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Quando envelhecemos, o ritmo de trabalho do nosso cérebro tende a desacelerar. Isso acontece porque as células cerebrais e neurônios começam a diminuir com o tempo. Geralmente esse processo se inicia a partir dos 25 anos.

A boa notícia é que podemos regenerar os neurônios. No entanto, para que isso aconteça, a pessoa deve estimular ao máximo a capacidade natural do cérebro. Nesta matéria, ficam aqui algumas dicas para favorecer a neurogênese. 

Imagem: cefibmr

 

Trata-se de nove maneiras de regenerar as células cerebrais e garantir a saúde cognitiva:

 

1. Consuma chocolate amargo (sem açúcar ou adoçantes, sem leite e aromas ditos "naturais")

O chocolate amargo contém flavonoides e antioxidantes que nutrem o cérebro.

Por isso, recomendamos comer regularmente e moderadamente. De preferência, procure o alimento biológico.

 

2. Faça exercícios de resistência

Exercícios de resistência praticados de forma regular podem ajudar a promover o crescimento de novas células no cérebro.

Isso porque o esforço muscular serve como estimulantes para a produção de uma proteína conhecida como FNDC5.

Esta proteína estimula a produção de outra proteína no cérebro, conhecida como BDNF, que promove o crescimento de novos nervos e sinapses.

 

3. Pratique o jejum 

Alguns estudos mostraram que o jejum ajuda a reduzir os efeitos do envelhecimento em nosso cérebro. De acordo com esses estudos, o jejum tem um efeito anti-inflamatório no corpo e ajuda a estimular o crescimento de novas células cerebrais.

 

4. Beba chá verde (Preferencialmente de manhã)

Este chá é rico em propriedades antioxidantes e contém um composto conhecido como epigalocatequina galato ou EGCG. Esse composto tem sido associada ao crescimento de novas células cerebrais.

Portanto, beba chá verde com regularidade!

 

5. Passe mais tempo ao ar livre (preferencialmente em jardins, parques, matas e florestas onde o ar é mais puro do que na cidade)

Para o seu corpo produzir vitamina D, é necessário tomar banho de sol. O BDNF é uma proteína em seu cérebro que estimula o crescimento de novos nervos e sinapses. A vitamina D aumenta a produção dessa proteína em seu cérebro.

 

6. Adicione mirtilo à sua dieta diária

Se puder consumir esta fruta com frequência, não hesite. Este fruto é composto por anti-oxidantes que nutrem o cérebro, como o chocolate amargo. Ele também contêm um flavonoide chamado “corante antocianina”, que é responsável pela coloração azul. E é justamente esse corante natural que tem a capacidade de produzir novos neurônios no cérebro.

 

7. Consuma alimentos ricos em ômega 3

Alimentos ricos em ômega 3 ajudam a promover o crescimento de neurônios. Basta acrescentar abacate, sementes de linho, sementes de chia, azeite de oliva (cuidado com as misturas e de proveniência híbrida e transgénica) e nozes à sua dieta. Uma porção diária é suficiente.

 

8. Consuma açafrão-da-terra/açafrão-da-índia (cúrcuma)

Estudos sugerem que o açafrão-da-terra pode contribuir para a regeneração de um cérebro danificado. Isso significa que se trata de um ingrediente poderoso no tratamento de distúrbios neurológicos.

 

9. Aprenda e desenvolva novas habilidades

Manter seu cérebro estimulado aumenta a neurogênese, o processo pelo qual os neurônios são gerados. Aprender uma nova habilidade, interagir com os outros, montar um quebra-cabeça, jogar xadrez ou completar um enigma de palavras cruzadas pode ajudar a manter seu cérebro ativo e, portanto, jovem.

 

10. Óleo de coco

O óleo de coco, assim como outros triglicéridos de cadeia média (TCM) aumenta a produção de componentes chamados de cetonas que por sua vez são compostos criados quando a gordura do nosso corpo é quebrada em energia.

Normalmente, as células cerebrais preferem extrair o seu combustível da glicose, mas no caso do cérebro desregulado, as células cerebrais que causam convulsões não podem metabolizar a glicose correctamente. Elas precisam então de outra fonte de combustível, e essa fonte são as cetonas.

 

11. Exercícios orientais

Exercícios como Chi Cungue/Kung, Tai Chi e Falun Dafa promovem o bem-estar, saúde e ajudam a diminuir as reacções desadequadas perante o estresse.
Não é por acaso que os chineses têm a energia, força e capacidades que têm. Todos os dias se vêem chineses a praticar estas artes bem cedo de manhã, nos jardins e parques das cidades e dessa forma se mantêm saudáveis e activos até mesmo em idades consideravelmente avançadas.

 

12. As virtudes

Praticar as seguintes virtudes vão ajudar certamente na saúde física, mental, emocional e espiritual:

A bondade, desapego, esperança, fé (em si/vc e na vida), generosidade,humildade, indulgência, justiça e pureza.

Cultive-as todos os dias, a toda a hora e sua vida irá melhorar.

 

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