BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O arando também conhecido como oxicoco em português, poderá ser uma planta nativa da América do Norte. Os arandos são colhidos em setembro e outubro. É também conhecido como mirtilo-vermelho.

O arando é um fruto versátil e as suas vantagens torna-o num alimento útil, bem como num alimento medicinal. O nome em  latim para esta planta é Vaccinium macrocarpon. O arando contém poderosos antioxidantes.

 Tomei conhecimento da aplicação do sumo há 12 anos, no Congresso estadunidense de Urologia. Basicamente, o que as pesquisas têm demonstrado é que mulheres com infecção urinária de repetição que passaram a tomar o suco regularmente têm menos repetição de infecções urinárias do que as que não tomam nada. Também há estudos que revelam que tomar o suco como prevenção da infecção urinária é igual a tomar um antibiótico no esquema de profilaxia usual (prevenção com antibióticos em dose baixa), explica Dr. Carlos Alberto Bezerra.

 

O sumo de arando é rico em antioxidantes, Vitamina C e ácido salicílico. Por conter apenas 45 calorias por chávena, o sumo de arando se encaixa muito bem dentro das directrizes alimentares. Além disso, o sumo de arando também contém 87,13 gr. de água por 100 gr. Ele também fornece energia, proteína e carbohidratos. Em termos de minerais, contém Cálcio, Magnésio, Ferro, Fósforo, Sódio, Potássio e Zinco. Ele também contém vitaminas como a Tiamina, Riboflavina, Niacina, Vitamina B6, E (alfa tocoferol) e Vitamina K (filoquinona). Os arandos são membros da família Ericaceae. O sumo de arando tem sido muito utilizado para a cura de várias doenças.

Alguns dos benefícios do sumo de arando para a nossa saúde:

 

- Para infecções do tracto urinário (ITU):

As infecções do trato urinário referem-se à existência de certos microrganismos na urina que excede os níveis normais. Estas infecções podem desenvolver na bexiga e causam cistite no rim, que provoca parênquima renal, ou na próstata (homem), que resulta em prostatite bacteriana. Estudos mostraram que o sumo de arando contém proantocianidinas que possuem propriedades anti-adesivas, isto impede as bactérias de ligarem-se às células nas paredes da bexiga.

 

Estes compostos impedem estas bactérias de se multiplicarem. Estudos mostraram que o consumo de sumo de arando regularmente pode ajudar a prevenir infecções do tracto urinário recorrente em mulheres de meia idade e mulheres grávidas. A ingestão regular do sumo de arando também tem sido provado benéfico para pacientes submetidos a outros tratamentos nos hospitais como um protector contra as doenças do trato urinário. É benéfico na redução do risco de UTI entre mulheres submetidas a cirurgia ginecológica benigna electiva. O estudo também diz que o sumo de arando pode até ajudar na prevenção da infecção urinária na infância. 

 

- Benefícios do sumo de arando no combate de tumores:

O sumo de arando possuiu propriedades anti-tumores, Isso é atribuído à presença de compostos polifenólicos no interior do fruto. Estudos mostraram que o consumo regular do sumo de arando inibe o desenvolvimento e propagação no pulmão, na mama, no cólon, na próstata e de outros tumores cancerosos. O sumo de arando contém uma quantidade elevada de ácido salicílico, que pode ajudar a reduzir o inchaço, prevenir coágulos sanguíneos, e eliminar tumores.

 

- Benefícios do sumo de arando no sistema cardiovascular:

O sumo de arando pode ajudar a diminuir o risco de doenças relacionadas com coração, assim como na manutenção da saúde cardiovascular. Os flavonóides presentes no arando têm propriedades antioxidantes e pode diminuir o risco de aterosclerose. A aterosclerose é uma doença em que as artérias são estreitadas, devido à acumulação de gordura, cálcio e colesterol encontrado no sangue. Isto obstrui o fluxo de sangue rico em oxigénio para as várias partes do corpo e pode levar a resultados potencialmente fatais, como ataques cardíacos e derrames. Estes compostos têm sido mostrados que retarda e suprime a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL) e beneficamente estimula as plaquetas sanguíneas.

