Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A groselha é uma das frutas mais nutritivas. Elas contêm muito mais vitamina C do que as laranjas, são ricas em potássio e também contém quantidades moderadas de caroteno (uma forma de vitamina A).

Contém outros antioxidantes como fenóis, incluindo as antocianinas e vitamina E.

A groselha preta é conhecida por seu alto teor em vitamina C que é um poderoso anti-oxidante, ABL, Omega-6 e ácidos gordos/graxos essenciais e potássio. A groselha tem o dobro de potássio das bananas, 4x a vitamina C da laranja, e 2x os anti-oxidantes do mirtilo.

A groselha preta contêm antocianinas, que são compostos encontrados naturalmente em frutas. Eles são muito potentes e anti-oxidantes e são responsáveis pela cor de groselha negra. Cerca de 300 tipos diferentes de antocianinas foram descobertos.

As antocianinas reduzem a inflamação e os efeitos da artrite no organismo. O efeito é muito superior a drogas farmacêuticas como a aspirina ou ibuprofeno.

As antocianinas são sensíveis à luz e calor, assim o tratamento de groselha é controlada com muito cuidado para garantir que preserva as suas grandes propriedades nutricionais.

Foto:baskakov.brazilist

 

Valor nutricional de groselha preta:

Peso de groselha preta: 100 g

Nutrientes: Qtd. /Quantidade:
Energia 39 kcal
Proteína 1,28 g
Água 81,3 g
Fibra total 6,78 g
Celulose 1,95 g
Pectina 1,7 g
Lignina 1,45 g
Hexosan 1,27 g
Pentosan 0,45 g
Carboidratos 6,11 g
Frutose 3,071 g
Glicose 2,348 g
Sacarose 0,692 g
Ácidos Gordos/Graxos  
Ácido Linoneico 70 mg
Ácido Linoneico (ALA e GLA) 41 mg
Ácido oléico 24 mg
Palmítico 22 mg
Ácido esteárico 3,8 mg
Ácido palmitoléico 0,7 mg
Especial Compostos Bioactivos:  
Antocianinas 230-840 mg
Flavonóis Glicosídeos 8,81 mg
Vitaminas:  
A vitamina C (ácido ascórbico) 177 mg
A vitamina E (tocoferóis) 2,7 mg
A vitamina A (beta caroteno) 81 mcg
Vitamina B5 (ácido pantotênico) 400 mcg
Vitamina B9 (ácido fólico) 8,8 mcg
A vitamina B6 piridoxina  80 mcg
Vitamina B1 Tiamina  51 mcg
Vitamina B2 (riboflavina) 44 mcg
Vitamina B3 (niacina) 280 mcg
Vitamina H (Biotina) 2,4 mcg
Vitamina K 30 mcg

 

Minerais: Qtd./ Quantidade
Ferro 1,3 mg
Cálcio 46 mg
Magnésio 17 mg
Fósforo 40 mg
Zinco 250 mcg
Iodeto 1 mcg
Potássio 303 mg
Cloreto 15 mg
Silício 3 mg
Sódio 1,7 mg
Manganês 346 mcg
Boro 200 mcg
Cobre 103 mcg
Fluoreto 29 mcg
Níquel 16 mcg
Selênio 1,7 mcg
Cobalto 1,5 mcg
Crômio 771 mcg
Ácidos:  
Ácido Cítrico 2.391 g
Ácido málico 235 g
Ácido quínico 35 g

 

Os 30 benefícios de comer groselha:

 

Ajuda a aumentar a imunidade:
Ainda devido o alto teor de anti-oxidantes presentes nas groselhas, como a vitamina C, assim é um ajuda para melhorar o sistema imunitário/imunológico.

 

Ajuda o fígado:
A groselha fortalece o fígado e desse modo ajuda na desintoxicação do organismo, devido ao seu alto número de anti-oxidantes.

 

Ajuda a regularizar o colesterol:
Estudos revelaram que o consumo regular de groselhas ajuda a diminuir os níveis de colesterol, devido ao seu grande teor de pectina queinibe a agregação plaquetária e reduz os níveis de colesterol no organismo.

 

Anemia:
Aqueles que sofrem de anemia ferropriva, comer groselhas é benéfico, devido ao seu alto teor de ferro.

 

Artrite:
As antocianinas, da groselha, reduzem a inflamação e os efeitos da artrite no organismo humano.

 

Aumenta o número de células brancas:
Groselhas ajudam a aumentar a contagem de células brancas do sangue, que é principal linha de defesa do sistema imunitário/imunológico.

 

Cabelo:

Devido aos nutrientes da groselha, o cabelo sai beneficiado com a ingestão de sumo/suco ou simplesmente comer ao natural esse fruto.

 

Combate a doença de Alzheimer:
Elas possuem nutrientes que agem como poderosos tónicos para o cérebro e nervos e auxiliam na melhoria do sistema nervoso central, o que é útil no tratamento de doença de Alzheimer.

 

Combate a psoríase:
Estudos concluíram que a groselha combate o eczema e a psoríase. Para alcançar este fim, misture um pouco de sumo/suco de groselha com um óleo (de coco p.ex.) e aplique como loção para o corpo evitar o ressecamento/secura.

 

Combate as células cancerígenas:
Devido as suas muitas propriedades anti-oxidante, e anti-tumorais, as groselhas são nossas aliadas contra a formação de células cancerígenas.

 

Combate a cólica menstrual:
Alguns dos minerais e vitaminas presentes na groselha podem ser muito útieis no tratamento de cólicas menstruais.

