BIO!

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Divulgamos a carta que a OM dirigiu ao Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, alertando para a necessidade de reforçar a intervenção do Ministério no Conselho Consultivo para as Terapêuticas Não Convencionais (CCTNC) no sentido de que as decisões que esta possa tomar não deixem de defender a imprescindibilidade de garantias de qualidade e segurança no que diz respeito ao exercício técnico das profissões em causa, o rigor, imparcialidade e isenção que os estudos, pareceres, e propostas do dito Conselho têm de ter em prol da saúde dos utentes e em defesa do interesse público. (...)

(...) A razão que nos leva, neste momento, a interpelar V.Exª diz respeito ao funcionamento do CCTNC e às delicadas matérias que estão a ser discutidas no seu âmbito. Concretizando: 1 - Surpreendentemente, ou talvez não (...), a preocupação major do CCTNC tem sido , à presente data, a defesa da isenção da tributação de IVA para as TNC. (...) Relativamente ao primeiro ponto, a Ordem dos Médicos tem vindo a defender que não deve caber ao CCTNC tomar posição sobre šžŽœ(...) devendo restringir as suas competências (...) e elaboração de estudos sobre matérias relacionadas com as competências (...)

Aqui são de relevância as seguintes 7 questões:

- O que tem a OM a ver com o CCTNC? 

- Será que o CCTNC também dá pareceres sobre a OM e medicina convencional?

- Porque a OM é contra a isenção de IVA das TNC (Medicinas não Convencionais/Alternativas/Tradicionais/Naturais)?

- Será que a OM, é actualmente também contra a isenção de IVA na medicina convencional/alopática?

- Fará a OM também parte do corpo das Finanças?

- É do conhecimento, que as TNC (Medicinas Tradicionais/Não Convencionais/Alternativas) pagam impostos, porém ao contrário da medicina alopática/convencional não usufrui nem de comparticipação nem nenhum tipo de isenção, estará a OM contra a comparticipação ou isenção na medicina convencional/alopática?

- A OM estará também contra a majoração de pontos atribuídos aos médicos convencionais, pela Portaria n.º 181/2014 e que atribui 3 pontos a quem tenha uma licenciatura na "área da medicina convencional", para assim poder exercer as TNC (Terapias Não Convencionais)?

-Estará a OM, a favor da majoração de 3 pontos para os terapeutas das TNC e que queiram exercer medicina convencional?

 

São estas as questões que me têm sido colocadas pelos leitores e às quais eu ainda não tenho respostas.

 

Fontes:

revista ordem dos médicos Nº 168

Amena

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




1 comentário

De Teresa Correia a 11.05.2016 às 19:13

Essa malta da ordem dos médicos sempre se comportou como a máfia e quer tudo para ela, senão como entender que essa máfia esteja contra a isenção de iva nas medicinas alternativas?

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.