BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
O morango tem sido usado como alimento por milénios, mas as suas propriedades medicinais só vieram a ser descobertas no século XVI. O botânico Lineu, que pôs nomes a numerosas espécies de vegetais, conta que se curou de gota após se submeter a um regime dietético em que o morango era um dos seus principais componentes. Segundo o químico Lelington Franco em seu livro As 50 Incríveis Frutas, "O fruto que chamamos de morango é aquela parte vermelha, muito gostosa e suculenta, que na verdade, é um pseudo-fruto, uma inflorescência carnosa e um receptáculo para as frutinhas, que são os aquênios (sementes pretas ou pequenos pontinhos que cobrem sua superfície)".
Foto: baixaki
O termo morango deriva do latim “moru”, que significa “amora”. Em sua forma silvestre, é comum nas margens dos caminhos e limites de regiões florestais de toda a Europa de onde se origina. É muito difundida no Brasil onde sua cultura é bem desenvolvida. É uma planta da família das rosáceas de lindas flores brancas.
Os morangos contém diversos açúcares, sais minerais, vitaminas A, B e C, ácidos orgânicos, pigmentos, enzimas e mucilagens. Descobriu-se que também tem quantidades de ácido salicílico e salicilatos, substancias semelhantes à aspirina, que lhe conferem uma acção anti-inflamatória.
É muito recomendado nos casos de artritismo e de gota, causados por excesso de ácido úrico. Devido ao seu conteúdo em mucilagens, facilitam o trânsito intestinal. Recomenda-se especialmente em casos de anemia, inapetência e nos casos de convalescência de doenças febris ou debilitantes. As folhas do morangueiro contém taninos e flavonóides, que as tornam adstringentes e anti-inflamatórias. Podem ser usadas em casos de diarreias, gastreenterocolites, fissura da pele e dos mamilos, quando aplicados à parte afectada em cataplasma.
Para suavizar, limpar e embelezar a pele, esmagam-se de 300 a 500 gr de morangos maduros que se aplicam sobre a pele como cataplasma.
É o morango silvestre, que brota nas encostas dos bosques europeus, que contém em maior proporção as propriedades medicinais aqui descritas.
Nota bene:
O morango silvestre, quase nada tem a ver com os morangos convencionais que saíram de estufas onde foram pulverizados com imensos pesticidas. O que ambos têm em comum? A cor, vermelha, e pouco mais. Se forem transgénicos a situação ainda piora mais. Desse modo, os morangos convencionais são pobre em vitaminas, em minerais e oligoelementos mas ricos em químicos que nunca lá deveriam constar.
Temas relacionados.
- Laranja-da-terra ou laranja-amarga
- Alfarroba: Benefícios e receita
- Schisandra: Fruto silvestre de cinco sabores
- A framboesa, ajuda na prevenção de cancro e doenças inflamatórias
- Vários benefícios do arando/oxicoco (cranberry)
- Graviola: Destrói naturalmente o cancro
- Pêssego: 12 benefícios na saúde
- Conhece os benefícios do caqui/dióspiro?
- Óleo de pequi previne e faz regredir cancro/câncer
- Fruta: A pitaia e seus benefícios
- Medronho: Bom para a sua saúde
- Prevenção: 29 alimentos que previnem doenças cardíacas
- A banana e suas características
- Benefícios de comer as uvas com grainhas
- Vitamina B17 contra o cancro/câncer
- Na natureza não existem coincidências; Ela é a nossa maior amiga
- A força invisível nos alimentos
- A framboesa, ajuda na prevenção de cancro e doenças inflamatórias
- Sumos: Uma grande ferramenta para melhorar a Saúde
- O figo
- Receita de limão: Regule o intestino, normalize o colesterol e derreta gordura
- Goji: Baga excelente para a saúde
- Conhece os benefícios do caqui/dióspiro?
- Mirtilo: 11 benefícios (Receita)
Fonte:
Saúde pelas Plantas
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.