BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



 

Uma investigação sueca concluiu que a ingestão de leite bovino não ajuda na prevenção de doenças ósseas, como diz a publicidade e e a maioria dos médicos e nutricionistas. Pelo contrário: o consumo de leite prejudica a saúde dos ossos, do coração e colabora para a incidência de alguns tipos de cancro/câncer.

 

O estudo foi realizado pela equipe do professor Karl Michaëlsson, da Universidade de Uppsala, a mais antiga da Suécia. Um grupo de 61.433 mulheres foi acompanhado por mais de 20 anos. Nesse período, 15.541 delas morreram e 14.252 tiveram algum tipo de fractura óssea. Outro grupo, com 45.339 homens, foi acompanhado por cerca de 11 anos. Neste período, 11.112 homens morreram e 5.066 tiveram algum tipo de fractura óssea.

"Analisando os resultados e cruzando os números com dezenas de outras variáveis como prática de actividade física e até se a pessoa estudada era casada ou solteira, os cientistas concluíram que a ingestão de leite é muito pior para a saúde do que se pensava."

Segundo o material do professor Karl, os açúcares naturais presentes no leite causam um processo de oxidação e inflamação nas células que promove o aparecimento de diversas doenças. A gordura saturada e o colesterol também presentes naturalmente no leite colaboraram para os resultados negativos do produto no grupo estudado.

No Brasil, o Ministério da Saúde indica que cada brasileiro deve consumir diariamente 3 porções de leite de vaca e derivados (veja aqui). Esta é exactamente a porção que o estudo sueco considerou como “alto consumo de leite”. Países como Estados Unidos e Inglaterra também recomendam 3 porções de leite de vaca e derivados à população.“Nossos resultados podem questionar a validade das recomendações de consumir grandes quantidades de leite para prevenir fracturas por fragilidade.” – disse o professor.

Os pesquisadores concluíram também que o leite in natura é pior do que o leite em forma de queijos e iogurtes fermentados. Embora os resultados tenham sido ruins para pacientes de ambos os sexos, nas mulheres o consumo de leite mostrou números mais agressivos.

“As mulheres que bebiam 3 ou mais copos de leite de vaca por dia tinham o dobro de chance de morrer no final do estudo do que aquelas que bebiam menos de um copo por dia. E aquelas que tiveram uma alta ingestão de leite também tiveram um risco 50% maior de fractura de quadril.” – completou Karl.

"Portanto, a ideia de que o leite de vaca é saudável e ajuda a prevenir osteoporose e outras doenças não condiz com os estudos científicos mais recentes. Além de cruel para os animais, o consumo deste tipo de produto é cruel também para quem o utiliza."

Onde está o cálcio?

Dos alimentos da lista abaixo, a maior incidência de cálcio em porção de 100 gr. segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) está no coentro. As sementes de sésamo, principalmente as pretas são muito ricas em cálcio.

Mas, considerando que é muito pouco provável que alguém consuma 100 gr. de coentro de uma só vez, consideramos que a couve refogada é uma das melhores formas de manter o nível de cálcio. Além de deliciosa e económica, a couve é facilmente encontrada e já está no gosto dos brasileiros.

As sementes de sésamo são muito ricas em cálcio. Para uma melhor absorção, escolha alimentos ricos em magnésio.

Curiosidade: Na China, até há muito pouco tempo, ninguém bebia leite a não ser da sua mãe e por isso a osteoporose era quase desconhecida na China, assim como as dores menstruais e todo o sofrimento associado à menopausa. O leite é certamente também um factor contributivo para as disfunções ginecológicas.

 

Alternativas: Leites vegetais de alpista, amêndoas, arroz, aveia, avelãs, cânhamo, coco, inhame, sésamo (muito rico em cálcio), soja biológica entre outras bebidas possíveis. 

 

Fontes:

Saúde Curiosa

zentrum der gesundheit

info.kopp-verlag

Gesundheit

MTC

Naturologia

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




2 comentários

De pedro a 08.04.2016 às 14:17

meu pai sempre disse que o leite era bom mas era para os bezerros por isso ele sempre se recusou a beber o leite dos outros e me dizia para eu fazer o mesmo.

De Fernanda Alcides a 13.04.2016 às 10:43

Eis uma boa notícia.


Eu sempre detestei o leite e sei que durante anos muitos produtores de leite para engrossarem o orçamento urinavam para o leite e assim se passou durante décadas e os consumidores nem sabiam desta proeza, assim beberam leite com chichi pagaram e nem piaram.


Toda a industria alimentar me mete nojo pois sei bem o que lá se passa.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.