BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Probióticos protegem os ossos e diminuiem a osteoporose
Foto: ellerepublic.
Pesquisadores da Universidade de Göteborg - Suécia, comprovaram pela primeira vez a nível mundial, em Junho de 2018, que os probióticos, remédios naturais com bactérias benéficas à saúde, podem ser usados como uma terapêutica para reforçar os ossos e até mesmo quando já há osteoporose diminui-la.
Em um experimento/experiência envolvendo mulheres na terceira idade, aquelas que receberam probióticos apresentaram apenas metade da perda óssea em comparação com as mulheres que receberam um placebo, i.e. as mulheres que ingeriram o probiótico reduziram a osteoporose em metade e por conseguinte aumentarm a densiadade óssea, já as mulheres que ingeriam o placebo continuaram a perder massa óssea. A pesquisa abre as portas para uma nova maneira de prevenir fracturas entre os idosos.
Esta é a primeira vez que se demonstra que é possível reduzir tanto a perda óssea nos pacientes de maior risco por meio de um tratamento com bactérias promotoras da saúde - os probióticos são conhecidos há bastante tempo como benéficos para uma série de outras condições.
Estudo, duplo cego randomizado
O estudo envolveu 90 mulheres idosas, com 76 anos de idade em média, que ingeriram um pó todos os dias, durante 1 ano inteiro. Um método aleatório determinou quais as mulheres receberiam o tratamento activo com as bactérias Lactobacillus reuteri e outras receberiam pó sem bactérias. Nem os pesquisadores e nem as mulheres sabiam quem recebeu o pó activo durante o estudo.
"Quando terminamos o estudo, após 1 ano, medimos a perda óssea das mulheres na parte inferior das pernas com uma tomografia computadorizada e comparamos com as medidas que fizemos quando o estudo começou.
Outro factor positivo foi que o tratamento foi bem tolerado e não houve diferença de efeitos colaterais entre o grupo que recebeu o placebo e o grupo que recebeu o probiótico.
Já em 2004, outro estudo com 20 mulheres e a bactéria L. helveticus (probiótico), comprovou que ela melhorava a qualidade óssea.
Temas relacionados:
- Toma antidepressivos? Então saiba que...
- Cânhamo acelera a regeneração óssea
- Canábis: O óleo CBD e seus benefícios na saúde
- Consolda-Maior, conhece esta planta medicinal?
- Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios
- Flora intestinal: Relevante na dieta e no emagrecimento
- Estudos: Início da intolerância ao glúten em crianças melhora com probióticos
- Bactérias intestinais: Protecção contra alergias
- Estes alimentos apoiam positivamente os seus intestinos
- Kimchi: Alimento natural e seus vários benefícios
- Bebida rejuvélac: Probiótico natural
- Combucha: o que é, para que serve e como preparar
- A beterraba; Benefícios e receita
- Beterraba fermentada: Benefícios para a saúde
- Prebióticos e probióticos: Tantos benefícios
- Intestinos: A relevância do bom funcionamento
Fontes:
Anna G. Nilsson
Diário da Saúde
Fredrik Bäckhed
Journal of Internal Medicine
M. Narva
Mattias Lorentzon
Probiótcos, só benefícios
R. Korpela
R. Nevala
T. Poussa
Universidade de Gotemburgo
Zentrum der Gesundheit
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.