BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Os portugueses consomem em demasia 4,4 vezes (440%) carne, ovos e peixe (carne marítima) do que o necessário, assim prejudicam a saúde, o ambiente e também o orçamento familiar, dizem os ambientalistas da Zero, defendendo que a opção são as leguminosas.

Num ano, "devíamos consumir em média 33 quilogramas do conjunto de carne, ovos e peixe e estamos a consumir muito acima disso, cerca de 178 quilogramas, portanto 145 quilogramas a mais", avançou a especialista da Zero, e realçou que, na saúde, "o excesso de proteína causa vários problemas, e não é de modo algum benéfico em termos ambientais".

No final deste Ano Internacional das Leguminosas, e numa época festiva "que tende a propiciar exageros de alimentação", a Zero analisou as recomendações da Direção Geral de Saúde para o consumo de carne, ovos e pescado e comparou com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre as quantidades destes produtos na alimentação dos portugueses.

 

Consumo de carne agrava emissões 

Também no consumo de carne, o impacto em termos de consumo de água é 100 vezes superior àquele que é necessário para produzir leguminosas, além de implicar mais emissões de metano, um gás com efeito de estufa que agrava as alterações climáticas. As leguminosas, como feijão, grão, lentilhas, favas ou ervilhas, fazem parte da dieta mediterrânica e da cultura gastronómica portuguesa, são, segundo a Zero, "uma excelente fonte de proteína e podem ser usadas como alternativa a este consumo de proteína animal".

Para o orçamento familiar, "fica mais caro [o uso de proteína animal], sabemos que a componente de proteína é das que acaba por ter mais peso" na despesa com a alimentação, especificou a especialista da Zero.

 

Assim, "estamos a desperdiçar dinheiro, estamos a consumir proteína que nos está a fazer mal, está a fazer mal ao ambiente e está a retirar-nos recursos financeiros", resumiu.

A Zero listou algumas mudanças que podem fazer a diferença e facilitar a mudança para o consumo de leguminosas, começando por uma alteração das políticas públicas, embora exista um plano para uma alimentação saudável, "que é importante", e a Direção Geral de Saúde tenha vindo a fazer um "trabalho interessante" nesta área. Na lista de propostas da Zero está o trabalho com as escolas, nomeadamente nas cantinas, para que as porções servidas respeitem o princípio das leguminosas e haja maior disponibilidade de refeições de base vegetariana.

 

Além disso convém mencionar, a carne de hoje em dia é de má qualidade quando comparada com a carne de há 100 anos, está repleta de químicos que não deveriam lá estar, toxinas, vacinas, antibióticos, pesticidas e fármacos. O país tem de importar carne, carne essa que terá de ser paga em divisas, divisas essas que desequilibram a balança comercial.

Por vários motivos existem cada vez mais portugueses a deixarem de comer carne, o que faz com que a média de alguns portugueses seja de cinco (ou mais) vezes a consumir em excesso de proteína animal.

 

Temas relacionados:

OMS: a carne é tão perigosa como o tabaco

Estudo: dieta vegetariana pode diminuir o risco de cancro em 43%

Ovelha de laboratório e que era luminosa à noite foi parar por "lapso" ao circuito comercial da carne

Tem dores?

Cáries e doenças bucais: Como tratar e evitar facilmente

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




1 comentário

De provegetarian a 01.09.2017 às 22:07

sou lacto vegetariano há 27 anos, e olha ainda estou vivo! Sim,precisamos mais restaurantes vegetarianos,mas com preços mais accesível e menus melhores,e com menos produtos de soja porfavor! Porque não há refeiçoes vegetarianas decentes nos shoppings e centros commerciais ? Estou farto passar fome quando saio de casa neste país!

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.