Para se obter este efeito, é melhor consumir a fruta regularmente, de modo que seus nutrientes estão presentes no organismo humano.

 

Combater a diarreia e prisão de ventre:
Este fruto é rics em fibras, como a maioria das frutas. A fibra adiciona volume às fezes e ajuda os alimentos a se moverem pelos intestinos e mantêm os movimentos regulares. Isso reduz as possibilidades de prisão de ventre e a fibra também pode aumentar as fezes soltas e reduzir a diarréia.

 

Combate os radicais-livres:
Uma pesquisa realizada por uma universidade do USA, constatou que a vitamina C presente em grandes quantidades nas groselhas, ajudam a inibir ação dos radicais-livres no organismo.

 

Contra a gripe:
Groselha ajuda a inibir a acção dos radicais-livres, assim, ela também combate automaticamente várias infecções comuns como uma gripe, resfriado.

 

Evita problemas urinários:
As groselhas favorecem o sistema renal, pois, ela são diurética, o que aumenta a frequência e o volume de micção libertando/liberando as toxinas através do sistema urinário.

 

Favorece a perda de peso:
Groselhas podem ajudá-lo a perder peso, pois até 4% de urina é realmente composta de gordura, e a acção diurética promove a libertação/liberação de urina.

 

Favorece a produção de colagénio/colágeno:
Elas são ricas em vitamina A, o que ajuda no estimulo e produção de colagénio/colágeno no corpo, que também ajuda a manter a pele mais saudável e jovem.

 

Favorece a saúde capilar:
Por causa de seu alto teor de vitamina C, as groselhas são utilizadas como tratamento do cabelo, como perda de cabelo, cabelo opaco e grisalho prematuramente. A deficiência de vitamina C pode levar à  perda de cabelo.

 

Favorece a saúde mental:
Estudos indicam que esta fruta desempenha um papel na melhoria da memória e funções cognitivas, por ser rica em vitamina C e outros anti-oxidantes ela nutre o cérebro e melhora o funcionamento mental.

 

Favorece a saúde óssea:
O cálcio presente nas groselhas é um componente essencial para os ossos, dentes e unhas. 

 

Fonte de energia:
Este pequeno fruto aumenta o nível de energia. É uma boa comida que melhora o processo de recuperação, reduzindo assim a lesão.

 

Melhora a micção:
Além de ser uma fruta rica em água, a groselha também é ligeiramente diurética. Isso significa que aumenta a frequência e o volume de micção.

A micção ajuda o nosso organismo a eliminar toxinas indesejadas e níveis excessivos de água, sal e ácido úrico.

 

Melhora da visão:
Não é nenhuma novidade que as groselhas ajudam a manter a visão saudável, devido à sua grande quantidade de vitamina A e caroteno que ajudam a reduzir o risco de degeneração macular e cegueira nocturna.

 

Osteoporose:
O zinco e o cálcio presente nas groselhas promovem o aumento da actividade da vitamina D e é essencial para a formação óssea. A deficiência de zinco durante o crescimento pode prejudicar o acúmulo de massa óssea, também aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose.

 

Para o coração:
Nutrientes encontrados nas groselhas ajudam a fortalecer os músculos do coração, são eles que bombeiam o sangue por todo o organismo.

O alto teor de ferro contido na fruta promove a produção de novas células vermelhas do sangue, melhorando a circulação mantendo as artérias limpas reduzindo o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

 

Prevenir o envelhecimento:
Pesquisas revelaram que o consumo regular das groselhas ajudam a retardar os sinais de envelhecimento, para alcançar este objectivo inclua esta fruta a sua alimentação.

 

Reduzir inflamações:
Groselhas são ricas em fito nutrientes, anti-oxidantes e taninos que se tornam úteis para prevenir a inflamação do estômago, intestino e sistema cardiovascular.

 

Regulariza a pressão arterial:
A groselha desde que ingerida frequentemente pode ajudar a regularizar os níveis da pressão arterial, diminuindo o risco de hipertensão, doenças cardíacas e osteoartrite.

 

Saúde bucal:
A vitamina C e outros nutrientes encontrados nas groselhas são bons para sua saúde bucal. Estes nutrientes combatem bactérias e infecções, previnem as cáries e melhoram as cavidades, ajuda a curar os tecidos da gengiva.

 

Tratar a/os diabetes:
As groselhas são bastante conhecidas no mundo medicinal por ajudarem no tratamento da diabetes.

Ela é rica em crómio/cromo e ajuda a regular o metabolismo dos carboidratos fazendo com que o corpo responda melhor à insulina que por sua vez, reduz os níveis de glicose do sangue.

 

Nota bene:

Isto só faz sentido se a groselha tiver proveniência biológica, caso contrário os ingredientes e valor nutricional ficarão aquém das espectativas.

 

Temas relacionados:

Infecções urinárias: tratamento natural

A framboesa, ajuda na prevenção de cancro e doenças inflamatórias

Vários benefícios do arando/oxicoco (cranberry)

O fruto do morangueiro: O morango

Mirtilo: 11 benefícios (Receita)

 

Fontes:

Cura pelos Frutos

Saúde pelas Plantas

Zentrum der Gesundheit

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates

Países latinos livres de vacinas, de rastos químicos e de pesticidas!

Paracelsus: "O que cura é o amor."



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Ajude o seu sono


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor



Sondagem

Confia nas vacinas?
 
pollcode.com free polls





Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção

Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!


BPT


fb