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Para aumentar sua inteligência, uma das melhores opções que se pode fazer é comer mais alimentos integrais não processados. Alimentos de verdade estão cheios de vitaminas, minerais, anti-oxidantes e inúmeros outros fitoquímicos que nutrem suas células cerebrais (e até mesmo criam novas células).

Imagem: taringa

 

Considere isso: pessoas que comem muitos legumes e frutas biológicos (cerca de 1,6 xícaras/chávenas ou 400 gramas) por dia têm um melhor desempenho em testes cognitivos, enquanto aqueles que consomem muito açúcar têm 1,5 vezes mais chances/hipóteses de desenvolver comprometimento cognitivo leve do que aqueles que não o fazem.

Portanto, ao escolher seus alimentos, lembre-se de que não é apenas uma questão de quantas calorias eles contêm e se podem ou não torná-lo “gordo” — é uma questão de escolher aqueles que contêm os nutrientes para dar apoio a uma saúde otimizada, incluindo a do cérebro.

 

Os 7 Melhores Alimentos para seu Cérebro:


Açafrão

O açafrão é um tempero amarelo usado frequentemente no curry que contém a antioxidante anti-inflamatória curcumina. A curcumina é capaz de atravessar a barreira hemato-encefálica, o que é uma das razões pelas quais ela é um promissor agente neuroprotector em uma ampla variedade de distúrbios neurológicos.

Pesquisa demonstrou que a curcumina pode ajudar a inibir o acúmulo de beta-amiloides destrutivos no cérebro de pacientes com Alzheimer, bem como a quebra de placas existentes. A curcumina também demonstrou estimular a memória e estimular a produção de novas células cerebrais, um processo conhecido como neurogênese.

Uma notável pesquisa com animais também sugeriu que outro composto bio-activo da cúrcuma, chamado turmerona aromática, pode aumentar o crescimento de células-tronco neurais no cérebro em até 80% em determinadas concentrações. Células-tronco neurais diferenciam-se em neurônios e desempenham um papel importante na autorreparação.

Os resultados sugerem que a turmerona aromática pode ajudar na recuperação da função cerebral em doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e AVC (desde que o efeito também se aplique aos humanos).

Um conselho sábio… alguns pós de curry podem conter muito pouca curcumina em comparação com o pó de açafrão sem outros ingredientes, então opte pelo último para melhores benefícios para a saúde.

 

Brócolis/brócolos e Couve-flor

Os brócolis/brócolos e a couve-flor são boas fontes de colina, uma vitamina B conhecida por seu papel no desenvolvimento do cérebro.

A ingestão de colina durante a gravidez “sobrecarregou” a actividade cerebral de animais no útero, indicando que pode aumentar a função cognitiva, melhorar o aprendizado e a memória, e até diminuir o declínio da memória relacionada ao envelhecimento e a vulnerabilidade do cérebro a toxinas durante a infância, além de conferir proteção mais tarde na vida. Ovos é outra fonte alimentar de colina.

Os brócolis/brócolos também oferecem benefícios adicionais, incluindo o flavonoide anti-inflamatório kaempferol e trêsfitonutrientes glucosinolados que trabalham juntos para apoiar os processos de desintoxicação do seu corpo.

 

Nozes

As nozes são boas fontes de origem vegetal de gorduras ômega-3, fitoesterois naturais e antioxidantes, e têm demonstrado ser capazes de reverter o envelhecimento cerebral em ratos idosos. 

As nozes contêm uma série de outros compostos neuro-protectores, incluindo vitamina E, folato, melatonina , e antioxidantes que fornecem ainda mais benefícios para o cérebro. Pesquisa demonstrou que o consumo de nozes pode dar suporte à saúde do cérebro aumentando o raciocínio inferencial em adultos jovens, por exemplo.

Outro estudo descobriu que o consumo de alimentos altamente anti-oxidantes, como as nozes, “pode diminuir a vulnerabilidade aumentada ao estresse oxidativo que ocorre conforme se envelhece”, “aumenta a saúde” e também “melhora as funções cognitivas e motoras conforme se envelhece”.


Aipo

O aipo é uma rica fonte de luteolina, um composto vegetal que pode acalmar a inflamação no cérebro, que é a principal causa da neurodegeneração. A luteolina também tem sido associada a menores taxas de perda de memória relacionada ao envelhecimento em ratos, e ratos idosos alimentados com uma dieta suplementada com luteolina tiveram uma pontuação melhor em tarefas de aprendizagem e memória. Além de aipo, pimentas e cenouras também são boas fontes de luteolina.


Óleo de Coco

O principal combustível que seu cérebro precisa para energia é a glicose. No entanto, seu cérebro é capaz de funcionar com mais de um tipo de combustível, sendo um deles as cetonas (corpos cetônicos) ou cetoácidos. As cetonas são o que o seu corpo produz quando converte gordura (ao contrário de glicose) em energia.

Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) encontrados no óleo de coco são uma óptima fonte de corpos cetônicos, porque o óleo de coco é cerca de 66% de TCMs. Triglicerídeos de cadeia média vão diretamente para o fígado, que naturalmente converte o óleo em cetonas.

Seu fígado, então, libera/liberta imediatamente as cetonas na corrente sanguínea, onde são transportadas para o cérebro para serem prontamente usadas como combustível. Embora seu cérebro esteja bem feliz em usar só a glicose, há evidências sugerindo que os corpos cetônicos podem realmente ajudar a restaurar e renovar os neurônios e a função nervosa no seu cérebro, mesmo depois que o dano tenha se instalado.

