso.

Outro problema é o uso de óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados, que como já é sobejamente conhecido geram gorduras trans.Preferível óleo de coco ou um bom azeite (de oliva).

Porque as pipocas estouram?
O grão de pipoca contém água em seu interior. Aquecida na panela, essa água se expande, tendendo a se transformar em vapor. No ponto certo, rompe a casca do grão e o vira ao avesso

 

Milho de pipoca é transgénico ou até mesmo OGM?
O aprimoramento genético através  dos laboratórios desenvolveu variedades modernas de milho-pipoca, um cultivo semelhante ao do milho comum, porém menos produtivo e menos saudável. Felizmente, boa parte do milho de pipoca não é transgénica nem de OGM, mas fique também atento ao milho que possa ter pesticidas. Uma dica é evitar as marcas mais baratas. Prefira milho de cultivo biológico ou de um produtor de sua confiança!

 

Bom apetite!

 

Temas relacionados:

Azeite; Óleo de coco

Nativos da Amazónia têm as artérias mais saudáveis do mundo

Tremoço: Sabia que...

Mapa: o perfil do cultivo de transgénicos em Portugal

Monsanto revela que milho transgénico pode fazer mal à saúde

O óleo de coco, 10 benefícios

Descontrolado, milho transgénico na tradicional broa portuguesa

 

Fontes:

Cura pelas Plantas

Dr. Rondó

Fitoterapia

Naturopatia

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.