BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O metil-sulfonil-metano (MSM) é uma forma orgânica de enxofre, que aparece na natureza em todos os organismos vivos biologicamente ativos. É obtido das águas dos oceanos e sua fórmula química C2H6O2S, também representado como SO2(CH3)2. É um pó cristalino, inodoro e branco, altamente solúvel em água quente e em solventes orgânicos. 

Imagem: 24brasil. 

 

Não confundir MSM com MMS/SMM, são coisas diferentes. (Vide abaixo nos temas relacionados) 

O nível natural de MSM no sistema circulatório de um homem adulto é de aproximadamente 0,2 mg/kg. Adultos normais excretam 4 mg a 11 mg de MSM por dia pela urina. A concentração mínima de MSM deve ser mantida no corpo para preservar a estrutura e função normais. Baixas concentrações de enxofre/MSM no organismo podem causar fadiga, depressão, estresse físico e mental, bem como uma série de doenças degenerativas. 

 

A deficiência generalizada de enxofre no mundo ocidental é muito maior do que erroneamente admitida pelos médicos.

Além do cálcio e do fósforo, o enxofre é o terceiro mais importante mineral no corpo humano. Uma pessoa em crescimento contém aproximadamente 140 gramas de enxofre (S). Aproximadamente metade dessa quantidade é encontrada no tecido muscular, pele e ossos.

A deficiência de enxofre biológico pode resultar num menor funcionamento das células, tecidos e órgãos no corpo. O enxofre inorgânico é pobremente assimilado, ao contrário do enxofre orgânico, que é extremamente importante para a saúde de todos os organismos vivos.

Os solos estão cada vez mais empobrecidos deste mineral (enxofre(S)/MSM), devido aos rastos/rastros químicos, aos pesticidas, aos transgénicos/OGM e ao uso intensivo/convencional da agro-indústria. Mesmo os alimentos que possam conter enxofre, uma vez processados e/ou congelados a perda desse mineral é acentuada de forma significativa.

Daí não ser surpresa os problemas na saúde, como problemas nas articulações, problemas com o fígado, distúrbios circulatórios, depressão, medos/pânicos, cabelo sem brilho, pele desfalecida/sem brilho, cataratas/problemas oculares, unhas quebradiças, problemas no tecido conjuntivo, problemas imunitários e muito mais.

 

Benefícios do MSM:

 

Efeito sinergético
O MSM aumenta a acção de muitas vitaminas e outros nutrientes, entre eles vitamina C, coenzima Q 10, todas as vitaminas do complexo B, vitamina A, D e E, aminoácidos, selênio, cálcio, magnésio e muitos outros. O MSM melhora a captação desses nutrientes e prolonga a vida deles.


Anti-oxidante
O MSM é um potente anti-oxidante, capaz de se ligar e inactivar radicais livres, que são moléculas instáveis e átomos com elétrons/electrões desemparelhados. Os radicais livres não são nocivos. Actualmente, a vida sem radicais livres é impossível. Eles são necessários para a produção de energia. O fígado produz radicais livres durante a quebra de substâncias nocivas e o sistema imunológico do organismo usa esses radicais livres para matar vírus e bactérias. Porém a super produção de radicais livres pode ser prejudicial à saúde, e é aí que entra a acção do MSM, combatendo os radicais livres "extras" que o corpo produz.


Desintoxicação
MSM é conhecido por dissolver muitos compostos orgânicos e inorgânicos. MSM reage com toxinas, inactivando-as e promovendo a excreção delas. Além disso, MSM aumenta a permeabilidade da membrana da célula, tornando mais fácil a entrada de nutrientes na célula. MSM aumenta drasticamente a habilidade da célula em excretar produtos sem utilidade para o organismo.


Doenças neurológicas
O cérebro é extremamente sensível aos efeitos de materiais tóxicos e compostos orgânicos. Muitos desses compostos tendem a se acumular em células nervosas. Distúrbios neurológicos como Alzheimer e mal de Parkinson, podem ser tratados. MSM é um dos poucos antioxidantes que podem facilmente atravessar a barreira hematoencefálica. Exerce um efeito preventivo e reparador nos danos das células e restaura a elasticidade e permeabilidade das membranas.


O MSM e as alergias
MSM alivia os sintomas de um grande número de alergias, incluindo alergias à comida, alergias de contato, alergias respiratórias, etc. A maior propriedade anti-alérgica do MSM é provavelmente devida à habilidade de bloquear a ligação do hospedeiro com o alergênico.


Doenças auto-imunes
MSM tem se mostrado eficaz no combate de inflamações resultantes de reacções auto-imunes. Por exemplo, pessoas que sofrem de artrite geralmente têm sido beneficiadas com o uso de MSM. Muitos estudos têm mostrado que o suplemento de MSM reduz a degeneração e inflamação das articulações.


O MSM e os parasitas

Uma das mais surpreendentes descobertas sobre o MSM mostra sua acção anti-parasitária contra giárdia, trichomonas, nematodes, enterobius e outros distúrbios intestinais.

A maior propriedade anti-parasitária do MSM é provavelmente devida à habilidade de bloquear a ligação do hospedeiro e parasita.


Diabetes

O enxofre contido na vitamina B (biotina) é a parte crítica da glucoquinase, a enzima envolvida na utilização do açúcar glucose. O enxofre é também componente da insulina, hormônio/hormona secretado(a) pelo pâncreas, que é essencial ao metabolismo dos carboidratos. A falta de enxofre na dieta pode causar uma diminuição da insulina biologicamente activa.


Músculos doridos e câimbras

Especialmente combinado com a vitamina C, MSM tem demonstrado habilidade para reduzir ou eliminar a incidência de músculos doloridos e câimbras nas pernas e costas. MSM apresenta sucesso no tratamento de pacientes geriátricos que têm câimbras durante a noite ou após longos períodos de inactividade. Muitas pessoas com músculos e juntas doloridos têm obtido melhora após o uso de MSM por algum tempo. Muitos casos têm sido relatados de pessoas que sofrem da síndrome do túnel carpal e que foram curadas usando MSM.

 
O MSM e a dor

Muitos estudos revelam que MSM tem mostrado uma maior eficácia que codeína/aspirina. Pode também levar alívio às pessoas que sofrem de enxaqueca.

 
Obstipação/prisão de ventre e a acidez estomacal

Um estudo revela que pelo menos 75% dos indivíduos que tomam um ou mais anti-ácidos ou receptores antagonistas da histamina (H2) tornaram-se capazes de reduzir ou eliminar essas medicações após uma semana de administração de MSM. Em outro estudo, vinte e uma pessoas com histórico de constipação tomaram 500 mg de MSM juntamente com 1 g de vitamina C. Todas as pessoas que apresentavam função anormal do cólon voltaram ao normal enquanto MSM fazia parte de suas dietas.


O MSM e a disfunção pulmonar

Em primeiro lugar, MSM aumenta a elasticidade das células do pulmão e a permeabilidade das membranas, permitindo mais ar para ser respirado e mais oxigénio para passar através das membranas para o fluxo sanguíneo. Em segundo lugar, MSM previne e corrige a coagulação das células vermelhas do sangue, permitindo uma maior absorção de oxigénio pelo sangue.


O MSM e os estresse

Muitas pessoas usando MSM têm relatado se sentir melhor e mais fortes.


O MSM e a pele

O enxofre é chamado de "mineral da beleza", pois mantém a pele macia e jovem e os cabelos brilhantes. O enxofre é necessário para a produção de colágeno e queratina, proteínas necessárias para a saúde e manutenção da pele, unhas e cabelos. Várias experiências mostram que todos os tipos de desordens dermatológicas, das quais geralmente alergias são relatadas, podem ser tratadas com MSM. Dosagens orais de MSM tem mostrado eficácia no tratamento de acne, rosácea e pele seca, escamosa e coçando. Quando usado topicamente na forma de loção, MSM pode ser utilizado no tratamento de acne, psoríase, eczema, dermatite, caspa, sarna, erupção cutânea de fralda e certos tipos de infecções por fungos. Escaras resultantes de cirurgias ou queimaduras também respondem bem à aplicação tópica. Escaras novas podem melhorar quase 100%, ficando quase invisíveis. Já as velhas podem melhorar notoriamente.

 

O MSM para dor de dente
A história de sucesso acima descrita e os bem estabelecidos efeitos anti-inflamatórios do MSM fazem com que esse composto pareça uma adição ideal a qualquer outra providência que se tenha no caso de dor de dente com fundo inflamatório (que muitas, se não quase todas as dores de dente parecem ter).

 

O MSM contra doença gengival
Os Drs. Jacob e Lawrence crêem que o MSM "oferece uma arma suplementar contra doença da gengiva” e geralmente recomendam uma dose diária de 2 a 8 gramas. Para uso externo pode-se enxaguar com os cristais de MSM dissolvidos 2 a 3 vezes ao dia ou repetidamente esfregar os cristais de MSM no tecido gengival inflamado. O último procedimento ajudou muitos dos pacientes dos Drs. Jacob e Lawrence que sofreram de gengivite a abrandar a inflamação. Outro relato de sucesso inclui o caso de uma mulher que curou sua piorreia (grave periodontite com gengivas hemorrágicas e dentes que se afrouxavam) com o MSM.

 

Outras observações e recomendações do livro dos Drs. Jacob e Lawrence sobre aplicações “dentárias” de MSM.
+ Usado após a escovação normal, o MSM branqueia os dentes.
+ O MSM reduz inflamação da polpa.
+ Ingerindo-se a dose sugerida de 3 g ao dia, a sensibilidade do dente foi reduzida.
+ Para minimizar dor e infecção após trabalho dentário, esfregue uma pasta elaborada com MSM mais um pouco de água sobre a área da raiz de seu dente 2 vezes ao dia durante até 2 dias seguidos, após o procedimento odontológico/dentário.
+ Se você tiver uma restauração dentária com ouro, o dentista deverá aplicar uma solução de MSM a 15 % antes de inserir a restauração já que dentes com restauração de ouro podem permanecer sensíveis e doloridos ao impacto do calor ou do frio durante um longo tempo após o trabalho dentário.
+ Para diminuir inflamação e reduzir a dor após extracções, o dentista deve aplicar uma solução de MSM a 15% ao encaixe do dente. O paciente poderá, subsequentemente, aplicar MSM adjacente ao local da extracção.