Os níveis terapêuticos de MCTs foram estudados a 20 gramas por dia. Segundo pesquisa da Dra. Mary Newport, pouco mais de 2 colheres de sopa de óleo de coco (cerca de 35 ml ou 7 colheres de chá) forneceria o equivalente a 20 gramas de TCM, indicado como uma medida preventiva contra doenças neurológicas degenerativas ou como um tratamento para um caso que já está estabelecido.


Mirtilos

Os anti-oxidantes e outros fitoquímicos nos mirtilos têm sido associados a melhorias na aprendizagem, pensamento e memória, juntamente com reduções no estresse oxidativo neurodegenerativo. Eles também são relativamente baixos em frutose em comparação com outras frutas, tornando-os uma das frutas mais saudáveis disponíveis.

Os mirtilos silvestres, que possuem um elevado conteúdo de antocianina e antioxidante, são conhecidos por proteger contra a doença de Alzheimer e outras doenças neurológicas.

Foi demonstrado que os mirtilos selvagens reduzem alguns dos efeitos de uma dieta ruim (como a inflamação sistêmica causada pela pressão alta). Em um estudo recente com animais, os mirtilos silvestres reduziram os efeitos pró-inflamatórios de uma dieta ruim, bem como preveniram a pressão alta, o que também seria benéfico para a saúde do cérebro.

 

Óleo de pinhões de cedro siberiano 

Os componentes proteicos do óleo contém 14 aminoácidos, vitaminas A, B, D, E e F. O óleo e as nozes de cedro são muito mais ricas em vitamina F do que qualquer óleo de peixe. Para além disto contém 19 oligoelementos. Ainda contém os seguintes benefícios: 

+ O banho de óleo nos olhos funciona como regenerador.

+ Combate o colesterol.

+ Ajuda a clarear a mente.

+ Harmoniza o sistema nervoso.

+ Equilibra o docha/dosha Vata.

+ Ajuda no desempenho sexual.

+ Debela a gastrite.

+ Ajuda na úlcera de estômago e duodeno.

+ Combate as neuropatias.

+ Combate as dores de cabeça frequentes.

+ Combate a insónia e a falta de sono.

+ Ajuda nas crises nervosas.

+ Combate o cansaço e fadiga crónica.

+ Ajuda a manter o bom funcionamento cerebral.


Sua Preferência por Doces Está Matando Seu Cérebro?
À medida que você exagera em açúcares e grãos, seu cérebro fica sobrecarregado com os níveis consistentemente altos de glicose e insulina que diminuem sua sinalização de insulina, levando a prejuízos nas suas habilidades de pensamento e memória, causando dano cerebral permanente.

 

Além disso, quando seu fígado está ocupado processando frutose (que ele transforma em gordura), isso dificulta seriamente a sua capacidade de produzir colesterol, um bloco de construção essencial do seu cérebro que é crucial para a função cerebral ideal. De facto, evidências crescentes apoiam a noção de que reduzir significativamente o consumo de frutose é um passo muito importante na prevenção da doença de Alzheimer.

 

Além disso, todos nós criamos algo chamado zonulina no intestino em resposta ao glúten. As proteínas do glúten, encontradas no trigo, cevada e centeio, tornam seu intestino mais permeável, o que permite que proteínas não digeridas e conteúdos intestinais como bactérias que de outra forma teriam sido eliminadas, entrem na corrente sanguínea. Isso, então, sensibiliza o sistema imunológico e promove inflamação e autoimunidade.

 

Uma vez que o glúten passe a regular a permeabilidade no seu intestino, ele torna-se “permeável” e todos os tipos de proteínas anteriormente excluídas — incluindo caseína e outras proteínas do leite — terão acesso directo à sua corrente sanguínea, passando então a desafiar a função do sistema imunológico, contribuindo para a perda da autotolerância, a própria definição de auto-imunidade.

Segundo o Dr. Perlmutter, muitas de nossas doenças actuais, incluindo doenças cerebrais, são causadas pelo facto de que estamos contaminando nosso sistema imunológico com proteínas às quais o sistema imunológico humano nunca antes foi exposto na história da humanidade.

 

Estratégias de Estilo de Vida para construir um Cérebro Saudável
Seu cérebro não é “programado” para encolher e falhar conforme você envelhece. Na verdade, você pode construir um cérebro maior e melhor fazendo escolhas inteligentes. Estratégias de estilo de vida que promovem a neurogênese e o crescimento das células cerebrais incluem os seguintes.

Todas essas estratégias têm como alvo uma via genética específica chamada BDNF ou factor neurotrófico derivado do cérebro, que promove o crescimento e a conectividade de células cerebrais, conforme demonstrado em exames de ressonância magnética.

 

+ Exercício. A actividade física produz mudanças bioquímicas que fortalecem e renovam não apenas o corpo, mas também o cérebro — especialmente as áreas associadas à memória e à aprendizagem.

+ Reduzir o consumo total de calorias, incluindo o jejum intermitente se você tem resistência à insulina.
+ Reduzir o consumo de carboidratos, incluindo açúcares e grãos.
+ Aumentar o consumo de gordura saudável. Gorduras benéficas para a saúde que seu corpo — e seu cérebro em particular — precisam para ter uma função optimizada incluem manteiga orgânica de leite cru, manteiga clarificada chamada de manteiga crua biológica orgânica vinda de animais alimentados naturalmente com grama, azeitonas, azeite virgem biológico e óleo de coco biológico, nozes como a noz-pecã e macadâmia, ovos biológicos e abacate, por exemplo.

 

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Fonte:

Mercola

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

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