BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
USP e Embrapa comprovaram o truque que todas as avós já sabiam: é importante deixar o feijão de molho antes de cozinhar !
Sua avó provavelmente já deve ter falado para você que é importante deixar o feijão de molho antes de ir para a panela. Essa prática era muito usada para eliminar substâncias do grão que poderiam causar gases. Bom, se você estava pensando em deixar para as gerações antigas esse hábito, talvez seja hora de repensar a decisão, pois esse truque foi comprovado cientificamente.
Um estudo feito pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo e da Embrapa Arroz e Feijão descobriu que ao deixar o feijão de molho por um período entre 8 e 12 horas, é possível acelerar o processo de cozimento, pois os grãos já estarão hidratados, e também ocorre a eliminação de propriedades antinutricionais, que ficam dissolvidas na água. Por isso, é importante descartar a água que serviu para deixar de molho.
Entre essas substâncias eliminadas, estão a rafinose e a estaquiose, tipos de oligossacarídeos que causam desconforto intestinal ao serem fermentados no intestino. Se ingeridas, o resultado são gases e flatulência. E não para por aí: reduzindo a quantidade de elementos antinutricionais, o organismo consegue assimilar mais facilmente alguns nutrientes, como proteínas e minerais.
Obs.:
Eu chego a deixar de molho entre 3 a 5 dias, seja o feijão, os grãos, as leguminosas menos a quinoa. A quinoa deixo no máximo 2 dias.
É importante mudar a água várias vezes. Dessa maneira se vai retirando algum ácido fítico que é prejudicial aos ossos e dentes, aumenta a ansiedade, a artrite, diabetes e altera a tiróide.
Temas relacionados:
- Os grãos, nozes e leguminosas e o impacto na saúde dos dentes e ossos
- Bórax/Boro/Borato de sódio: Uso medicinal alternativo
- A irradiação nos alimentos que come
- Os milagres do trigo sarraceno - não tem glúten
- Estes alimentos apoiam positivamente os seus intestinos
Fonte:
Minha Vida
Zentrum der Gesundheit
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.