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O colesterol HDL é bom para o organismo. Nas condições ideais, o HDL remove o colesterol LDL (mau colesterol) da corrente sanguínea e transporta-o para o fígado, onde é destruído.

De cholesterollevels.

 

Mas não é tudo. Estudos recentes sugerem que o colesterol HDL previne a perda de memória e o estado de demência. Por outras palavras, o bom colesterol é benéfico para a saúde do cérebro.

 

HDL e demência
Um estudo acompanhou 1051 pessoas com mais de 65 anos durante 3 anos. No final do estudo, as pessoas afectadas pela demência eram aquelas que apresentavam níveis de colesterol HDL significativamente baixos. 

De saudenacomida.

 

HDL e perda de memória
Um estudo de 2008 realizado com 3673 indivíduos avaliou a relação entre o HDL e a capacidade de memória em adultos entre os 55 e os 61 anos de idade. No início e no final do estudo, que durou 5 anos, foram medidos os níveis totais de colesterol, colesterol HDL, triglicerídeos e a capacidade de memória (através de testes específicos).

Resultados: Ao longo dos 5 anos do estudo, os indivíduos que foram diminuindo os seus níveis de HDL apresentaram 61% maior risco de se esquecerem de palavras e frases. Os investigadores concluíram, portanto, que altos níveis de HDL estão relacionados com uma diminuição na perda de memória.

 

Como possuir níveis adequados de colesterol HDL
Fazer exercício físico;
Consumir álcool de forma moderada. Isto significa no máximo um copo por dia no caso da mulher e entre 1 e 2 se no caso do homem. E beber apenas se não for conduzir;
Emagrecer, se estiver acima do peso ideal;
Evitar as gorduras trans. As comidas prontas-a-comer e os fritos dos restaurantes tendem a ser as maiores fontes deste tipo de gordura;
Praticar uma dieta mediterrânea: elevado consumo de fruta, legumes, nozes, azeite, cereais e baixo nível de gordura. Estes alimentos são boas fontes de HDL.

 

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Fontes:

Zuliani, G. et. al.
Singh-Manoux, A. et. al.

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