BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Um estudo realizado pela Universidade de Medicina Tradicional de Xangai, e divulgado em Portugal pelo Centro de Terapias Chinesas (CTC), comprova os benefícios da acupunctura no controlo e tratamento da asma alérgica.
Com base na análise aos vários constituintes do sangue dos pacientes, concluiu-se que a acupunctura melhorou a resistência do sistema imunitário dos mesmos.
A investigação foi realizada através da aplicação de acupunctura manual, uma vez a cada dois dias (três vezes por semana) durante 5 semanas.
Esta conclusão já tinha sido alcançada no último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), que revelou que acupunctura tem um efeito antiasmático em 93% dos casos e proporciona uma maior ventilação pulmonar em 68% dos casos.
Ainda de acordo com a OMS, 235 milhões de pessoas no mundo sofrem de asma, sendo as crianças as mais afectadas. Apesar de a causa desta doença ser incerta, existe uma série de condições influenciadoras desta patologia, como a predisposição genética, a alimentação e a inalação de ar que contenha partículas alergénicas.
Questionada sobre o tema, Uenquian Chen, médica especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Directora Técnica do Centro de Terapias Chinesas (CTC), explica que "a chegada da Primavera é particularmente propícia ao aparecimento de asma alérgica devido ao pólen existente do ar. Esta é uma época particularmente difícil para qualquer asmático, pelos inconvenientes causados pela própria patologia. Olhos inchados, comichão, dores de cabeça e o pingo no nariz são alguns dos sintomas dos quais gostaríamos de nos livrar, bem como a própria sonolência causada por alguns anti-histamínicos"
"Com uma combinação específica de acupunctura e ventosas ou moxabustão, é possível tratar as crises de asma e evitar o seu reaparecimento, tanto em crianças com adultos. Dependendo dos casos, a moxabustão e as ventosas são suficientes. Esta é a grande diferença entre a Medicina Convencional e a MTC: a primeira trata o sofrimento da pessoa e a segunda trata a causa do problema, evitando as reincidências", acrescenta.
O tratamento consiste na combinação de acupunctura nos pontos específicos do Pulmão e Intestino Grosso, com uma massagem ao longo destes meridianos, e fitoterapia chinesa. Há melhorias comprovadas entre a primeira e a quinta sessão de tratamento.
Fonte:
sapo
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.