BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Muita gente sofre com o calor e o órgão correspondente, o coração, sofre então com as temperaturas elevadas. Outros sofrem porém com o frio.

Seja como for, a natureza tem soluções à mão.

tuasaude.

 

O Crataegus (Crataegus oxyacantha) é uma árvore pequena, da família das Rosáceas, com altura entre 2 e 7 m, ramos espinhosos, folhas pequenas (1 a 4,5 cm), flores brancas, de aproximadamente 1,0 cm, com 5 sépalas e 5 pétalas, de aroma intenso, e que aparecem no verão. Pequeno fruto com 1 a 3 sementes em seu interior. Aparece em quase toda a Europa, desde o mediterrâneo até o sul da Escandinávia, e da costa atlântica até o oeste da Ásia, além da Sibéria e Norte de/da África.

O nome Crataegus, deriva do grego Kratiegus, que significa dureza, em alusão a dureza de sua madeira e por sua força, podendo atingir até 500 anos de idade.

 

Nome científico: Crataegus oxyacantha L. 


Família: Rosaceae. 

Nome botânico aceitável: Crataegus curvisepala Lindm., Crataegus calycina subsp. curvisepala (Lindm.) Franco, Crataegus kyrtostyla auct., Crataegus monogyna subsp. curvisepala (Lindm.) Soo, Crataegus pseudokyrtostyla Klok. 

É chamado também de espinheiro-alvar, pilriteiro (Portugal), espino albar, crataegus, majuelo, biancospino (Itália), aubépine ou epine blanche (França) e Chan Zha (China).

Outros nomes populares: Biancospino. 

 

História: Planta utilizada desde a Grécia antiga, citada por Plínio e Dioscórides, como excelente para menstruações abundantes e suas cólicas. Para os Gregos e Romanos, simboliza a esperança, o matrimônio e a fertilidade. 

Constituintes químicos: ácido cratególico, flavina, glicosídeo, proantocianidina, purina, saponina, vitexina. 

Propriedades medicinais: calmante, cardio-vascular, diurético, fortalece o coração, emoliente, hipotensor, melhora a circulação, melhora a qualidade do sono, sedativo, tónico cardíaco. 

Indicações: angina peitoral, espasmo, insónia, problemas cardíacos, suaviza a pele. 

Parte utilizada: flores e folhas. 

Contra-indicações/cuidados: usar com cuidado durante a gravidez ou se tiver cardiopatia. 

Modo de usar: 
- extracto titulado e unificado em flavonoide a 2%: tomar de 250-1000 mg/dia (de 5 a 20 mg de flavonoide total). 
- cápsulas: de acordo com recomendação do fabricante. 

 

Para que serve o Pilriteiro

Esta planta medicinal ajuda no tratamento de diversos problemas como: 

  • Ajuda no tratamento de problemas de coração como degenerações do miocárdio, alterações nos vasos ou perturbações leves do ritmo cardíaco;
  • Melhora a circulação sanguínea; 
  • Fortalece o coração, sendo especialmente indicado para idosos; 
  • Ajuda no tratamento da pressão alta; 
  • Melhora o sono e ajuda no tratamento da insônia. 

Além disso, usando os seus frutos o Pilriteiro é também indicado para aliviar a má digestão e tratar a diarreia. 

 

Propriedades do Pilriteiro

As propriedades do Pilriteiro incluem uma ação vasodilatadora, relaxantes, antioxidante, estimuladora da circulação sanguínea e com efeito cicatrizante sobre a pele e mucosas. 

O Pilriteiro é uma planta que ajuda a reduzir as palpitações, o que acaba por produzir um efeito sedativo sobre o sistema nervoso central. Além disso, possui uma ação relaxante sobre os músculos lisos, o que ajuda a baixar a tensão arterial. 

 

Modo de uso da Pilriteiro

O Pilriteiro pode ser usado na forma de chá ou tintura, podendo ser utilizadas as folhas, flores ou bagas da planta para uso medicinal. Esta planta pode ser facilmente encontrada em mercados ou lojas de produtos naturais. 

