BIO!

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Resposta imunológica

Expectativas positivas em relação ao futuro podem fortalecer o sistema imunológico, segundo uma pesquisa científica realizada nos Estados Unidos.

O estudo, conduzido pelas especialistas em psicologia clínica Suzanne Segerstrom, da Universidade de Kentucky, e Sandra Sephton, da Universidade de Louisville, verificou que as expectativas dos estudantes em relação ao futuro afectaram sua resposta imunológica.

Imagem: crimea

 

Optimismo em alta

Estudos anteriores já haviam concluído que as pessoas que são optimistas em relação à saúde em geral respondem melhor a tratamentos médicos.

Foi constatado, por exemplo, que pacientes de transplante cardíaco com perspectivas positivas em relação ao resultado da operação, normalmente se recuperam melhor da cirurgia.

Um outro estudo, feito também nos Estados Unidos, concluiu que as pessoas são naturalmente optimistas.

Mas não se sabia ao certo até que ponto uma postura otimista geral afeta a saúde, ou se o pessimismo torna alguém menos saudável.

 

Optimismo contra infecções

Neste estudo, as pesquisadoras recrutaram 124 estudantes do primeiro ano do curso de direito, antes do início das aulas.

Os alunos foram avaliados cinco vezes durante seis meses e, a cada vez, respondiam perguntas sobre o quão optimistas se sentiam em relação ao curso.

Os alunos então recebiam uma injecção para provocar, no local da incisão, uma reacção imunológica.

Dois dias depois eles retornavam para que a reacção fosse avaliada. Quanto maior o calombo provocado na pele, mais forte tinha sido a resposta imunológica.

Nesta experiência foi medida apenas a resposta da parte do sistema imunológico que reage a infecções virais e a algumas infecções bacterianas.

 

Optimismo realista

As cientistas constataram que a resposta variava em um mesmo aluno à medida que sua percepção sobre o sucesso do curso mudava.

Nos momentos de mais optimismo, os estudantes apresentavam respostas mais fortes, em épocas mais pessimistas, a resposta imunológica era mais fraca.

A conclusão das autoras do estudo, publicado na revista especializada Psychological Science, é que o optimismo em relação a um objectivo específico importante na vida de uma pessoa pode ajudá-la a incrementar sua imunidade contra algumas infecções.

Suzanne Segerstrom, no entanto, não aconselha as pessoas a adoptarem expectativas irrealistas em relação ao futuro para melhorar sua imunidade.

"Mas uma visão um pouco mais positiva do futuro ajuda", diz ela.

 

Temas relacionados:

Água alcalina: Preciosa ajuda contra o cancro

Prebióticos e probióticos: Tantos benefícios

Comer frutas e legumes evita graves doenças

O Pau D´Arco

Intestinos: A relevância do bom funcionamento

27 antibióticos naturais

Jejum renova as células, diz Nóbel de medicina

A argila

Argila Bentonita: Benefícios e formas de usar

Sumos: Uma grande ferramenta para melhorar a Saúde

Aloe: Planta benéfica para milhões de utilizadores e temida pelas farmacêuticas

Bicarbonato de sódio / soda, o remédio caseiro fabuloso das nossas avós

Boro/borato de sódio/bórax: Uso medicinal alternativo

Prata coloidal: Sabe o que é e para que serve?

MMS: Sabe o que é e para que serve?

Água oxigenada: Usos e benefícios

Urinoterapia

Geleia Real: Tantos benefícios

Geleia real: Benefícios

Manter a saúde: 11 Ervas e Especiarias

Valor nutricional do cânhamo

Só vantagens: Cânhamo e as nozes de cedro

Própolis verde: Conhece os benefícios para a sua saúde?

Antibiótico própolis: Conhece este poderoso remédio natural?

 

Fonte:

Diário da Saúde

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.