 

Mais benefícios do MSM:

+ Para casos de ADHS

+ Para a acne

+ Para dores

+ Para quem sofre de asma

+ Para quem sofre de bronquite

+ Para gastrite

+ Para uma perfeita proteína no organismo

+ Fortalece o sistema imunitário/imunológico (Faltando a metionina o slénio não é transportado aonde está em falta, daí o aparecimento das alergias)

+ Para as alergias

+ Diminuição das dores em artroses

+ Para a dores de cabeça

+ Para casos de fungos

+ Para inflamações das mucosas

+ Para queimaduras

+ Melhora a cartilagem e articulações 

+ Diminui os danos e dores musculares

+ Dá mais energia e beleza

+ Ajuda fantástica na doença ictiose

+ Melhora em caso de doença como a rosácea

+ Ajuda o tracto estômago-intestino

+ Melhora a eficácia das vitaminas

+ Eficácia no combate ao cancro/câncer (segundo o Patrick McGean, director do Cellular Matrix Study e que teve seu filho com doença oncológica; combateu esse cancro/câncer com MSM)

+ Combate o cancro/câncer da mama e metásteses (diversos estudos como o da Universidade Glocal Campus em Seoul assim o afirmam)

+ Desintoxica o organismo, geralmente após 3 semanas de uso aparecem os sinais positivos (atenção, ao fim de 10 dias podem aparecer os sintomas tópicos de desintoxicação com dores de cabeça, diarreia, dermatite ou queda de energia)


DOSAGEM E USO:

A dosagem ideal depende da natureza e da intensidade das complicações. Na maioria dos casos, é suficiente tomar uma dose inicial de 3 g 2 vezes ao dia. Após vários meses essa dose pode ser diminuída para 2 g 2 vezes ao dia. É recomendável tomar o MSM com água meia hora antes das refeições.

Para uma melhor eficácia do MSM, é necessário que haja vitamina C (que não é apenas ácido ascórbico) em quantidade suficiente no organismo humano. Verifique seu nível ou coma fruta e legumes em quantidades suficientes.

 

Nota bene:

Entre as suas funções, do MSM/enxofre orgânico estão a função plástica, ajuda na reparação e construção de tecidos e células. Participa do colágeno, outra substância importante principalmente para a formação e manutenção da pele, tecido conjuntivo e ossos. Participa do metabolismo de gorduras e carboidratos, da formação do coágulo sanguíneo, da formação de algumas vitaminas, proteínas, no processo de transferência de energia, auxilia no combate a micróbios e parasitas.

O enxofre, assimilado pela pele através dos tradicionais banhos/termas em águas sulfurosas, sempre foi considerado um elemento eficaz contra a artrite e os problemas de pele como a acne, eczema, crostas, dermatite e psoríase. O enxofre assimilado pela alimentação mantém-se na circulação sanguínea por cerca de 12 horas. Isso significa que o organismo precisa receber, no mínimo 2 vezes ao dia, compostos orgânicos à base de enxofre, seja através dos alimentos, dos suplementos ou de aplicações tópicas.

Muita gente ainda desconhece o perigo do uso dos antibióticos/antivida para a sua saúde. Os efeitos secundários/adversos/colaterais são imensos. Existem alternativas naturais às drogas. Cuide da sua saúde, pois ninguém irá fazer isso por si/você.

 

Pequeno vídeo sobre a importância do enxofre orgânico para a saúde humana:

 

 

Temas relacionados:

MMS: Sabe o que é e para que serve?

Prata coloidal: Sabe o que é para que serve?

Bicarbonato de sódio / soda, o remédio caseiro fabuloso das nossas avós

Bórax/Boro/Borato de sódio: Uso medicinal alternativo

Argila Bentonita: Benefícios e formas de usar

Planta usada na MTC mata vírus da SIDA

Francesa é mais um caso de regressão do HIV mesmo sem tomar medicamentos há 12 anos

Benefícios da bebida de magnésio(a)

Estudo: Médicos e pacientes desconhecem o risco dos antibióticos

Os 9 fármacos mais perigosos do planeta

27 antibióticos naturais

 

Fontes:

Cura pela Natureza

Naturopatia

Zentrum der Gesundheit

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



5 comentários

De Anónimo a 21.07.2018 às 20:33

Mais um excelente artigo de qualidade. Obrigada.

Adorei também este vosso artigo:
https://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/sistema-imunologico-fortalece-lo-em-326658

De Anónimo a 22.07.2018 às 08:37

Não conhecia e os médicos nunca falam disso nem de nada por não conhecerem nada só conhecem drogas.

De Medicinas Alternativas a 22.07.2018 às 11:51

Obrigado pelo seu comentário. Agora já conhece o MSM.
De facto os médicos desconhecem ainda muita coisa.
Bom fim de semana.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.