 

Chá de Pilriteiro

O chá desta planta ajuda a fortalecer o coração, melhora a circulação sanguínea e ajuda a melhorar o sono. Para preparar este chá vai precisar de: 

Ingredientes:

  • 1 xícara/chávena de água fervente/ferver; 
  • 1 colher de chá de folhas secas de Pilriteiro. 

Modo de preparo: 

  • Colocar a planta seca na xícara de água fervente/ferver, e deixar a infusão repousar durante 15 minutos. Passado esse tempo coar e beber. 

Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia, durante pelo menos 4 semanas, uma vez que o chá desta planta deve ser ingerido por longos períodos de tempo pois o seu efeito não é imediato. 

Além do chá, esta planta pode também ser ingerida na forma de tintura, sendo nestes casos recomendado tomar 20 gotas de tintura diluídas em um copo de água, 3 vezes por dia após as refeições. Estas tinturas podem ser compradas em lojas de produtos naturais, ou podem ser preparadas de forma caseira usando conhaque, hidromel ou vodka. 

 

Chá para Fortalecer o Coração

O chá de Pilriteiro com arnica e erva-cidreira é uma ótima opção para ajudar a fortalecer o coração enfraquecido pela idade e para preparar este chá vai precisar de: 

Ingredientes:

  • 1 xícara/chávena de água fervente/ferver; 
  • 1 colher de chá de folhas secas de Pilriteiro;
  • 1 colher de chá de flores de Arnica;
  • 1 colher de chá de Erva-cidreira. 

Modo de preparo: 

  • Colocar a mistura na xícara de água fervente, e deixar a infusão repousar durante 10 minutos. Passado esse tempo coar e beber. 

Este chá deve ser bebido 2 vezes por dia, durante pelo menos 4 semanas. 

 

Chá para melhorar a circulação sanguínea

Para quem sofre de má circulação, o chá de Pilriteiro com Milefólio e Hortelã-pimenta é uma ótima opção, pois auxiliam no tratamento da circulação deficiente. Para preparar este chá vai precisar de: 

Ingredientes:

  • 1 xícara/chávena de água fervente; 
  • 1 colher de chá de folhas secas de Pilriteiro;
  • 1 colher de chá de Mil em Rama ou Milefólio;
  • 1 colher de chá de Hortelã-pimenta. 

Modo de preparo: 

  • Colocar a mistura na xícara de água fervente, e deixar a infusão repousar durante 10 minutos. Passado esse tempo coar e beber. 

Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, durante pelo menos 4 semanas.

 

Benefícios do Pilriteiro/Crataegus na MTC - Medicina Tradicional Chinesa
Crataegus fortalece o chi do Coração quando o paciente sente que há congestão e opressão no peito, acompanhadas de taquicardia e bradicardia, e a respiração fica ofegante após qualquer esforço. O crataegus é de sabor (segundo a MTC) doce, um pouco amargo e temperatura (segundo a MTC) ligeiramente morno. Uma planta medicinal ideal de, o crataegus fortalece o chi do Coração sem causar Estagnação (síndrome). Até certo ponto, ela é suave, mas definitivo em sua acção. Por não ter efeitos colaterais, pode ser usado por longos períodos. A neutralidade da erva desinibe a (h)umidade (síndrome), que se acumula em razão da Vacuidade/Vazio do chi do coração. De acordo com mecanismos patológicos clássicos, o acúmulo de (h)umidade, associado com a Vacuidade/Vazio/Deficiência do chi do Coração, resulta da Vacuidade/Vazio do Yang do Fígado. Contudo, especialistas acreditam que há casos nos quais o acúmulo de (h)umidade ocorre mesmo na ausência da Vacuidade/Vazio do Yang do Fígado. O chi do Coração está intimamente relacionado com o chi do Pulmão. 

A Vacuidade/Vazio do chi do Coração com frequência vem acompanhada da Vacuidade/Vazio/Deficiência do chi do pulmão. Isso pode ser considerado uma dupla Vacuidade/Deficiência – do Coração e do Pulmão – na qual a Vacuidade do Pulmão – na qual a vacuidade no pulmão causa um acúmulo de (h)umidade, em decorrência de sua função de regular os canais dos fluidos.O crataegus é utilizado  no tratamento da Vacuidade/Vazio do Xue (sangue) e do chi, que leva à Estagnação do Xue (qualidade do sangue) no peito, provocando angina, palpitações e pulso escorregadio na posição Cun. Quando o sangue do coração se apresenta Vazio, o chi do Coração se torna Vazio/Deficiente. Embora não seja uma planta medicinal que vivifique o sangue, o crataegus é importante no tratamento da Estagnação do Xue (sangue) do Coração.

