BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
As nano partículas atravessam as membranas celulares, o que pode levantar problemas de segurança já que são usadas numa multiplicidade de produtos, como alimentos e produtos cosméticos, revela um estudo realizado por duas universidades, uma espanhola e outra alemã.
Segundo informação da Universidade Rovira e Virgili (URV), citada pela agência de notícias espanhola EFE, o trabalho de investigação foi realizado em conjunto com a Universidade de Saarland, na Alemanha, tendo constatado que uma nano-partícula pode atravessar uma membrana em milissegundos.
Os cientistas observaram também, e quantificaram, o exacto momento em que uma nano-partícula de ouro supera as células de barreira protectora, como a bicamada lipídica, e consegue atravessar a membrana. Sugerem, por isso, que se revejam as normas de segurança dos nano-materiais e que se abra o debate sobre a nano-toxicidade.
Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), os nano materiais fazem parte de mais de 1.300 produtos comerciais, desde cosméticos, alimentos, roupa, pneumáticos ou betão.
Poucos conhecimentos sobre os riscos para a saúde que constituem as nano partículas
A forma como as nano partículas interagem com os tecidos e com as barreiras humanas, incluindo as membranas celulares, não é ainda suficientemente conhecida.
Por exemplo, as nano partículas dos cremes não atravessam a pele, mas podem entrar no corpo através dos pulmões ou das capas mucosas.
Por outro lado, estas partículas minúsculas movem-se muito rápido e como os processos associados duram apenas umas fracções de segundo, as medidas protectoras também devem ser rápidas.
Tendo isto como ponto de partida, a equipa de investigação de física teórica da URV desenhou um projecto para investigar precisamente a interacção entre as nano-partículas e as membranas lipídicas.
Fonte:
sapo
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.