BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Ao contrário do que muitos acreditam, andar descalço traz benefícios para a saúde, já que desse modo é possível exercitar e fortalecer todos os músculos do pé.
Quando não estamos acostumados a esta atividade, é necessário realizarmos um aquecimento prévio para podermos ter calma e começarmos a sentir aquela sensação de liberdade de caminhar um bom tempo sem sapatos. Nos primeiros dias, podemos fazê-lo durante quinze ou vinte minutos.
Foto:melhorcomsaude
O que sabemos sobre isso?
Estudos realizados sobre o assunto mostraram que o contacto directo dos pés com o chão traz muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Como sabemos, os pés têm muitas terminações nervosas que, quando em contacto com a terra, ajudam a eliminar do corpo elementos prejudiciais como estresse e ansiedade.
Diversos estudos científicos já provaram que os elétrons da terra são capazes de melhorar a nossa saúde, aliviando dores de algumas enfermidades, reduzindo o estresse, fortalecendo o coração, regulando os níveis de glicose e melhorando o sistema de defesa no nosso corpo.
É melhor fazê-lo directamente na terra, sobre a grama/relva/prado e ao ar livre, mas não tendo esta possibilidade, pode ser realizado em casa, nos pisos de madeira ou cimento.
Benefícios de andar descalço
Estimula a circulação sanguínea, o que, por sua vez permite uma melhor oxigenação.
Permite que o organismo elimine com maior facilidade uma boa quantidade de gorduras e toxinas.
Elimina o estresse, a depressão e a neurose, fortalecendo o sistema nervoso.
Previne as varizes, já que fortalece o sistema venoso e permite melhor distribuição dos nutrientes em todo o organismo.
Ao caminhar descalço, exerce-se pressão sobre todas as terminações nervosas que estão ligadas a diferentes órgãos do corpo, o que permite curar algumas doenças causadas pela obstrução destes canais de energia chamados de meridianos.
Beneficios em andar descalço na terra:
Principais benefícios para a saúde
Maior equilíbrio.
Ao sentir directamente o chão, as pessoas activam o sistema vestibular (sistema de equilíbrio) do cérebro, estimulando novas conexões neurais, desenvolvendo um remapeamento das suas mentes no sentido de um maior equilíbrio.
Maior força e tonificação.
Ao andar descalço começa a despertar, de forma diferente, os músculos, tanto para o equilíbrio, como a tonificação corporal.
Pés saudáveis.
Algumas partes do corpo ao deixarem de serem "usadas" perdem o seu principio de acção. Quando as pessoas começam a andar descalças, os seus pés despertam e começar a fortalecer-se novamente, desenvolvendo maior força, flexibilidade e a circulação sanguínea, o que ajuda em várias doenças específicas dos pés.
Maior circulação.
Andar descalço, não só "acorda" músculos há muito adormecidos dos pés e pernas, como envia mais fluxo de sangue para os pés e para as pernas. Este aumento do fluxo sanguíneo significa menos dores e menos varizes no verão, e os pés e pernas mais quentes no inverno.
As crianças ficam mais saudáveis.
A saúde começa com os pés. Se você tem pés fortes, você pode caminhar, correr, andar de bicicleta e muito mais. Mas com os pés fracos, não há desejo de exercer actividade física. Recomenda-se manter as crianças "fora de sapatos" o maior tempo possível, pois os sapatos enfraquecem e "deformam" os pés. Mas não é só, o acto de sentir o chão fortalece os seus sentidos e ajuda a remapear o cérebro. Andar descalço estimula e ajuda a melhorar a memória, a atenção, a concentração e também a inteligência geral!
Diminuição da pressão arterial.
Através da estimulação das terminações nervosas na parte inferior dos pés, pode-se diminuir a pressão sanguínea e melhorar a resposta parassimpática do corpo. Em outras palavras, podemos diminuir o stress e a inflamação por todo o corpo.
Há uma terapia chamada reflexologia, que libera a energia acumulada que não flui naturalmente, causando vários tipos de doenças, principalmente a de um sistema nervoso muito alterado. A liberação/libertação é realizada pressionando pontos estratégicos nas solas dos pés. Quando andamos descalços, estes pontos são pressionados naturalmente, relaxando-nos e melhorando a nossa saúde. No entanto, é muito mais eficaz quando realizado sobre a grama.
Lembre-se…
Embora essa seja uma terapia relaxante bastante fácil de executar, é preciso tomar alguns cuidados, já que pode haver certos elementos no chão que podem afectar ou prejudicar nossos pés. Também, é essencial começar aos poucos e aumentar gradativamente/gradualmente a duração dessa prática à medida que os músculos se fortalecem.
Dica importante 1: se você costuma correr descalço, procure pisar da forma correta, tocando o chão primeiro com o metatarso (a parte do meio do pé) e os dedos, nunca com o calcanhar primeiro. Estudos já mostraram que caminhar ou correr corretamente estando descalço, causa menos lesões no joelho do que usando tênis/sapatilhas. Além disso, ao caminhar descalço você terá todos os benefícios relatados acima.
Dica número 2: caminhe descalço apenas em lugares onde você não irá se machucar/magoar. Evite locais com pedras ou outros materiais que possam machucar seu pés. Areia da praia ou gramados costumam ser os locais mais apropriados.
Nota bene:
Andar descalço num apartamento não é comparável a andar no meio da natureza. Principalmente se se vive numa grande cidade, todo o fluxo energético harmonioso está desequilibrado, daí os enormes benefícios dos jardins e parques naturais quando existem perto das cidades.
Temas relacionados:
- A actividade física e a felicidade
- A obstipação/prisão de ventre
- Sabia que o exercício físico chega a ser mais eficaz que os fármacos?
- Estar no meio da natureza cura-nos
Fontes:
Cura pela Natureza
Melhor com Saúde
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.