 

Dosagem e preparo
Use 3-9 g m decoção;
2-4 ml de tintura;
1-3 ml de extrato fluido;
2-3 g de extrato em pó.


Colha frutos do crataegus no final do Verão e início do Outono, quando estão maduros por completo. Os frutos podem ser secos ou processados frescos. As folhas e flores de crataegus deverão ser apanhadas no final da Primavera e início do Verão, época em que as flores estão completamente abertas. As folhas e as flores podem ser processadas frescas ou secas com cuidado – devendo-se protegê-las da luz e do calor forte. Os frutos de boa qualidade se apresentam totalmente secos e inteiros e são vermelho-escuro. As folhas e as flores deverão permanecer inteiras tanto quanto possível. As folhas devem estar verdes ou verde-escuras e não ter talos. As flores deverão ser brancas ou rosa e não marrons/castanhas.

  

Temas relacionados:

O chá verde açoriano combate a demência

Chá verde: Reduz problemas cognitivos e físicos

A tília

Conhece todos os benefícios da maçã?

O chá de poejo

Planta alteia, segundo conceitos ocidentais e orientais

Salada com dente-de-leão (Receita)

A valeriana

Penicilina-vegetal, Terramicina, Doril. Já conhece?

O tomilho

Tamarindo

Diabetes: Plantas e fruta superam a Metmorfina

Como equilibrar as flutuações hormonais e alterações de humor

-  Já conhece esta planta nigela?

Alfavaca

Mulher: Conhece esta planta medicinal, a Dang Gui?

Planta medicinal: Rhodiola, já conhece?

Cava-cava: Conhece este chá?

Ma(r)cela-do-campo

A malva

Jaborandi

Penicilina-vegetal, Terramicina, Doril. Já conhece?

Hortelã-pimenta

Já conhece a planta Guaco ?

O eucalipto

Alecrim e gengibre: Beneficiam o coração e equilibra o colesterol

O alecrim

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia

Erva-doce

 - Erva-cidreira

Cascara-sagrada

Semente psílio: 10 benefícios

Erva-princípe/Capim-limão

A carqueja

A planta medicinal Unha-de-gato: 16 benefícios

Garra-do-diabo: Conhece esta planta e seus benefícios? (Vídeo)

O Cardo Mariano

Os coentros: 18 benefícios para a sua saúde

Boldo-do-chile

Plantas medicinais e fitoterápicos: substituem as drogas farmacêuticas

Aloe: Planta benéfica para milhões de utilizadores e temida pelas farmacêuticas

O Pau D´Arco

Dente-de-leão: Extracto mata células cancerígenas da leucemia, da próstata e melanomas resistentes à quimio

Chá de Hibisco: Mantém saudáveis os níveis de colesterol e hipertensão

A calêndula

A arnica e seus benefícios

O aloé

27 antibióticos naturais

Alfazema

O alho e o colesterol

O alecrim

O alcaçuz: Conhece esta planta medicinal?

O agrião

Aloe: Planta benéfica para milhões de utilizadores e temida pelas farmacêuticas

Plantas medicinais e fitoterápicos: substituem as drogas farmacêuticas

Cravo-da-índia: 11 benefícios

A canela da Índia

O loureiro e a sua folha de louro

Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios

Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios

A urtiga tem muitos antioxidantes entre outros benefícios

 - Dente-de-leão: Extracto mata células cancerígenas da leucemia, da próstata e melanomas resistentes à quimio

Propriedades terapeuticas das folhas de murta

Salsa: 15 benefícios

Propriedades medicinais nas folhas das urtigas

Planta medicinal: A dedaleira

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

Erva de S. João/Hipericão/Hypericum perforatum, esta planta incomoda também as farmacêuticas

 

Fontes:

Naturopatia

Fitoterapia

Curas pelas Plantas Medicinais

 remédio da terra

Tua Saúde

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.