BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
O homem de Neanderthal, o parente mais próximo dos humanos actuais e extinto há cerca de 10.000 anos, tinha hábitos alimentares vegetarianos e conhecimentos profundos sobre as plantas medicinais, como anti-inflamatórios e regulador de bactérias ("antibiótico")!
De acordo com um estudo, a análise do ADN encontrado na dentição, nomeadamente na placa dentária dos antepassados do homo "sapiens" deu informações importantes sobre o seu comportamento, evolução histórica e alimentação.
Os investigadores constataram, os Neandertale usavam medicamentos naturais, à base de plantas para tratar p.ex. a dor de cabeça.
A placa dentária, reteve microrganismos que vivem na boca, agentes bacteriológicos encontrados nos aparelhos respiratório e gastrointestinal, bem como pedaços de comida presos nos dentes, conseguiu preservar o ADN por milhares de anos.
Dessa forma, a análise genética desse ADN mostrou o estilo de vida do homem de Neandertal, o que ele comia, as doenças de que sofria ou o ambiente.
A equipa internacional analisou e comparou amostras da placa dentária dos esqueletos de homens de Neandertal encontrados nas cavernas de El Sidrón - Espanha. A idade varia entre 42.000 e os 50.000 anos. Descobriu-se que os Neandertal de El Sidrón, alimentavam-se à base de vegetais silvestres, frutos, cogumelos e nozes. Até agora e que se saiba, o Neandertal da região norte da Península Ibérica não comia carne nem peixe.
Uma das descobertas mais surpreendentes foi feita num Neandertal de El Sidrón. Ele tinha um abcesso dentário e a sua placa dentária indicava que tinha um parasita intestinal que lhe causava diarreia aguda, pelo que claramente estava muito doente. Ele estava a comer choupo (árvore), que contém ácido salicílico, o ingrediente activo da droga farmacêutica chamada aspirina, para tirar a dor, e também foi detectado 1 antibiótico natural (feito a partir de cogumelo).
O nosso antepassado, o Neandertal, que era alto, corpulento e com um crânio maior do que o do Homem actual, tinha um excelente conhecimento das plantas medicinais e das suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas e auto-medicava-se sem precisar de ir procurar 1 técnico de saúde, como se faz na actualidade. Mas talvez o mais interessante, o uso de antibióticos há 40.000 anos antes de ser descoberta a penicilina.
Fonte:
Spiegel
Intellinews
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.