BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Gersal é um tempero de origem japonesa que proporciona muitos benefícios para a saúde. Além de realçar o sabor dos pratos, ele é muito fácil de fazer em casa.

Imagem: alecrimalfazema.

 

Chamado originalmente de gomasio, o termo "gersal" é a junção das palavras "gergelim" e "sal". Isso porque o gergelim (as sementes) e o sal são os seus ingredientes.

 

Benefícios
O cloreto de sódio (NaCl), conhecido popularmente como sal de cozinha, é um composto iônico cuja constituição é de aproximadamente 40% cloro e 60% sódio. É o pior sal. O melhor sal é o completo/integral ou também chamado de sal marinho, este sim é o verdadeiro sal por ser completo, i.e. tem vários minerais e não apenas cloro e sódio.

O sal completo/integral/marinho é um nutriente essencial, ou seja, não é produzido no nosso corpo. O corpo humano contém aproximadamente 0,15% de sal (em uma pessoa que pesa 50 kg, há 75 g de sal). Ele é um eletrólito que actua conduzindo electricidade e mantém nossas células, músculos e sistema nervoso funcionando. Dessa forma, o sódio facilita essa transmissão de electricidade no corpo humano.

Outro factor importante do seu consumo é que o sal de cozinha possui iodo adicionado em sua composição, facto que ajuda na prevenção de doenças causadas pela deficiência dessa substância, como o bócio, anomalias congênitas, surdo-mudez, retardo/atraso mental e aumento no volume da glândula da tireoide/tiróide. Entretanto, o sódio (Na) presente no sal, se consumido em excesso, pode ser nocivo para a saúde.

Os produtos industrializados possuem quantidades exorbitantes de sódio, o que faz com que parte considerável dos brasileiros, portugueses e espanhóis consumam sódio em excesso. Para amenizar esse problema, além de reduzir o consumo de alimentos processados e ultra-processados, você pode salgar suas refeições com gersal/gomásio.

Acrescentando gergelim/sésamo ao sal você diminui a quantidade de sal ingerido - diminui, portanto, a ingestão de sódio - sem abrir mão do sabor.

Mas reduzir a quantidade de sódio ingerido não é o único benefício do gersal/gomásio. As sementes de gergelim/sésamo contêm 52% de gorduras benéficas e são constituídas por ácidos graxos/gordos insaturados, que contribuem para a redução dos níveis de colesterol. Além disso, elas são abundantes em fibras, proteínas, tiamina, vitamina B6, folato, triptofano e minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre e zinco.

 

Como fazer gersal/gomásio?


Ingredientes:
10 colheres de sopa de gergelim torrado
1 colher de sopa de sal


Modo de preparo:
Se as sementes de gergelim/sésamo que adquiriu são compradas a granel, lave primeiro para retirar possíveis restos de terra e outros resíduos.
Aqueça uma panela. Em seguida, em fogo baixo, coloque o sal na panela, deixe 3 minutos e reserve (se o sal estiver (h)úmido deixe mais tempo). - Adicione o gergelim/sésamo na panela (sem usar óleo) e, mexendo, deixe fritar durante mais ou menos 3 minutos, evitando queimar ou torrar demais para não adquirir sabor amargo.
Para adquirir aspecto de pó, macere o gergelim com o sal no suribachi ou bata no liquidificador. Pronto, só esperar esfriar e armazenar seu gersal/gomásio em um pote de vidro para usar em suas receitas.

 

Temas relacionados:

Partículas de plástico no sal

Sal caseiro: Faça você mesmo

Conhece o gergelim?

Receita milenar: Lava-pés com sal e vinagre

Sais bioquímicos de Schüssler e a ajuda preciosa nas inflamações bucais

Sal rosa dos Himalaias, o mais puro e saudável sal, 18 benefícios

 

Fonte:

Ecycle

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.