BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O homem de Neanderthal, o parente mais próximo dos humanos actuais e extinto há cerca de 10.000 anos, tinha hábitos alimentares vegetarianos e conhecimentos profundos sobre as plantas medicinais, como anti-inflamatórios e regulador de bactérias ("antibiótico")!

 

De acordo com um estudo, a análise do ADN encontrado na dentição, nomeadamente na placa dentária dos antepassados do homo "sapiens" deu informações importantes sobre o seu comportamento, evolução histórica e alimentação.

Os investigadores constataram, os Neandertale usavam medicamentos naturais, à base de plantas para tratar p.ex. a dor de cabeça.

A placa dentária, reteve microrganismos que vivem na boca, agentes bacteriológicos encontrados nos aparelhos respiratório e gastrointestinal, bem como pedaços de comida presos nos dentes, conseguiu preservar o ADN por milhares de anos.

Dessa forma, a análise genética desse ADN mostrou o estilo de vida do homem de Neandertal, o que ele comia, as doenças de que sofria ou o ambiente.

A equipa internacional analisou e comparou amostras da placa dentária dos esqueletos de homens de Neandertal encontrados nas cavernas de El Sidrón - Espanha. A idade varia entre 42.000 e os 50.000 anos. Descobriu-se que os Neandertal de El Sidrón, alimentavam-se à base de vegetais silvestres, frutos, cogumelos e nozes. Até agora e que se saiba, o Neandertal da região norte da Península Ibérica não comia carne nem peixe.

 

Uma das descobertas mais surpreendentes foi feita num Neandertal de El Sidrón. Ele tinha um abcesso dentário e a sua placa dentária indicava que tinha um parasita intestinal que lhe causava diarreia aguda, pelo que claramente estava muito doente. Ele estava a comer choupo (árvore), que contém ácido salicílico, o ingrediente activo da droga farmacêutica chamada aspirina, para tirar a dor, e também foi detectado 1 antibiótico natural (feito a partir de cogumelo).

 

O nosso antepassado, o Neandertal, que era alto, corpulento e com um crânio maior do que o do Homem actual, tinha um excelente conhecimento das plantas medicinais e das suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas e auto-medicava-se sem precisar de ir procurar 1 técnico de saúde, como se faz na actualidade. Mas talvez o mais interessante, o uso de antibióticos há 40.000 anos antes de ser descoberta a penicilina.

 

Fonte:

Spiegel

Intellinews

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




5 comentários

De Neandertal a 11.04.2017 às 10:36

O Homem desde há milhões de anos que foi vegetariano a 100% e isto porque era muito mais fácil viver em harmonia na Natureza e dela aproveitar seus deliciosos frutos ao contrário do Homem atual o Homo Stupidus que é bronco como uma porta e por isso só produz frutos que não sabem a nada, polui todo o planeta e decidiu comer carne e peixe poluídos e contaminados para morrer cedo e embriagado.

De João Antunes a 11.04.2017 às 10:47

Tenho amigos estrangeiros que estudam os restos de esqueletos encontrados pela Europa e também noutros locais e já me tinham dito que encontraram ADN e outras provas em como o ser humano há milhões de anos já era vegetariano.

De Antropólogo a 11.04.2017 às 19:10

Não só o Neandertal era mais alto e mais musculoso que o homem atual, ele era também mais inteligente.

De caçador de mitos a 13.04.2017 às 08:01

Lá se vai mais um mito.

É mentira que no Paleo só se comia muita carne.

Quando muito os homens do gelo comeriam carne que encontravam já morta e comiam essa carne depois de a passarem pelo fogo.

Portanto havia muita gente já nessa altura do Paleo que era essencialmente vegetariana.

De Ciência da treta a 14.04.2017 às 09:25

O desaparecimento do homem de Neandertal, um "parente" do homem moderno que desapareceu há 40.000 anos por motivos ainda desconhecidos, pode ter ocorrido devido a uma dieta alimentar à qual não teria conseguido adaptar-se, revela um estudo publicado esta quarta-feira.^

O bom da ciência científica é precisamente isto: hoje é verdade, amanhã é mentira e depois de amanhã talvez sim talvez não.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.