BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Sabia que...

ao sentir-se mal por causa de uma intoxicação alimentar pode não sentir vontade de comer, mas foi provado que o alho é mais eficaz do que antibióticos na luta contra os efeitos de bactérias que causam intoxicação alimentar? O composto activo, o sulfureto de dialilo, é capaz de romper as membranas em muitas bactérias que as tornam mais difíceis de destruir. Para além disto o alho cru, não só é mais eficaz que muitas drogas farmacêuticas como também é muito rápido a actuar. É eficaz também contra bactérias como a Campylobacter e a Staphylococcus aureus. Em laboratório, mediante diluição em série, o extracto fresco de alho mostrou ser capaz de inibir de destruir 14 espécies de bactérias, entre as quais o Stafilococcus aureus, Klebsiella peneumoniae e Escherichia coli, que são bactérias potencialmente maléficas à saúde e causadoras de infecções. E tudo isto sem efeitos colaterais e secundários como as drogas farmacêuticas costumam causar.

O alho, bastante conhecido e utilizado por conferir um sabor especial aos pratos. Além disso, esta planta bulbosa contém muitas propriedades medicinais que proporcionam diversos benefícios à nossa saúde.

Considerado como um super alimento, o alho é rico em vitaminas, sais minerais e aminoácidos importantes em uma dieta saudável e equilibrada.

 

As vitaminas encontradas no alho
A alicina é o princípio activo do alho e a responsável pelo cheiro característico deste alimento, que contém propriedades antifúngicas, anti-sépticas e antibacterianas.

Além desta substância, o alho também contém vitaminas que proporcionam muitos benefícios à nossa saúde e o tornam um remédio natural que pode ser utilizado para combater uma série de condições, como doenças cardíacas, colesterol alto, parasitas intestinais, diabetes, aterosclerose, tuberculose, resfriados e outros.

Devido às suas propriedades, o alho é considerado um excelente antibiótico, antifúngico e anti-séptico natural, sendo utilizado como medicamento desde o antigo Egipto.

 

O alho contém:

Vitamina B1
A vitamina B1, também denominada tiamina, é responsável pela acção coenzimática, fundamental para o metabolismo dos hidratos de carbono.

 

Vitamina B2
Também conhecida como riboflavina, a vitamina B2 é essencial para a formação das células vermelhas do sangue (hemácias).

 

Vitamina B6
A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, possui ação coenzimática e é essencial para o funcionamento adequado do sistema nervoso, composição das hemácias e produção de ácido nucleico.


Vitamina C
A vitamina C é considerada um antioxidante natural, actua contra os efeitos maléficos produzidos pela acção dos radicais livres. Esta substância é importante para a formação e manutenção das paredes celulares e é fundamental para uma pele saudável, ossos, dentes e gengivas mais fortes.

Os benefícios do alho

Auxilia no trabalho de desintoxicação promovido pelo fígado
Graças aos seus compostos sulfurosos, o alho auxilia no trabalho de desintoxicação realizado pelo fígado. O alimento activa as enzimas que agem contra o crescimento de bactérias e favorece a eliminação de substâncias.

O alho também evita que as toxinas se acumulem no organismo.

Acção benéfica sobre os sintomas da TPM
Devido às suas propriedades, o alho também ajuda a prevenir e aliviar os sintomas típicos da tensão pré-menstrual, como as dores de cabeça, na região lombar e nas mamas.

Potencial anticancerígeno
O consumo regular de alho cru pode reduzir o risco de vários tipos de cancro, como o de cólon, de mama, de pele, de pulmão e esófago.

Os antigos chineses tinham o hábito de deixar o alho na boca por 30 minutos todas as manhãs e durante algum tempo, especialmente no tempo frio mas não só.

Qual o motivo?

O corpo absorve as propriedades do alho através da saliva e vasos sanguíneos existentes. Este método, é dedicado especialmente àquelas pessoas que são muito sensíveis e não podem comer alho. Esta forma é mais suave de absorver os nutrientes deste vegetal, mas de modo algum menos efectiva. 

 

Os benefícios deste método chinês:

- Combate a bronquite

- Combate a tosse

- Controla o apetite

- Desintoxica o sangue

- Estimula o sistema imunológico 

- Limpa a pele

- Previne pedras e areias nos rins

 

Nota:

O alho cru é uma coisa. Já cozinhado a sua eficácia é limitada. Há quem se preocupe com o bafo/hálito após a ingestão de alho cru, pode sempre escovar os dentes com uma pasta natural ou coma a seguir salsa, ela reduz o hálito. Pode também fazer chá de alho que beneficia a saúde.

 

Como preparar o chá
Para fazer o chá do alho de maneira comum basta colocar numa chávena um dente de alho amassado e despejar água muito quente, na xícara, que deve ser abafada por dez minutos. O chá deve ser adoçado com mel e tomado ainda morno, preferencialmente a cada 12 horas.

 
Há também uma receita conhecida como “A cura do alho”, pois potencializa os efeitos medicinais da planta e ajuda no combate de várias doenças.

Para fazer a receita basta seguir os seguintes passos:

Coloque no liquidificador um litro de água, 30 dentes de alhos descascados e três limões picados, depois ligue o liquidificador.

Continue até que a mistura se torne uma pasta homogénea, depois coloque tudo numa panela de esmalte, ou em qualquer outro utensílio que não seja metálico, e leve ao fogo. Desligue o fogo antes de levantar fervura e guarde no frigorífico ou num local bastante fresco, em um pote ou em uma garrafa. Tome um cálice diariamente em jejum.

 

Atenção!
Deve-se observar também que não é aconselhado o consumo de alho em grandes quantidades por mulheres em período de lactação, e por pessoas que tenham problemas estomacais e úlceras.

 

A natureza ao seu dispor, a um preço muito reduzido!

 

Fontes:

Cura pelas Plantas

Chá Benefícios

Remédio Caseiro

Naturopatia

MTC-Medicina Tradicional Chinesa

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.