BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
"De acordo com um levantamento divulgado pelo Governo, 16% dos 12.944 edifícios públicos têm amianto nos revestimentos e coberturas. De todos os ministérios, o da Educação é o que tem mais infraestruturas construídas com esse material tóxico e cancerígeno." Expresso
"Cerca de 800 escolas, universidades e politécnicos em Portugal têm amianto na sua construção, um material tóxico e cancerígeno que está proibido em toda a União Europeia desde 2005 pelos riscos que acarreta para a saúde." Expresso
Amianto e o perigo que é para a saúde
A inalação do amianto é extremamente nociva à saúde, causando diversos tipos de doenças pulmonares. As fibras de amianto são responsáveis pelo aumento do risco de cancro/câncer de pulmão em pessoas que estejam expostas a esta substância,
A periculosidade do amianto é explicada pela sua ação no organismo, uma vez dentro do corpo humano, as fibras microscópicas do pó de amianto nunca mais são eliminadas.
Há países europeus em que o amianto foi banido há quase 35 anos. Refiro apenas que os travões dos automóveis, deixaram há quase 30 anos de conterem amianto!
Porém, o amianto já foi eliminado de quase toda a União Européia, menos em Portugal. O uso do amianto foi proibido em 52 países.
Diz-se amianto em latim, asbesto em grego. Trata-se no entanto da mesma substância.
Doenças relacionadas à exposição ao amianto:
- Asbestose,
- Cancro de pulmão
- Cancro de laringe
- Cancro do tracto digestivo
- Cancro do ovário
Para além das doenças descritas, o amianto pode causar espessamento na pleura e diafragma, derrames pleurais, placas pleurais e graves distúrbios respiratórios. O cancro geralmente aparece anos mais tarde, podendo demorar décadas, após a inalação dessa substância.
Quanto tempo mais até ser finalmente eliminado em Portugal? Mais 1 ano? Mais 5 anos? Mais 50 anos?
Não era suposto o Estado cuidar dos seus cidadãos? É assim que em Portugal cuidam dos seus estudantes? Os seus cidadãos são meras ovelhas para serem ordenhadas pelo Estado?
Mais uma vez, o chamado SNS e a Ordem dos Médicos convencionais não se manifestam perante este perigo para a saúde pública.
Será uma questão de dinheiro? Mas se há dinheiro para resgatar bancos...
Fontes:
ciberrede
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.