 

- Benefícios do sumo de arando na prevenção de cárie dentária:

De acordo com novos estudos, o sumo de arando previne cáries dentárias. A proantocianidina, um composto químico presente na sumo de arando, inibe as bactérias nocivas que adere aos dentes. Estes componentes de inibem a produção de ácido e protege os dentes da doença periodontal, impedindo o crescimento de placas. Uma boa higiene oral, juntamente com o consumo de arando, perturba o mecanismo patogénico da cárie dentária e, geralmente, gera uma boa saúde dental. Ao mesmo tempo, deve-se atentar para o teor de açúcar (todo o açúcar é responsável pelas cáries) e a acidez de alguns sumos de arando disponíveis comercialmente – sumo natural é sempre melhor!

 

- Benefícios do sumo de arando na prevenção de infecções respiratórias:

De acordo com estudos realizados, o sumo de arando ajuda a inibir certas estirpes da gripe Haemophilus, que é uma causa comum de ouvido e infecções respiratórias em crianças. O sumo inibe estruturas semelhantes das bactérias ao cabelo, inibindo-os de aderir à superfície da pele.

 

- Benefícios do sumo de arando na prevenção do cancro/câncer: O arando contém proantocianidinas, as quais inibem o crescimento de várias células cancerígenas. Estudos mostraram que as dietas ricas em flavonóides desempenham um papel fundamental na redução do risco de cancro/câncer e de mortalidade por cancro. O sumo de arando sumo contém componentes anti-cancerígenos que interferem no crescimento de células cancerosas, particularmente aqueles associados com câncer do cólon e da próstata. De acordo com estudos, as proantocianidinas pode parar micro-tumores de desenvolver nos vasos sanguíneos. O consumo regular de sumo de arando previne o rápido crescimento dos tumores. Os produtos químicos presente no arando também impedem a multiplicação de células cancerosas da mama.

 

- O arando fortalece os ossos e dentes:

O sumo de arando seja uma fonte natural de cálcio, o cálcio reduz o risco de contrair osteoporose.

 

- Benefícios do sumo de arando para resfriados:

O sumo de arando fresco é eficaz na luta contra infecções. Ele cura dores de garganta e resfriados.

 

- Benefícios do sumo de arando para perda de peso:

O sumo de arando é rico em ácidos orgânicos, que têm um efeito emulsionante sobre os depósitos de gordura no nosso corpo. Portanto, é bom para as pessoas que querem perder os Kg extras.

 

- O sumo de arando impede pedras nos rins:

A elevada quantidade de componentes de ácido no sumo de arando previne a formação de pedra nos rins.

 

- Benefícios do sumo de arando para Úlceras pépticas:

As úlceras pépticas são causadas por um tipo de bactérias chamadas Helicobacter pylori ou H. pylori. Este microrganismo ataca a camada de protecção do estômago e duodeno, que é a primeira parte do intestino. Isso pode levar a uma maior inflamação do revestimento do estômago. Os alimentos ricos em flavonóides, uma categoria que inclui antocianinas, flavonóis e proantocianidinas, como arando, maçãs e alho ajudam a reduzir o risco de doenças do estômago, incluindo úlceras do estômago, por inibição do crescimento da bactéria H. pylori.

Um estudo realizado em um grupo de pacientes com esse tipo de distúrbios do estômago mostrou uma vantagem de 50% sobre pacientes que não consomem sumo de arando. 

 

- Benefícios do sumo de arando para escorbuto: 

A deficiência de vitamina C em um indivíduo pode resultar em escorbuto. O arando proporcionam elevados níveis de Vitamina C, que é também vital para o organismo a produzir colágeno, o principal componente por trás do funcionamento saudável dos tecidos.

 

- Benefícios do sumo de arando na redução da inflamação do pulmão:

Os efeitos anti-inflamatórios do sumo de arando têm provado ser eficazes contra a inflamação causada nos pulmões por vírus da gripe. Uma substância chamada de nondialyzabel ou NDM presente no arando impede que o vírus da gripe degole as células e impeça, portanto, uma infecção pela gripe.

 

Fonte:

Cura pela Fruta

Dicas de Saúde

Toda Fruta

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.