BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Tabletes de iodo ajudam a prevenir câncer/cancro na tireoide em caso de exposição à radiação nuclear, mas não protegem contra todos os materiais radioativos.
Imagem: DW
O corpo humano não produz iodo e, para obter esse mineral essencial para o organismo, precisa de ajuda externa. Ele é adquirido por meio da alimentação e usado pela glândula tireoide na produção de hormônios que controlam diversas funções e atuam, até mesmo, no desenvolvimento do cérebro.
Se a tireoide/tiróide não funciona
A deficiência de iodo causa o hipotireoidismo/hipotiróidismo. Os sintomas aparecem lentamente: dificuldade de concentração, cansaço frequente e falta de energia. Nervosismo, distúrbios do sono ou aumento da transpiração são outros sinais da doença. Todos esses sintomas, no entanto, têm algo em comum: não indicam claramente e de forma evidente a disfunção na tireoide.
Muito ou pouco
No hipertireoidismo, a tireoide produz uma quantidade excessiva dos hormônios/hormaonas tiroxina e triiodotironina. Eles são responsáveis pelo metabolismo e circulação, regulam o crescimento e também o psicológico.
O hipertireoidismo causa muitas vezes o bócio, doença conhecida popularmente como papo ou papeira, que surge com o aumento do tamanho da tireoide. Na parte da frente do pescoço, na região da laringe, ocorre uma espécie de inchaço, que é um sinal de que a produção hormonal não vai bem.
Por que iodo em caso de radiação nuclear?
No caso de um acidente nuclear, o iodo radioativo é uma das primeiras substâncias que escapam. Ele pode ser absorvido pelo ar, alimentos e até mesmo pela pele, e é armazenado naturalmente na tireoide. O iodo radioativo é cancerígeno e ataca as células do tecido desta glândula.
O iodeto de potássio também se armazena na tireoide. Se for administrado em comprimidos de altas doses, a glândula ficará sobrecarregada e não conseguirá mais absorver iodo – nem o inofensivo e nem o radioativo.
Se o iodo bom for administrado de forma suficiente, não haverá, portanto, espaço na tireoide para o iodo ruim (radioativo). Ao não conseguir se acumular na glândula, a substância é eliminada pelos rins.
Os comprimidos de iodo, no entanto, não protegem contra outras substâncias radioativas. É inútil tomá-los de forma preventiva, ou seja, antes de um acidente nuclear, pois a tireoide armazena o mineral apenas por um determinado período. A ingestão desnecessária deste mineral em doses elevadas pode ser até perigosa. Na Alemanha, muitas pessoas já sofrem de hipertireoidismo.
E se acontecer alguma emergência?
Em caso de acidente nuclear, o ministério alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) recomenda a ingestão de comprimidos de iodo pela população que vive num raio de até 100 quilômetros da usina atingida.
Mais importante ainda é tomá-los no momento correto: o bloqueio fornecido pelo iodo é mais potente se os tabletes forem tomados imediatamente antes ou durante o contato com o iodo radioativo.
Foto: Pravda-TV
Obs.:
"Autoridades alemãs distribuem iodo por medo de desastre nuclear
Medida preventiva visa proteger moradores de área na fronteira com a Bélgica, próxima a controversa usina nuclear. Inspeções recentes revelaram centenas de danos à estrutura de reator belga. (2017/08/31)"
Grande parte dos reactores nucleares da Europa já ultrapassaram a sua vida útil e todos os anos se juntam novos reactores obsoletos.
Diversos países como a Alemanha, Luxemburgo, Suíça. Rússia, China e pouco mais, recomendam à população que usem ou tenham em casa comprimidos de iodo. Isto já acontece há alguns anos. Porquê? Por receio de um desastre em alguma central nuclear ou até mesmo de uma guerra nuclear na Europa.
E nos países latinos, a população é carne para canhão?
Os rastos químicos na atmosfera também não beneficia em nada a natureza nem a saúde humana.
Temas relacionados:
- Chlorella: Super-alimento que também serve para desintoxicar
- Litoral português: Graves problemas na qualidade de água
- Se come atum devia saber... 11 factos
- Radioactividade: Japão (TEPCO) contamina o oceano e o ar
- Picos de radiação espalhados pela Europa
- Argila Bentonita: Benefícios e formas de usar
- Quimioterapia: Milhões de pessoas falsamente diagnosticadas
- A irradiação nos alimentos que come
- 21 sintomas comuns na Tiróide de Hachimoto
- Substâncias que destroem a tiróide
- Rastos químicos: Governo Federal da Alemanha reconhece ter utilizado a geo-engenharia (vídeos)
Fonte:
DW
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.