BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Efeitos celulares dos exercícios

De: draritz.

 

Os benefícios que a actividade física traz para a saúde são bem conhecidos, mas os processos celulares responsáveis por esses ganhos só começaram a ficar mais claros há pouco tempo.

Um deles é a relação entre a prática de exercício físico e a prevenção da disfunção muscular. Um tipo bastante frequente de disfunção muscular ocorre quando as células do músculo esquelético - que compõe a maior parte do corpo humano - param de receber estímulos.

Isso ocorre, por exemplo, em casos de lesão no nervo isquiático, ou ciático - geralmente observada em indivíduos que passam muito tempo sentados, como motoristas de ônibus/autocarro - ou quando se está acamado por longos períodos.

Uma equipe da USP, em parceria com colegas dos EUA e da Noruega, decidiu estudar como exactamente funcionam os estímulos usados para minimizar ou mesmo reverter essa disfunção muscular.

 

Sistema autofágico

A equipe descobriu que a falta de estímulo ao músculo - pelo ficar muito tempo sentado, por exemplo - ocasiona o acúmulo de proteínas mal processadas dentro das células musculares, o que explica o prejuízo na função do órgão. Esse acúmulo decorre do prejuízo na maquinaria celular responsável por identificar e remover tais "lixos" celulares, conhecido como sistema autofágico.

Uma analogia pode ajudar a entender melhor esse processo de autofagia: "Imagine o músculo trabalhando de modo semelhante a uma geladeira, que precisa receber electricidade para funcionar. Quando esse sinal é cessado, ao retirar a geladeira da tomada ou bloquear o neurônio que inerva o músculo, rapidamente observamos que a comida (na geladeira) e a proteína (no músculo) começam a estragar em diferentes tempos, de acordo com sua composição," disse o professor Júlio César Batista Ferreira, coordenador da equipe.

Estudando animais de laboratório, a pesquisadora Juliane Cruz Campos demonstrou que o exercício físico é capaz de manter o sistema autofágico em alerta, facilitando sua acção quando necessária - como na disfunção muscular induzida por falta de estímulo.

"A actividade física diária sensibiliza o sistema autofágico, facilitando a eliminação de proteínas e organelas pouco funcionais no músculo. A remoção desses componentes mal funcionais é muito importante, pois quando acumulados tornam-se tóxicos e contribuem para a disfunção ou mesmo a morte da célula muscular," disse o professor Júlio César.

 

Temas relacionados:

Proteína animal: Mais doentia do que se pensava

A actividade física e a felicidade

Sabia que o exercício físico chega a ser mais eficaz que os fármacos?

Já sabia da importância de caminhar descalço?

Tai Chi é eficaz como exercício de reabilitação cardíaca

Caminhada e Tai Chi

Prolongar a vida e a saúde com caminhadas

Psiquiatra aconselha menos drogas e mais espiritualidade e exercícios

Falun Dafa: Pratique e sua saúde melhora

Exercício da serpente para a coluna vertebral

MTC: Alongar todos os meridianos em poucos minutos

Estar no meio da natureza cura-nos

Receita de Adela, como chegar aos 100 anos com saúde (vídeo)

A respiração abdominal e seus grandes benefícios

 

Fontes:

Diário da Saúde

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens




Sondagem

Confia na ciência-médica?
 
pollcode.com free polls


Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT