BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Comer nabo faz bem à saúde. O nabo é rico em cálcio e pobre em calorias.
É um excelente alimento, uma vez que tem um grande teor de vitamina A, complexo B, C, K , antioxidantes, minerais (cálcio, cobre, ferro e manganês) e fibras dietéticas.
As suas fibras zelam para um bom funcionamento intestinal.
Nutritivo das folhas à raiz, convém cozinhar levemente para não destruir grande parte das vitaminas nem eliminar os compostos glicosinolatos (acção anticancerígena) no que diz respeito à folhas e cru relativamente à raiz.
Pode juntar esse tubérculo nas saladas ou num batido cremoso ou na sopa (as folhas) se preferir.
Os benefícios de comer nabo:
Artrite reumatóide
- o nabo é um bom alimento para ajudar se tem artrite reumatóide.
O beta-caroteno das folhas de nabo é importante porque os baixos níveis de vitamina A, que pode ser formada no organismo a partir de beta-caroteno, estão associados com a artrite reumatóide.
A vitamina A ajuda no funcionamento adequado do sistema imunológico, assim como auxilia o organismo humano a produzir e manter as membranas saudáveis, incluindo a membrana sinovial que reveste as articulações.
A vitamina C e a vitamina E, fornecida pelo nabos trabalham em conjunto para eliminar os radicais livres que podem agravar a lesão articular. A artrite reumatóide pode causar perda de massa óssea, aumentando assim o risco de osteoporose. O cálcio do nabo ajuda a prevenir a osteoporose.
É também uma excelente fonte do mineral cobre. O nabo pode novamente ajudar as pessoas com artrite reumatóide, uma vez que o cobre é necessário para a produção de tecido conjuntivo
Congestão pulmonar
- o nabo é um alimento eficaz para a limpeza e tratamento nas disfunções do muco brônquico como asma, bronquite e tosse. Ao que tudo indica, comer nabos ajuda a dispersar a congestão pulmonar
Aterosclerose
- o nabo tem imensos nutrientes antioxidantes que protegem o organismo humano contra a aterosclerose. A vitamina C, a vitamina E e beta-caroteno trabalham em conjunto para ajudar a eliminar os níveis de radicais livres, minimizando assim a agregação plaquetária e LDL (mau colesterol), 2 mecanismos relevantes para que a aterosclerose apareça.
Além disso, a ingestão de vitamina E e vitamina C resulta num composto chamado paraoxonase, uma enzima que inibe a oxidação do LDL e HDL. Como excelente fonte de vitamina B6 e folato , o nabo também pode ajudar a prevenir a aterosclerose ou a sua progressão uma vez que ambos os nutrientes ajudam a manter os níveis baixos de homocisteína, uma molécula potencialmente prejudicial às paredes dos vasos sanguíneos.
Emagrecer
– devido às poucas calorias que tem e à quantidade de fibras proporciona a sensação de saciedade
Intestino
– para além de contribuir para o bom funcionamento intestinal, também ajuda o organismo a eliminar os radicais livres prejudiciais, previne o cancro, inflamação e ajuda a aumentar a imunidade
Olhos
– a vitamina C é uma aliada à saúde ocular fornecendo o necessário contra a degeneração macular
Pele
– a vitamina C ajuda a contribuir para o anti-envelhecimento da pele
Sistema cardiovascular
– o nabo contribui para o controlo de factores de risco associados às doenças cardiovasculares
Sódio
– o potássio contido no nabo faz eliminar o sódio pela urina, por isso ajuda muito a evitar o excesso de sal no organismo
Temas relacionados:
- Cebolinho: 16 benefícios para a saúde
- Pequeno, vermelho, fresco, saudável, o rabanete diminui o risco cardiovascular
- Alimentos que ajudam na azia e/ou refluxo
- Elimine a gota/ácido úrico definitivamente com 1 ingrediente
- Comer frutas e legumes evita graves doenças
- Alimentação rica em fibra diminui risco de cancro da mama
- Comer brócolos protege contra cancro de fígado
- Couve-flor; Benefícios e propriedades (receita)
- A valiosa e barata couve; 9 benefícios
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.