BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



 

"De acordo com um levantamento divulgado pelo Governo, 16% dos 12.944 edifícios públicos têm amianto nos revestimentos e coberturas. De todos os ministérios, o da Educação é o que tem mais infraestruturas construídas com esse material tóxico e cancerígeno." Expresso

"Cerca de 800 escolas, universidades e politécnicos em Portugal têm amianto na sua construção, um material tóxico e cancerígeno que está proibido em toda a União Europeia desde 2005 pelos riscos que acarreta para a saúde." Expresso

Amianto e o perigo que é para a saúde

A inalação do amianto é extremamente nociva à saúde, causando diversos tipos de doenças pulmonares. As fibras de amianto são responsáveis pelo aumento do risco de cancro/câncer de pulmão em pessoas que estejam expostas a esta substância,

A periculosidade do amianto é explicada pela sua ação no organismo, uma vez dentro do corpo humano, as fibras microscópicas do pó de amianto nunca mais são eliminadas.

Há países europeus em que o amianto foi banido há quase 35 anos. Refiro apenas que os travões dos automóveis, deixaram há quase 30 anos de conterem amianto!

Porém, o amianto já foi eliminado de quase toda a União Européia, menos em Portugal. O uso do amianto foi proibido em 52 países.

Diz-se amianto em latim, asbesto em grego. Trata-se no entanto da mesma substância.

Doenças relacionadas à exposição ao amianto:

- Asbestose, 

- Cancro de pulmão

- Cancro de laringe

- Cancro do tracto digestivo

- Cancro do ovário

Para além das doenças descritas, o amianto pode causar espessamento na pleura e diafragma, derrames pleurais, placas pleurais e graves distúrbios respiratórios. O cancro geralmente aparece anos mais tarde, podendo demorar décadas, após a inalação dessa substância.

Quanto tempo mais até ser finalmente eliminado em Portugal? Mais 1 ano? Mais 5 anos? Mais 50 anos? 

Não era suposto o Estado cuidar dos seus cidadãos? É assim que em Portugal cuidam dos seus estudantes? Os seus cidadãos são meras ovelhas para serem ordenhadas pelo Estado?

Mais uma vez, o chamado SNS e a Ordem dos Médicos convencionais não se manifestam perante este perigo para a saúde pública.

Será uma questão de dinheiro? Mas se há dinheiro para resgatar bancos...

 

Fontes:

ciberrede

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




7 comentários

De Zé Atento a 10.02.2016 às 13:31

Pois é. Quando os tais cidadões se deixam tratar como se gado fossem, os resultados não são de espantar. Mais uns cem anitos e a coisa deve estar quase resolvida.

De Patricia a 12.02.2016 às 17:58

Sempre a mesma coisa, os portugueses continuam a ser maltratados pelo governo e pelo estado.

De +info a 17.03.2016 às 22:27

tanto dinheiro para salvar dinheiro e bancos mas não há dinheiro para sanear instalações de crianças, o estado prefere matar as crianças
http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/odivelas-pede-analises-a-edificio-de-jardim-de-infancia-por-causa-de-amianto?pagina=2

De muita coisa para melhorar em portugal a 18.05.2017 às 09:07

o amianto continua a estar presente em escolas, infantários, hospitais e muitos outros edifícios em Portugal e por onde tem andado a dgs, infarmed, om e todos esses institutos de saúde que vivem à nossa conta mas que nada fazem pela nossa saúde?

De Informando a 18.05.2017 às 09:32


A DGS, a OM e a entidades que deviam defender a saúde da população não o fazem, nem sequer em relação ao amianto que se sabe provocar cancro e que vão ser e já foram milhares de casos.
O amianto está por todo o lado, em bibliotecas, escolas, hospitais e edifícios particulares.

O amianto, em placas de fibrocimento, ainda existe em centenas de escolas e edifícios públicos por todo o país. Muitas das obras de remoção estão suspensas por falta de dinheiro ou de diretivas. Assim como o levantamento das estruturas e quantidade do componente cancerígeno. A Quercus garante que o Governo está a violar a lei e ameaça recorrer a instâncias internacionais.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/amianto-persiste-em-centenas-de-escolas-e-outros-edificios-publicos_v609145

De Informando a 18.05.2017 às 09:34


A DGS, a OM e a entidades que deviam defender a saúde da população não o fazem, nem sequer em relação ao amianto que se sabe provocar cancro e que vão ser e já foram milhares de casos.
O amianto está por todo o lado, em bibliotecas, escolas, hospitais e edifícios particulares.


Número de casos de cancro relacionado com amianto está a aumentar

























Pub




Especialistas reconhecem aumento da incidência dos tumores relacionados com exposição a amianto e pedem exames para deteção precoce da doença.

Um especialista em pneumologia afirmou hoje que o número de casos de cancro relacionado com exposição a amianto está a aumentar e defendeu a necessidade de quem esteve exposto realizar exames médicos para diagnosticar a doença em fases precoces.

"É uma situação muito complicada, atualmente ainda é um tumor com uma incidência relativamente baixa, mas está aumentar, tem um período de crescimento entre os 20 e os 30 anos" e, se o auge da utilização de amianto na construção civil e naval foi nos anos 70 e 80, "é agora que está a aparecer massivamente e continuará a aumentar progressivamente", disse Jorge Cruz.


http://www.dn.pt/portugal/interior/numero-de-casos-de-cancro-relacionado-com-amianto-esta-a-aumentar-4516905.html

De Informando a 18.05.2017 às 09:30

A DGS, a OM e a entidades que deviam defender a saúde da população não o fazem, nem sequer em relação ao amianto que se sabe provocar cancro e que vão ser e já foram milhares de casos.
O amianto está por todo o lado, em bibliotecas, escolas, hospitais e edifícios particulares.

A Quercus recebe todas as semanas dezenas de pedidos de esclarecimento sobre o amianto em casas particulares, mas ainda não existe legislação sobre esta matéria, nem sequer uma estimativa do número de casas onde esta substância possa estar presente em todo o País.

As questões colocadas à associação ambiental incidem sobretudo sobre "coberturas de fibrocimento", explica ao DN Carmen Lima, do Centro de Informação da Quercus. Este material é aquele que, contendo amianto, é mais fácil de identificar - embora esta substância tenha sido aplicada em isolamentos, revestimento de paredes, tetos falsos, depósitos e condutas, entre outros materiais.Esta é uma questão "complicada", defende Carmen Lima, pois "não existe enquadramento legislativo".
http://www.dn.pt/portugal/interior/amianto-em-casas-particulares-sem-lei-3847896.html

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.