BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O óleo de coco tem atraído a atenção das pessoas pelos inúmeros benefícios que ele proporciona à nossa saúde. E por boa razão, já que seus benefícios vão desde ajudar a emagrecer até a fortalecer o sistema imunológico do nosso organismo, melhora o perfil do colesterol, o funcionamento da tiróide e o nível fadiga, entre outros.

O óleo de coco também é usado para adicionar sabor e aroma na culinária do mundo todo. E certamente você já deve ter ouvido falar sobre a capacidade de hidratar que o óleo oferece quando massageado na pele ou passado pelos cabelos.

Além disso, também é um ingrediente básico de vários produtos para o corpo, tais como sabonetes, loções e cremes. Por ser um óleo muito estável (mais de 90% dele é gordura saturada, altamente estável), o óleo de coco não altera sua estrutura química em altas temperaturas, ao contrário da maior parte dos óleos vegetais, mantendo-se saudável durante o cozimento dos pratos.

 

Durante muitos anos o óleo de coco foi considerado erroneamente uma gordura “ruim”, devido ao seu alto teor de gordura saturada. No entanto, verifica-se que a gordura saturada do óleo de coco, particularmente óleo de coco virgem, não é a mesma gordura saturada que existem em outros tipos de óleos.

Ele contém os ácidos gordos de cadeia média que são muito mais fáceis para o corpo do que os ácidos gordos de cadeia longa, encontrada em muitos outros óleos de cozinha. Ele também contém vários compostos que são bons para sua saúde, incluindo o ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico. Muitas marcas processaram o óleo por suas altas temperaturas, que remove alguns dos benefícios que estão disponíveis. 

Eis o motivo porque o óleo de coco virgem é bom para a nossa saúde

Há inúmeras razões que justificam o consumo do óleo de coco, mas provavelmente o principal motivo para você tomá-lo são os triglicerídeos de cadeia média (ou ácidos gordos de cadeia média), especialmente o ácido láurico.

 

Os Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM)
Estas gorduras saturadas são o que o óleo de coco tem de melhor. Sim, os TCM são gordura saturada. E sim, eles fazem bem para sua saúde!

Acredite, as gorduras não são iguais e nem todas as gorduras saturadas são ruins. Os triglicerídeos de cadeia média são um exemplo disso. O ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico e ácido láurico podem fazer maravilhas para o organismo. Eles possuem grandes propriedades antibióticas que protegem e curam seu corpo.

Eles também aumentam a taxa de metabolismo em seu corpo (contribuindo assim para a perda de peso), aumentam o nível de colesterol HDL (o “bom” colesterol) e baixam o nível do colesterol LDL (o “mau” colesterol). E são ainda excelente fontes de energia.

Por não precisarem ser digeridos (ao contrário dos triglicerídeos de cadeia longa), vão directo para o fígado, onde são convertidos em energia e não são armazenados como gordura. De forma que contribuem para acelerar seu metabolismo.

 

Veja os ácidos gordos do óleo de coco virgem: 

Nome do Ácido GordoPercentagemObservaçãoTipo de Gordura
Acido Láurico45% a 52%Triglicerídeo de cadeia MédiaGordura Saturada
Acido Mirístico16% a 21%Triglicerídeo de cadeia MédiaGordura Saturada
Ácido Caprílico5% a 10%Triglicerídeo de cadeia MédiaGordura Saturada
Ácido Cáprico4% a 8%Triglicerídeo de cadeia MédiaGordura Saturada
Ácido Capróico0.5% a 1%Triglicerídeo de cadeia MédiaGordura Saturada
Ácido Palmítico7% a 10%Triglicerídeo de cadeia longaGordura Saturada
Ácido Oleico5% a 8%Triglicerídeo de cadeia longaGordura Insaturada
Ácido PalmitoleicoVestígiosTriglicerídeo de cadeia longaGordura Saturada
Ácido Linoleico1% a 3%Triglicerídeo de cadeia longaGordura Insaturada
Ácido LinolenicoAté 0.2%Triglicerídeo de cadeia longaGordura Insaturada
Ácido Esteárico2% a 4%Triglicerídeo de cadeia longaGordura Saturada

 

 

Propriedades antibióticas

Os ácidos láurico, cáprico e caprílico, todos TCM presentes no óleo do coco, têm propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais muito fortes. Esses ácidos gordos se convertem em poderosos agentes antiinfecciosos, como a monocaprina e monolaurina, que protegem o nosso corpo, interna e externamente, de erupções cutâneas, coceiras, micoses, dermatites etc.

 

O ácido láurico (que representa quase 50% do óleo de coco) é convertido pelo corpo na monolaurina, que é muito importante para ajudar a lidar com vírus e bactérias que causam doenças como gripe, herpes, e até mesmo o HIV.

Os ácidos graxos do óleo de coco também ajudam a combater bactérias e protozoários nocivos, como a giardia lamblia. O óleo de coco, graças aos TCM, ainda pode ser usado como vermífugo.

 

Perda de peso

Sim, o óleo de coco emagrece. Obviamente, ele não é uma pílula mágica, e você vai precisar se exercitar e se alimentar melhor. Mas o fato é que há pesquisas que comprovam que o óleo de coco reduz a percentagem de gordura do corpo (confira duas delas aqui e aqui).

Ele ajuda na redução de gordura por ser a mais rica fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM) que você pode encontrar. Elas são gordura de fácil digestão que dão muita energia e auxiliam no funcionamento saudável da tiróide.

Por isso, apesar de ser quase 100% gordura saturada, o óleo de coco não prejudica o coração. Pelo contrário, ele ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, e contribui para redução do peso e perda de gordura.

Vitamina E

O óleo de coco é grande fonte de vitamina E, que possui forte acção anti-oxidante e é fundamental para o bom funcionamento do organismo, além de garantir boa aparência da pele, cabelo e unhas.

Você sabia que existem oito formas de vitamina E e que seu corpo precisa de todas elas? O interessante disso é que a maioria dos suplementos e dos polivitamínicos trazem apenas uma forma da vitamina E (normalmente o alfa-tocoferol), para baratear seus custos.

Isso não é bom, porque as outras formas também são necessárias para manter o bom equilíbrio do seu corpo. Por outro lado, o óleo de coco traz as oito formas de vitamina E: os quatro tocotrienois e os quatro tocoferois. Sim, você tem o poder antioxidante completo da vitamina E com óleo de coco.

 

Hidrata a pele

O óleo de coco é, sem dúvida, o melhor agente de cuidado da pele você pode ter (são raras pessoas alérgicas ao óleo de coco).

Sua estabilidade, propriedades antimicrobiais, capacidade hidratante e o fato de se solidificar abaixo 25 graus o torna uma protecção ideal contra rachaduras da pele.

A vitamina E presente nele também auxilia muito nesse processo, melhorando a saúde da sua pele e a protegendo contra o envelhecimento precoce.

 

Outras propriedades
O óleo de coco também ajuda na absorção de vitaminas liposolúveis, a controlar os níveis de glicose e insulina no sangue, a melhorar a circulação sanguínea e a ajudar na luta contra tumores, úlceras no estômago e do tubo digestivo, infecções renais e inflamações, entre outras coisas mais.

Também é muito eficaz na cura e alívio de hematomas e pequenos cortes.

 

Como tomar o óleo de coco?

Melhor opção: tome directo com uma colher

A forma mais prática de tomar seu óleo de coco é tomando directo com uma colher.

Quanto tomar? Tome 2 a 4 colheres de sopa por dia e você irá ver grandes resultados. Mais que isso é desnecessário e pode prejudicar seus esforços caso você queira perder peso.

Nossa sugestão é começar aos poucos, porque o óleo de coco pode soltar o intestino em quem não está acostumado a digerir gordura. Tome uma colher por dia, e vá aumentando aos poucos, até chegar a 3 ou 4 colheres.

Mas há uma quantia certa para tomar de óleo de coco por dia? Como gostamos de dizer, óleo de coco é alimento e não remédio. Não há um valor certo ou errado. Apenas use o bom senso e você ficará bem.

 

Outra opção: cozinhe e espalhe na comida

Outro jeito prático de ingerir seu óleo é cozinhando com ele. O óleo de coco é uma gordura muito estável e resistente à oxidação (não vai ficar rançoso facilmente).

Ele é tão estável que ao ser usado no fogão é 12 vezes mais resistente à oxidação que o óleo de canola, 16 vezes mais que o óleo de soja e 300 vezes mais resistente que o óleo de linhaça!

Usado na cozinha, o óleo de coco pode ser reaquecido sem produzir radicais livres. Ou seja, você pode usar o óleo de coco em frituras, para untar panelas etc. E não precisa nem guardar na geladeira depois. Use o óleo de coco também em molhos e preparações.

Caso você deseje fazer molho para salada, é recomendável misturar azeite de azeitona junto, para que o óleo não se solidifique tão facilmente à temperatura ambiente.

 

Nota:

A maior parte dos óleos de cozinha são de muito má qualidade, por serem provenientes de culturas transgénicas e não só. Pela sua saúde tenha atenção a este aspecto. Outro aspecto, fritos muito raramente favorecem a sua saúde, se fritar em óleos transgénicos a sua saúde ainda sai mais prejudicada, principalmente o seu fígado.

Portanto o óleo de coco virgem beneficia...

1- O Sistema Imunológico

Consumir óleo de coco pode ajudar a combater a doença, graças ao seu poder antiviral, antifúngica e propriedades antibacterianas. Se o seu organismo está a combater qualquer tipo de vírus ou infecção, tente tomar o óleo de coco virgem.

2- O Sistema Cardiovascular

3- Perda de peso

4- Ajuda a tiróide (Hipotiróidismo)

5- Ajuda na cicatrização de feridas

6-  Ajuda nas infecções de pele:

Aplicado sobre as chagas e feridas o óleo de coco virgem pode evitar novas infecções por estafilococos. Um estudo descobriu que o óleo de coco virgem beneficiou a pele que tinha dermatite atópica.

7- Ajuda a tornar seu cabelo mais saudável

8- Hidrata e beneficia a sua pele

9- Beneficia o nosso Sistema Digestivo:

O óleo de coco foi benéfico para muitas pessoas com problemas digestivos, como a síndrome do cólon irritável, prisão de ventre e indigestão. O óleo de coco combate bactérias prejudiciais no sistema digestivo e também auxilia na absorção de nutrientes.

10- Prevenção de estrias

Por algum motivo os povos do Pacífico Sul desconhecem diabetes, AVC, enfartes e colesterol alto. Tudo indica que é graças ao consumo elevado de coco e sobretudo de óleo de coco, que mantêm fora dos seus arquipélagos, estas doenças tão típicas do ocidente!

 

Fontes:

Cura pelas Plantas

Óleo de Coco

Dicas de Saúde

Gesundheit

zentrum der gesundheit

Hiroaki Tsuji, Michio Kasai, Hiroyuki Takeuchi, Masahiro Nakamura, Mitsuko Okazaki, Kazuo Kondo

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



1 comentário

De João Martins a 15.06.2016 às 18:13

Óleo de coco aconselho, desde que uso esse óleo minha saúde melhorou bastante.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.