BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Probióticos protegem os ossos e diminuiem a osteoporose

Foto: ellerepublic.

 

Pesquisadores da Universidade de Göteborg - Suécia, comprovaram pela primeira vez a nível mundial, em Junho de 2018, que os probióticos, remédios naturais com bactérias benéficas à saúde, podem ser usados como uma terapêutica para reforçar os ossos e até mesmo quando já há osteoporose diminui-la.

Em um experimento/experiência envolvendo mulheres na terceira idade, aquelas que receberam probióticos apresentaram apenas metade da perda óssea em comparação com as mulheres que receberam um placebo, i.e. as mulheres que ingeriram o probiótico reduziram a osteoporose em metade e por conseguinte aumentarm a densiadade óssea, já as mulheres que ingeriam o placebo continuaram a perder massa óssea. A pesquisa abre as portas para uma nova maneira de prevenir fracturas entre os idosos.

Esta é a primeira vez que se demonstra que é possível reduzir tanto a perda óssea nos pacientes de maior risco por meio de um tratamento com bactérias promotoras da saúde - os probióticos são conhecidos há bastante tempo como benéficos para uma série de outras condições.


Estudo, duplo cego randomizado

O estudo envolveu 90 mulheres idosas, com 76 anos de idade em média, que ingeriram um pó todos os dias, durante 1 ano inteiro. Um método aleatório determinou quais as mulheres receberiam o tratamento activo com as bactérias Lactobacillus reuteri e outras receberiam pó sem bactérias. Nem os pesquisadores e nem as mulheres sabiam quem recebeu o pó activo durante o estudo.

"Quando terminamos o estudo, após 1 ano, medimos a perda óssea das mulheres na parte inferior das pernas com uma tomografia computadorizada e comparamos com as medidas que fizemos quando o estudo começou. 

Outro factor positivo foi que o tratamento foi bem tolerado e não houve diferença de efeitos colaterais entre o grupo que recebeu o placebo e o grupo que recebeu o probiótico.

Já em 2004, outro estudo com 20 mulheres e a bactéria L. helveticus (probiótico), comprovou que ela melhorava a qualidade óssea.

 

Temas relacionados:

Toma antidepressivos? Então saiba que...

Cânhamo acelera a regeneração óssea

Canábis: O óleo CBD e seus benefícios na saúde

Alimentos ricos em cálcio

Consolda-Maior, conhece esta planta medicinal?

Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios

Flora intestinal: Relevante na dieta e no emagrecimento

Estudos: Início da intolerância ao glúten em crianças melhora com probióticos

Bactérias intestinais: Protecção contra alergias

Estes alimentos apoiam positivamente os seus intestinos

Kimchi: Alimento natural e seus vários benefícios

Bebida rejuvélac: Probiótico natural

Combucha: o que é, para que serve e como preparar

A beterraba; Benefícios e receita

Beterraba fermentada: Benefícios para a saúde

Prebióticos e probióticos: Tantos benefícios

Intestinos: A relevância do bom funcionamento

 

Fontes:

Anna G. Nilsson

Diário da Saúde

Fredrik Bäckhed

Journal of Internal Medicine

M. Narva

Mattias Lorentzon

Probiótcos, só benefícios

R. Korpela

R. Nevala

T. Poussa

Universidade de Gotemburgo

Zentrum der Gesundheit

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




2 comentários

De Anónimo a 19.07.2018 às 14:02

Pq os médicos convencionais não falam disto? Ah pois, pq são apenas uns vendedores de drogas e só pensam em receber as comissões.

De Anónimo a 19.07.2018 às 18:26

Coitada da ciência médica que anda sempre atrasada, a Naturologia há séculos e séculos que sabe da enorme importância do intestino para a saúde, é como a canalização em casa que quando não está em boas condições dá uma grande dor de cabeça.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens




Sondagem

Confia na ciência-médica?
 
pollcode.com free polls


Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT