Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Os mirtilos são pequenas bagas, doces e suculentas, da família Ericaceae. Essas bagas vêm em uma variedade de cores que variam do azul, vermelho a roxo. Este fruto é cultivado em grandes quantidades nos países da Europa. Os mirtilos são consumidos sobretudo crus ou usados na preparação de molhos, compotas, geleias e gelados/sorvetes. Representam uma excelente fonte de anti-oxidantes e são muitos os benefícios para a saúde. 

Os mirtilos cultivados são geralmente suaves e doces, enquanto as variedades selvagens são mais azedas. No entanto, ambos beneficiam a saúde humano.

 

Nome botânico: Vaccinium corybosum, Vaccinium corymbosum, Vaccinium angustifolium e Vaccinium virgatum


Benefícios nutricionais do fruto: 

São bagas de baixas calorias, fornecem cerca de 60 calorias por cada 100 gr.  Contém carboidratos, açúcar e fibras. Os mirtilos são uma excelente fonte em vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E e vitamina K. Tem minerais como o cálcio, cobre, potássio, magnésio, fósforo e sobretudo manganês. Os mirtilos, são ricos em anti-oxidantes, tais como a antocianina (dá cor ao fruto), flavonóis e alguns compostos fenólicos.

 

Benefícios em ingerir mirtilos

Para o cérebro:

São um alimento maravilhoso quando se trata da saúde do cérebro. Os mirtilos são ricos em antioxidantes chamados flavonóides. Estes nutrientes ajudam a aumentar o fluxo de oxigénio e de sangue no cérebro, mantendo, assim, as células do cérebro saudáveis. A perda de memória e as disfunções cognitivas podem ser debeladas através do consumo destas bagas. mirtilos têm ainda antocianina, selénio, vitaminas do complexo B e também minerais como cobre, magnésio e zinco são outros nutrientes saudáveis ​​para o cérebro. Ajudam a promover a saúde do sistema nervoso central e podem prevenir danos cerebrais e danos das células nervosas.

Para os olhos:

Os mirtilos contêm flavonóides, como a rutina, resveratrol e a quercetina. Estes compostos ajudam na prevenção da degeneração macular e outros problemas relacionados com a saúde dos olhos. Os carotenóides e antocianinas presentes no mirtilos ajudam a melhorar a cegueira nocturna. Além disso, o fruto é rico em antioxidantes que podem proteger os olhos dos danos dos radicais livres e a vitamina A ajuda na protecção da retina.

Previne o cancro/câncer:

Os mirtilos são uma excelente fonte em anti-oxidantes, tais como o pantiro-antocianidinas, resveratrol, flavonóis e tanino que ajudam a inibir o crescimento de células cancerosas. Estes antioxidantes podem inibir o processo de oxidação das células por radicais livres. Pterostilbeno Mostrou-ser ser capaz de evitar cancro/câncer de cólon e de fígado. A Luteolina é um tipo de flavona presente no fruto. Ela ajuda a reduzir o aparecimento de cancro/câncer de ovário em 30%. Previne o cancro da mama, cancro do esófago, do cólon e intestino delgado.

 

Para o coração:

As antocianinas são os antioxidantes que podem reduzir o nível de colesterol LDL (mau colestrol) e de triglicérides e aumenta o HDL (bom colesterol). Eles podem impedir a formação de placas nas artérias e, assim, reduzir o fluxo de sangue ao longo do corpo.

Na digestão:

São ricos em vitamina C. A vitamina C ajuda na estimulação de vários enzimas digestivas, que pode desintegrar as partículas de alimento, portanto, ajuda a limpar o tracto digestivo.


Proteger o Tracto Urinário:

Os mirtilos ajudam a restringir o aparecimento de bactérias como b-coli no revestimento das vias urinárias. Assim, a sensação de ardor e inflamação no tracto urinário podem ser mantidos à distância.




Na perda de peso excessivo:

Estudos descobriram que a ingestão de mirtilos podem ajudar a queimar a gordura da barriga. O fruto é pobre em calorias e oferece pequena quantidade de gorduras. Além disso, o mirtilo é rico em uma grande quantidade de vitamina C que auxilia na redução do excesso de gordura no corpo. Ele também ajuda a reduzir o colesterol e triglicéridos corpo, devido aos antioxidantes!

 

Para a pele:

A antocianina e a Vitamina C são alguns dos anti-oxidantes presentes no fruto. Estes antioxidantes ajudam a proteger a pele dos raios nocivos e evitar a oxidação das células. Tais como os danos da pele, rugas e manchas. Ele ainda possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir as acne e furúnculos.

 

Pressão arterial:

Tudo indica que a ingestão de mirtilos, provoque a normalização da pressão arterial.

 

Outros benefícios do fruto para a saúde:

  • Os mirtilos têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acalmar garganta e evitar o congestionamento.

 

  • Os mirtilos são uma excelente fonte de vitamina C e ajudam na prevenção de gripe e resfriados.

 

Receita saudável com mirtilos !

Tempo: 5 min.

Qtd: 3-4 copos

 

Ingredientes:

  • 3 chávenas/xícaras de bebida de arroz (ou soja biológica, ou de coco, ou de amêndoa, ou de aveia)
  • 3 chávenas/xícaras de água da torneira (filtrada previamente, ou se preferir água de garrafa de vidro)
  • 1 chávena/xícara de mirtilos frescos (congelados perdem os nutrientes)
  • 1 banana grande (se preferir, uma mão cheia de goji)
  • 1 colher de sopa de sementes chia
  • 1 colher de sopa de pólen de abelha (ou meia colher de café de geleia real)
  • 1 colher de sopa de sementes de cânhamo (ou de sésamo)
  • 1 colher de sopa de sumo/suco de aloé/babosa
  • 1-2 colher de sopa de sementes de linhaça/linho (se preferir pode ser psílio)
  • 1/2 colher de chá de sumo/suco de limão
  • 1 colher de café de açafrão da índia/cúrcuma
  • 1 colher de café de pimenta negra (se preferir branca)
  • 1 rodela de gengibre fresco 

Procedimento:

Colocar todos os ingredientes em um liquidificador. Misturar até ficar homogéneo.

 

Temas relacionados:

Controle os níveis altos de açúcar no sangue com estas 5 vitaminas caseiras

Strudel: Sobremesa de mirtilos sem prejudicar a sua saúde

Alimentos: O enorme poder da natureza

Geleia Real: Tantos benefícios

Benefícios do Açafrão da Índia/Cúrcuma

Valor nutricional do cânhamo

Manter a saúde: 11 Ervas e Especiarias

Faça a sua bebida (leite vegetal) de sésamo

Batido cremoso de sementes de cânhamo, chia, goji

10 superalimentos

Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia

 

Fontes:

Naturopatia

Fruta, o alimento divino

Frutos, os melhores alimentos para os humanos

Saúde e Dica

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor








Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


BPT